sexta-feira, 29 de abril de 2022

ELEIÇÕES EM FRANÇA. Selvino Antonio Malfatti.

 





 

Poderia alguém perguntar: o que interessa ao Brasil as Eleições em França?

Antes vejamos o resultado:

1º Turno

Em 10 de abril, houve eleições para presidente em França. Principais Candidatos:

1.    O atual presidente, Emmanuel Macron, do partido La République en Marche (LRM),

2.     A candidata Marine Le Pen do partido Rassemblement national (RN) ),

3.    E Jean-Luc Mélenchon, La France Insoumise (LFI),

MACRON - LRM : 20.21% (9 560 545 votos) -Centrista

MARINE LE PEN - RN : 17.14% (8 109 857 votos) - Direita

JEAN-LUC MELENCHON - LFI : 16.07% (7 605 225 votos) - Esquerda

Com isso, Macron e Marine vão ao segundo turno, no dia 24 de abril.

 

1.         Segundo Turno

CANDIDATOS:

1.         Emmanuel MACRON

La République en marche

58,54 %

18 79 641

2.         Marine LE PEN

Rassemblement national

41,46 %

13 297 760

 

A França é um país ocidental, um dos de primeira grandeza, não só pela extensão, mas por tudo o que representa.

1.    Primeiramente no Ocidente. Sempre foi um país central neste universo cultural. Não somente participou da nossa cultura como foi um dos principais protagonistas. A França se pode dizer foi uma das lideranças da cultura ocidental, desde sua formação até o momento.

2.    É um país europeu, da União Europeia, não só membro, como líder de tudo o que acontece na Europa: na cultura, na economia, na arte na filosofia, na ciência e mesmo na religião.

3.    Uma liderança política engajada na paz e na guerra no intuito de defender os valores ocidentais: a fraternidade, a humanidade e a cristandade.

4.    O Brasil sempre esteve próximo culturalmente  da França. Várias missões culturais estiveram presentes em nosso meio cultural, artístico e científico, como a Missão Cultural Francesa do século XIX, os estudos de Botânica de Auguste de Saint-Hilaire, e inúmeras iniciativas dos governos França-Brasil.

5.    Intercâmbios. São inúmeras as possibilidades de intercâmbios com a França, dentro das mais diversas áreas como ciências humanas e exatas. As principais cidades de recepção em França são:

 

1.    Paris. É sempre a mais procurada. No entanto há outras

2.    Marselha: Além de ser a segunda maior cidade francesa oferece inúmeras ofertas de pesquisa e estudos.

3.    Lyon: Lyon possui um tamanho perfeito (nem pequena demais, nem grande), é segura e possui 3 ótimas universidades.

4.    Toulouse: Conhecida como a cidade dos universitários.

5.    Lille Possui excelentes universidades, está muito bem localizada.

Todos os anos são milhares de bolsas de brasileiros em pesquisa na França, nas mais diversas áreas científico-tecnológicas e humanas. Neste ano, por exemplo, a CAPES disponibilizará para estudantes brasileiros na França 1,5 mil bolsas. Serão investidos R$ 178,7 milhões na inciativa de 2020 a 2021. As oportunidades são resultado da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a França no Programa de Cooperação Brasil-France Ingénieur Technologie (Brafitec). Os investimentos no projeto somarão R$ 178,7 milhões ao longo de três anos.

O boon científico e tecnológico na França fixou-se num período histórico denominado de Belle Époque , logo após a Revolução Industrial, século XVII e XVIII. As principais invenções foram:

• Telégrafo sem fio;

• Telefone;

• Gramofone;

• Fonógrafo;

• Locomotivas a vapor;

• Bondes elétricos;

• Automóvel;

• Cinema;

• Avião.

Sua influência as faz sentir:

1.     Literatura

A França é o país com o maior número de Prémios Nobel de Literatura.

2.    Belas-Artes

Torre Eiffel, ícone da arquitetura americano-francesa. Os pintores clássicos do século XVII francês são: Poussin e Lorrain. No século XVIII predomina o rococó. Em finais do século começa o classicismo de Jacques-Louis David. O romanticismo está dominado pelas figuras de Géricault e Delacroix. A paisagem realista da Escola de Barbizon tem a sua continuação em artistas de um realismo mais testemunhal sobre a realidade social do seu tempo, como Millet e Courbet. Em finais do século XIX Paris, convertida em centro da pintura, vê nascer o impressionismo, precedido pela obra de Édouard Manet.  Entre outros. E segue a lista com:

3.    Pintura

4.    Religião

5.    Arquitetura

6.    Música

7.    Moda

 

Recado das Eleções

As urnas deram um recado claro tanto para Macron como para Le Pen.

Para o primeiro, Macron, seria bom baixar o salto alto. Não está com tanta força assim. Um pouco mais de cinquenta por cento dos votos. E por isso, deixou o resultado com compasso de espera: as próximas eleições legislativas já batendo à porta, para junho deste ano. Nelas poderá se confirmar a vitória de Macron ou não. É bom lembrar que a França tem sistema de governo parlamentarista e por tanto, o executivo depende do legislativo.

Por outro recado, para Le Pen. O montante dos votos nulos, que ela poderia ter aproveitado, não foram para ela, mas desperdiçados. O puxão de orelha é no sentido de que seu programa não agrada aos franceses, e por isso preferiram anular o voto.

 

 

 

Postagens mais vistas