sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

PANORAMA POLÍTICO DA AMÉRICA LATINA - ENFOQUE NO MERCOSUL. Selvino Antonio Malfatti.

Tudo indica que há uma nova disposição para reativar as Políticas do MERCOSUL principalmente depois de os novos dirigentes que assumirem os governos a partir de 2021 em diante. Isso devido ao interesse  também da União Europeia nos negócios que podem ser lucrativos para ambos, America Latina e Europa. 

O maior problema enfrentado é duplicação de interesses, como exemplo agricultura automatizada, comércio internacional informatizado e indústria robotizada. Tanto União Europeia como Mercosul atuam nesses setores. 

Vejamos os novos governos e seus interesses.


111Argentina

Nossos Hermanos, como costumamos chamar, principalmente os argentinos, têm dois desafios este ano: as eleições presidenciais e a recuperação econômica.

O presidente em exercício, Alberto Fernández, concorre à reeleição. Ao mesmo tempo haverá eleição para um terço do Senado federal, metade da câmara dos deputados e governos regionais. Para o presidente que enfrentará as eleições a situação política é delicada.

Agravam a situação a crise econômica e a pandemia da Covid-19. Por isso o índice de aprovação está em torno de 24%, na verdade baixo demais para quem busca a reeleição. Por trás ainda tem que lidar com a vice-presidente Cristina Kirchner que carrega uma boa carga de corrupção.

Pelas pesquisas eleitorais a coalizão Juntos por el Cambio ocupa o primeiro lugar nas intenções de votos, cujo líder formal é Horacio Rodríguez Larreta.

Outra coalizão partidária é La Libertad é La Lbiertad  Avanza, cujo líder é Javier Milei, de extrema Direita.

2. 2. Brasil

O presidente Lula terá como ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira e como secretária Geral do Itamaraty a embaixadora Maria Laura da Rocha.

Lula sabe e por isso se aproveita por possuir prestígio internacional. As visitas terão o presidente conduzindo pessoalmente as visitas. Alguns pensam que Lula dispensa a ideologia. Na verdade é apenas aparente.

Para início já tem agendadas visitas para Argentina e EUA e Hungria, Fernández, Biden e Orbán respectivamente. A pressão internacional na questão do ambiente forçou o governo nomear  André Correa do Lago para se dedicar ao meio ambiente. A tese do governo brasileiro é dividir as responsabilidades: os que têm mais contribuem com mais e os mais pobres com menos.

Ao participar da reunião de Davos, na Suíça, o ministro da economia apontou os rumos do Brasil na questão político-econômica: a democracia como norte político, sustentabilidade Fiscal e Justiça social e retomada da industrialização com sustentabilidade ambiental.  Não é outro o pensamento do vice-presidente e ministro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

É muito provável que o governo se volte prioritariamente para os países africanos, mas também os lusófonos.  Angola (África), Moçambique (África) ,Guiné-Bissau (África) , Guiné Equatorial (África) , Cabo Verde (África) , São Tomé e Príncipe (África) ,Timor-Leste (Ásia), Macau (Ásia).

3.3. Paraguai

Em abril os paraguaios deverão comparecer às urnas para elegerem o presidente e o parlamento- deputados e senadores. De momento o país conta com um presidente  do partido Colorado, Mario Abdo Benítez. Como candidato do futuro pretendente  Santiago Peña, também do partido Colorado. Em oposição apresenta-se a Frente ampla, anti-colorado, a Concertacion tendo como candidato Efraín Alegre, de centro.

O maior desafio será renovar o Acordo de Itaipu do Brasil com o Paraguai. A usina elétrica é vital para o Paraguai pois compõe 905 de seu consumo energético e 20% de sua exportação.

4. 4. Uruguai.

Como os demais países do MERCOSUL é uma república presidencialista, pela qual o presidente é chefe de Estado e de Governo. É controlado pelo legislativo e judiciário.

E considerado um estado unitário, mas dividido em 19 departamentos. Ao governo é descentralizado ao máximo, pois cada departamento tem enorme poder administrativo local. A função legislativa departamental fica a cargo da Junta departamental e a executiva o intendente.

5.5. Países-membros do MERCOSUL: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai

66.Países associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Guiana e Suriname.

77. Países observadores: México e Nova Zelândia (esse último país não está presente no mapa abaixo).

 

88. Resumo das atividades políticas previstas dos Países do MERCOSUl.

   

Postagens mais vistas