sexta-feira, 6 de maio de 2016

A Filosofia na vida contemporânea. José Mauricio de Carvalho




Não são incomuns as críticas à Filosofia. Embora elas sempre tenham existido nos últimos tempos uma revista tradicional tem mobilizado suas baterias contra essa atividade do raciocínio com mais de dois mil e quinhentos anos de existência. Desde sua criação a meditação filosófica passou a ser parte constitutiva da cultura ocidental, em alguns períodos com maior e em outros com menor visibilidade.
As críticas mobilizadas pela Revista se concentram em dois eixos: o ensino da Filosofia (e da Sociologia), servem de guardiãs de ideologias de esquerda e seu ensino ocupa um tempo da educação escolar que deveria ser ocupado com o ensino da Matemática e do Português, pois os resultados dos alunos brasileiros nas Ciências são ruins, conforme os parâmetros de avaliação internacional.
Esses argumentos são tão ruins que é difícil imaginar que alguém, em nosso tempo, ainda os apresente. Os mal resultados dos alunos brasileiros nos mecanismos de avaliação internacional explicam-se melhor por uma quantidade de fatores que somam: as más condições de funcionamento da escola, a desvalorização do ensino entre as classes mais pobres, a desvalorização profissional dos professores e profissionais do ensino, ausência de preparação continuada deles, alto índice de violência na sociedade que se transfere para a escola, os parcos recursos do sistema de ensino, etc. Se sabemos que as aulas de Filosofia no ensino médio são normalmente duas, enquanto as disciplinas de ciências juntas elevam-se a pelo menos nove vezes mais que isso, vê-se que não é a retirada da Filosofia que vai melhorar o conhecimento das ciências. Esse tipo de discurso é reedição empobrecida da pregação positivista  que resume o real à descrição dos fatos. Na verdade a argumentação é uma espécie de elogio inútil da Ciência que remonta aos tempos pombalinos, sem que redunde efetivamente na melhoria da qualidade do ensino das ciências.
A pobre argumentação do periódico não resiste à mínima análise. Primeiro porque o ensino da Filosofia, em nosso tempo, não pode prescindir da Ciência e de suas explicações como legítima interpretação da realidade. O ensino da Filosofia necessita e não concorre com as Ciências. Segundo porque a Filosofia não pretende, e não pode mesmo, assumir sozinha a tarefa de ensinar a pensar a realidade dos alunos, isso é desafio de todas as disciplinas. Terceiro porque a Filosofia ajuda a entender as raízes da cultura ocidental e dos valores que a estruturam, dão coesão social e a delineiam: a liberdade, a democracia plural, o respeito às leis, a tolerância, o respeito à argumentação racional o dar e o ter razão. Valores cuja ausência alimenta o terrorismo fundamentalista e o radicalismo religioso. Quarto porque a Filosofia é um discurso sobre a Verdade ampla (e não ideológico), que é maior, mas que está na base da própria Verdade científica, estética e no compromisso com ela. Quinto porque é da essência da Filosofia o debate livre de ideias e a comunicação do conteúdo pensado, o que é imprescindível à qualquer sociedade humana não autoritária. Sexto porque para se orientar na vida é importante clarificar racionalmente as escolhas feitas e a fazer, condição para superar o auto-esquecimento e não reduzir a vida às trivialidades rotineiras.
Voltando às argumentações iniciais contra a Filosofia é necessário dizer que todo discurso contra a razão filosófica é ele próprio filosófico. E, geralmente, de baixa consistência porque tem por pressuposto que meditar sobre os limites da realidade e os valores é desnecessário ou porque não tem utilidade, ou porque o verdadeiro se resume aos fatos. Em resposta a tal raciocínio não só a importância evidente de desenvolver uma compreensão crítica da realidade, como a preciosa lição de Ortega y Gasset que dizia que não vivemos sem boas razões para tal.  E entre as boas razões é preciso mais que sobreviver. Por isso, mesmo sem utilidade imediata a Filosofia é imprescindível, concluiu o filósofo.
Quanto ao desmascaramento das ideologias poucas disciplinas são tão necessárias como a Filosofia, como mostrou Karl Jaspers ao final da Segunda Guerra e da derrota nazista. Defesa intransigente da Filosofia que foi conduzida, não por um militante de esquerda, mas, como o próprio Ortega, por um dos maiores pensadores liberais da Alemanha livre no século XX.


11 comentários:

  1. Beleza de Reflexão. Muito bom.

    ResponderExcluir
  2. No Brasil tudo que leva a pensar é desconstruído, a ideia é continuar uma elite no poder e os burros a sustenta-los.

    ResponderExcluir
  3. Realmente neste momento nem a filosofia responde pelas grandes desilusões que passamos. Estamos vivendo tempos de desconstrução de valores.

    ResponderExcluir
  4. Jamais teremos uma vida sem boas razões. Jamais teremos boas razões se não nos conhecermos.

    ResponderExcluir
  5. Revista tradicional? Não merece tal titulo, a quem está servindo? Que interesses defende? Por esta e outras nos tornamos este povo sem rumo, com os ideais massacrados, esperanças destruídos, sem referência. A filosofia nos liberta, mostra caminhos, nos faz seres íntegros, completos.

    ResponderExcluir
  6. Um belo artigo á refletir.

    ResponderExcluir
  7. Os resultados dos alunos brasileiros com certeza passam por limites, responsabilidade dos alunos, das famílias e da escola.

    ResponderExcluir
  8. É muitos se aproveitam para destruir o que foi construído.Talvez a filosofia incomode, porque torna o ser humano consciente e conhecedor de si.

    ResponderExcluir
  9. Amo entender a filosofia.

    ResponderExcluir

Postagens mais vistas