sexta-feira, 2 de agosto de 2019

VELHICE E APOSENTADORIA. Selvino Antonio Malfatti - IFLBR




O Brasil está prestes a superar o modelo previdenciário antigo para o novo. Não que o antigo não tenha valor ou seja pior. É apenas a passagem de um modelo para outro, da mesma forma que escrita datilografica e eltrônica. Se não superar a fase, permanecerá defasado com todas as consequências.

Em praticamente todos os países há uma correlação entre velhice e aposentadoria. Quando se fala em velhice, imediatamente vem à mente aposentadoria. É uma conquista social dos tempos atuais.  Cada língua tem uma designação, muitas vezes relacionando uma a outra. No Brasil, por exemplo, quem é idoso passa a maior parte do tempo nos aposentos e portanto, ele está aposentado. Vejamos algumas línguas atuais e sua designação para velhice e aposentadoria.

Aposentadoria                                            Velhice
Português – 
- Brasil: aposentadoria                               
                   
-Portugal: reforma                                     
Velhice
Italiano: pensione
vechiaia
Alemão: Ruhestand
Alter
Inglês:retirement                                                           
old age
Francês: retraitre                                                                   
la vieillesse
Espanhol:   jubilación                                                         
vejez
Russo:    выбытие                                                              
starost'
Chines:       Tuìxiū                                                                 
Wǎnnián

As pessoas projetam a vida na seguinte prospectiva: na infância somos imantadas pelos brinquedos; na juventude, o estímulo é a preparação para o trabalho com vistas ao emprego; na vida adulta o fascínio do dinheiro do trabalho; na velhice, a almejada aposentadoria. Então, a velhice é a fase ápice da vida com a pílula dourada da aposentadoria.

Como é apresentada a velhice pela sociedade? Após o período de trabalho abre-se um tempo para dispor para o que se quiser, mormente como desfrute, lazer. Mas, na realidade, este “para o que quiser”, o que é? Um “dolce far niente”? Ou, um “amaro far niente!”? 

Pessoalmente, para a maioria não é “um nauseante fazer nada”?  Um tempo que não passa, um tempo inútil? E a velhice, como estrato social, como é vista pelos governantes? Um peso para a sociedade? Um gasto inútil, um investimento sem retorno.

Neste quadro concebeu-se a aposentadoria como solução para a velhice. Mas isto basta? É suficiente colocar nas mãos um troco? Não haveria algo mais digno, isto é, que acenasse para a vida em vez de acenar para a morte?
Poderia ser diferente? Evidentemente. Basta ver o histórico da expectativa de vida. Na antiguidade, a perspectiva de vida era em torno de trinta anos, depois, a morte. Claro que havia, excepcionalmente, pessoas que chegavam aos sessenta ou mesmo setenta. Na idade média a situação não se modificava muito. A situação começou a modificar-se a partir da idade contemporânea, devido em grande parte ao avanço da ciência, máxime da medicina, aliado aos novos hábitos principalmente de higiene.

Na história sempre se projetou o progresso para um patamar superior. Isto aconteceu com a expectativa de vida. Hoje já projetamos para os oitenta anos e mesmo noventa.
Inexplicavelmente, não se projeta mais nada, além da aposentadoria para a velhice. Envelhecer e vegetar.

Diante disso há que se pensar que esta população idosa não pode permanecer ociosa, e nem ela mesma o quer. Não é a renda que está em jogo, mas o grau de satisfação pessoal. Quantas inteligências não aproveitadas! Quantas habilidades, jogadas fora. Quanta energia desperdiçada. Por que não se organiza uma economia paralela para os idosos? Pode-se aproveitá-los nas pesquisas, no governo, nas artes, em confecções, em manufaturas?

A velhice não pode ser o fim, mas outra etapa, talvez a mais gratiticante.



Postagens mais vistas