terça-feira, 4 de junho de 2019

XIII COLÓQUIO ANTERO DE QUENTAL. UMA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO EM CECÍLIA MEIRELES. Selvino Antonio Malfatti

Já que, ao que parece, Paulo Freire não é consenso como Patrono da Educação brasileira, nem a proposta de Padre Anchieta, proponho uma genuína educadora, representando todas as educadoras e educadores brasileiros: CECILIA MEIRELES.

Resumo de sua proposta educacional:
Sua proposta educacional, denominada Escola Nova, pretendia abandonar o denominado modelo tradicional de escola para implantar um modelo moderno, transferindo o centro decisório para a liberdade de alunos e professores, juntamente com os pais.

XIII COLÓQUIO BRASIL-PORTUGAL. JUIZ DE FORA



Todos os colóquios no Brasil e em Portugal são dedicados a um autor importante para a filosofia e a cultura de um dos países ou um tema. O objetivo desse colóquio é estudar a filosofia da educação presente na cultura lusobrasileira como parte do exame dos temas e autores importantes no Brasil e em Portugal. Nesse sentido, tomar-se-á como referência autores e temas fundamentais na construção da historiografia filosófica luso-brasileira com o propósito de orientar os trabalhos de pesquisa voltados para a filosofia da educação. Abrir-se-á espaço para as pesquisas sobre a filosofia da educação praticada no Brasil colônia como sessão especial. Como nos eventos anteriores haverá também uma sessão em homenagem a um estudioso da filosofia lusobrasileiro. Nesse evento o homenageado é o Dr. Ricardo Vélez Rodríguez, conhecido estudioso do patrimonialismo e pesquisador da filosofia luso-brasileira a mais de quatro décadas. Nesse sentido, o XIII colóquio complementa o estudo sobre a cultura luso-brasileira efetivados nos colóquios anteriores.

Postagens mais vistas