sábado, 7 de janeiro de 2023

OS PAPAS JOÃO PAULO II E BENTO XVI. Selvino Antonio Malfatti

 

                                            


.

1.         João Paulo II. Vida e Obra

Com o nome civil Karol Wojtyla, O papa João Paulo II nasceu em 18 de maio de 1920, em Wadowice, Polônia. Antes de ser sacerdote foi operário, autor, ator e diretor de teatro.   Foi o primeiro papa de raça eslava. Elegeu-se papa em 1978, no Vaticano, Itália. Ocupou o cargo dei chefe da Igreja católica desde 2005 até a morte.

Considerava o papado uma missão e, portanto, mantinha esta visão em todas as atividades que empreendia. Foi no esforço para por fim ao regime comunista na Polônia particularmente, e de um modo geral na Europa. Procurou melhorar as relações com o judaísmo, a Igreja Ortodoxa, as religiões orientais e a Comunhão Anglicana. Foi criticado pela sua posição contrária ao controle da natalidade, ordenação de mulheres, apoio ao Concílio Vaticano II, reforma nas missas e abuso sexuais dentro do clero.

Tantas viagens empreendeu que o vaticano era para “dormir”. Como papa vivia mais fora do que dentro dele. Foi um dos chefes que mais viajaram. Só durante o pontificado visitou 129 países. Tinha como coadjuvante o fato de ser poliglota: falava italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego clássico e latim, além do polaco. 

Sua ascensão aos altares foi meteórica: em 2009, proclamado “Venerável” por Bento XVI, também por Bento XVI proclamado “Beato” em 2011. E em 2014, proclamado “Santo” pelo papa Francisco I, junto com Joao XXIII. A festa litúrgica acontece em 22 de outubro.

2.         Bento XVI. Vida e Obra

Bento XVI, nome civil, Joseph Aloisius Ratzinger, nasceu em  Marktl Alemanha, em 1927 e faleceu no Vaticano em 2022. Foi papa da Igreja Católica e bispo de Roma de 2005 a 2013. Após, Papa Emérito até a morte. Como papa foi o 265º, eleito com 78 anos.

Do mesmo modo que seu antecessor, também era poliglota. Falava alemão, italiano, francês, latim, inglês, castelhano e entendia português.

Membro de várias academias científicas como Académie des sciences morales et politiques da França. Obteve 10 títulos de Doctor Honoris Causa. As obras completas do papa Bento XVI compõem XVI volumes.

Os dois papas diferem de personalidades, mas ambos, a seu modo, dedicaram-se pela vida toda à Igreja. Pode-se sintetizar a diversidade de caráter de ambos.

3. Missão x Função

3.1.        João Paulo II – Para ele a função que desempenha é uma MISSÃO. Por isso sua atividade é considerada pessoal, uma vocação, um verdadeiro sacerdócio. A meta é aspirar à santidade, agir como um herói, com paixão, carisma. O caráter ideológico é submetido e controlado. Comanda a ação. É um  líder, arrasta multidões. Popular, brincalhão, imitava pessoas, falava com a mesma desenvoltura com jovens, crianças e idosos. Nos gestos, ora era sério, ora patético, ora hilariante.

 

3.2.        Bento XVI – Para ele a atividade que exerce é uma FUNÇÃO. Os valores que defende são inegociáveis. A atividade que desempenha é profissional, e por isso, age de forma neutra, burocrática, porta-se como funcionário. Embora não aspire, mas a promoção lhe vem ao encontro com facilidade. Porta-se de forma imparcial, não toma partido. Até que pode contemporizou os abusos do clero, mas condenou os sacerdotes pedófilos.  Às vezes frio, gélido em algumas questões controversas. Um defensor da fé, no seu estilo e caráter. Inarredável naquilo que crê. OPanzerkardinal”, o cardeal blindado. Foi considerado pela crítica como o continuador da obra de João Paulo II, só com outro estilo.  (Luigi Accattoli e Massimo Franco - Corriere).

 

Postagens mais vistas