sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

PE. HAROLDO E O PROGRAMA DO AMOR EXIGENTE. Selvino Antonio Malfatti -Voluntário do Amor Exigente.







                            
     Neste fim de novembro de 2019 faleceu, em São Paulo, Harold Joseph Rahm, com idade de cem anos. Era norte-americano naturalizado brasileiro. Sacerdote jesuíta ordenado em 1950, dedicou toda sua vida a obras sociais. Fundou a instituição Pe. Haroldo e Amor Exigente, este com maior impacto social. O Amor Exigente iniciou com grupos de apoio a usuários de drogas e familiares, um programa próprio, conseguindo expressivos resultados. Atualmente Brasil, Argentina, Uruguai, Itália e Israel adotam o método e programa do Amor Exigente, tratando milhares de jovens dependentes, principalmente químicos. O tratamento abrange crianças (preventivo), jovens e adultos (terapêutico) familiares (orientação) Avós (sempre é tempo).
Apresentamos sinteticamente o programa DO Amor Exigente com seu método:
A proposta do Amor-Exigente tem como pilares 12 Princípios Básicos, 12 Princípios Éticos, a Espiritualidade Pluralista e Responsabilidade Social, com crianças, adolescentes e familiares em situação ou não de vulnerabilidade social.
O Amor-Exigente entende prevenção como um trabalho conjunto de todas as forças vivas da sociedade, desenvolve ações que promovam a vivência da ética, da solidariedade, do respeito às diferenças, numa perspectiva de despertar na criança e no adolescente a prática de valores como o respeito à hierarquia, responsabilidade, regras, limites e organização, capacitando-os a saberem lidar com suas dificuldades e eventuais problemas e a fazerem escolhas saudáveis. A dinâmica do Programa Amor Exigente consiste na realização de encontros semanais de duas horas, inicialmente acontece a acolhida, segue o momento da espiritualidade, que no Amor-Exigente é pluralista.  Os participantes são convidados a um relaxamento, a um momento de meditação, com reflexão e interiorização de valores que lhes proporcionem paz, serenidade, concentração e bem estar.
A seguir é abordado o Princípio Básico do mês, através de um expositor:
     O primeiro princípio básico trabalha as nossas raízes culturais, é identificador.
  Os problemas da família têm raízes na estruturação da sociedade.  Procura valorizar as raízes culturais da família, onde  se resgatam os seus valores morais e éticos.
O Segundo Principio Básico "Pais também são gente”, caracteriza-se por ser HUMANIZADOR, pois traz a reflexão o ser humano, com falhas, imperfeições, muitas vezes despreparados, são humanos.
O terceiro princípio "Os recursos são limitados". Este princípio caracteriza-se por ser PROTETOR. A reflexão foca que os recursos familiares e sociais são finitos e que, portanto, se deve organizar a utilização.
O Quarto Princípio é o princípio Valorizador “Os pais e filhos não são iguais” nos conduz a reconhecer a autoridade dos pais e que papéis de pais e filhos são diferentes, cada um com suas funções e responsabilidades.
O quinto Princípio é libertador "A culpa torna as pessoas indefesas e sem ação", nos impulsiona a despertar a importância de reconhecer nossos erros, livre de qualquer tipo de emoção negativa, assumindo sempre a atitude do perdão. Neste Principio trabalhar RESPONSABILIDADE.
O Sexto Principio Básico é Influenciador. "O comportamento influencia mutuamente os envolvidos: filhos afeta os pais e o comportamento dos pais afeta os filhos
O Sétimo Princípio, que tem o foco na TOMADA DE ATITUDE. É saber dizer não quando necessário. Uma tomada de atitude para promover o bem estar pessoal e do outro. Dizer NÃO a uma situação que não nos traz qualidade de vida.
Oitavo princípio “CRISE, na crise bem administrada, surge a possibilidade de mudança positiva". Este princípio caracteriza-se por ser “Esperançador”, pois nos remete a um FUTURO, a um tempo em que existe uma situação melhor, com a crise ultrapassada.
O Nono Princípio Básico é grupo de Apoio, nele aprendemos que o grupo de apoio é essencial para suportarmos uma CRISE, ele nos acolhe e nos faz unidos e humildes nas ações solidárias de entreajuda. "Na comunidade, as famílias precisam dar e receber apoio"
O Décimo Princípio é Cooperador. "A essência da família repousa na cooperação, não só na coexistência". Na cooperação estreitarão os vínculos pessoais que são reforçados pela união de forças, igualdade de propósitos e sentimento de solidariedade.
O Décimo Primeiro Princípio Básico é Exigência na disciplina, um Princípio Organizador. Neste Principio são desenvolvidas atividades que incentivam a se organizar para a vida em família e sociedade, com consciência de seus direitos e deveres.
O Décimo Segundo Princípio é Amor, compensador “O amor, com respeito, sem egoísmo, sem comodismo deve ser também um AMOR QUE ORIENTA, EDUCA E EXIGE”. É recompensador: solidariedade, perdão, compromisso, respeito pelas diferenças, compreensão, generosidade, caridade, gratidão, paciência, honestidade.
Este programa, implantado por Pe. Haroldo, salvou e está salvando milhares de dependentes –crianças, jovens e adultos- em vários países do mundo.

Postagens mais vistas