sexta-feira, 19 de junho de 2020

CEM ANOS DE ESPÍRITO WEBERIANO. Selvino Antonio Malfatti


Em todo mundo está-se relembrando os cem anos do desaparecimento do maior sociólogo do século XX: Max Weber, falecido em 14 de junho de 1920, em Munique.  Sua obra é imensa, desde A ética Protestante e o Espírito do Capitalismo até Economia e Sociedade.

Destacamos alguns conteúdos estudados por Max Weber:

1.            Burocracia. O seu estudo sobre a burocracia, conteúdo chave para entender os tipos de organizações, mormente as estatais. As organizações começam geralmente de modo espontâneo, mas pouco a pouco se burocratizam.  E daí espontaneidade cede lugar à impessoalidade,  garantia de previsão e dotação dos meios para a administração e um sistema de autoridade praticamente indestrutível. Max Weber foi um crítico da burocracia, consequentemente denunciou o poder do aparelho burocrático estatal. Para ele a burocracia trabalha para manter a superioridade de sua posição. Para tanto mantém segredo das informações e intenções. Como exemplo e modelo é o sistema jurídico estatal. Nada penetra a justiça do Estado. A interpretação somente cabe a um corpo de juristas que só a eles compete interpretar e julgar.

2.            A religião. Aborda as diversas teodiceias: a dualista, a da predestinação e a da salvação universal. Analisa também rapidamente as psicologias das religiões mundiais, Entre elas o confucionismo e taoísmo, hinduísmo e budismo, islamismo, judaísmo e cristianismo. As religiões percorrem etapas, dependendo de seu caráter. As ocidentais, baseadas principalmente no ascetismo chegam à racionalização, enquanto que as orientais, devido ao seu misticismo não conseguem evoluir para a intencionalidade e racionalidade. Dentro de cada religião há três aspectos, entre outros que são fundamentais: econômico, político e intelectual, causadores da estrutura social de grupos, casses e status.

 

3.            O Tipo Ideal necessariamente não precisa se adequar exatamente à realidade, já que o objetivo do tipo ideal é ressaltar aspectos comparativos, a partir dos quais fazemos observações e criamos hipóteses (ou teorias) sobre a realidade analisada. Importante ressaltar que os tipos ideais são meros construtores e não tem nenhum objetivo normativo ou teleológico. Sobre esta característica do tipo ideal.

 

4.            Sociologia Compreensiva. Compreender que a Sociologia é uma ciência que se propõe a entender e interpretar para em seguida explicar a ação social; Conhecer o procedimento interpretativo de Max Weber, a construção do tipo ideal identificando os tipos ideais de ação social.

 

5.            Racionalização da ação social. A racionalização é o fio condutor da macrossociologia weberiana no estudo das transformações sofridas pelas sociedades ocidentais modernas. Nesse sentido, o longo processo

histórico de transição das sociedades de configuração tradicional para os padrões de formatação específicos da modernidade tem como principal característica, conforme constatou Weber, a crescente diferenciação e especialização das diversas esferas culturais de valor, em oposição à conjunção de instituições relativamente informes e indiferenciadas das sociedades tradicionais.

Neste processo, os diferentes domínios da vida coletiva passam a progressivamente desenvolver maior autonomia, arregimentando uma estrutura interna lógica, coesa e crescentemente complexa, devidamente orientada para a obtenção dos resultados aos quais se destina, conforme os respectivos aspectos e finalidades inerentes a cada domínio, seja ele o jurídico, o político, o

econômico ou o religioso. Por sua vez, este processo de racionalização encontra-se imbricado ao processo paralelo de inteletualização ou desencantamento religioso do mundo. Tal fenômeno consiste tendência ao predomínio hegemônico nas sociedades ocidentais de uma visão de mundo segundo a qual a realidade material passa a ser compreendida como um complexo de mecanismos causais, passíveis

de serem apreendidos através da abstração e, portanto, sujeitos ao controle humano por intermédio

do raciocínio lógico.

 

6.            O Sentido da Ação humana, conjugada com a teoria das formas de dominação, pode lançar luz sobre a questão. Conforme Weber, a ação humana pode ter quatro sentidos:

Ação racional, tendo presente uma verdade, avaliada sob a luz da razão como um fim em si e escolhida sem qualquer tipo de coação. Neste caso há uma perfeita sintonia entre o ser buscado e a razão. Ação racional, tendo presente um valor, avaliado sob a luz da razão como um bem em si e escolhido sem qualquer tipo de coação.

Ação sentimental, tendo presente uma emoção, avaliada pelo sentimento como uma sacralidade e escolhida de conformidade com a satisfação.

Ação tradicional, tendo presente um costume, avaliado tradicionalmente como eficaz e escolhido sob a égide da repetição.

 

7.            Formas de dominação ou de legitimação do domínio, Weber apresenta três formas puras:

A tradicional se refere aos costumes sagrados dos ancestrais. É o “ontem eterno” sacralizado na tradição. Este, na forma mais pura, o aparelho estatal, confunde-se com a vontade pessoal do governante. Não se estabelece uma distinção entre o governante e a pessoa física de quem o governa. É o patrimonialismo, pelo qual o bem público se confunde com o privado.

A carismática, baseada no dom pessoal, na unção, no dom da graça conferido a alguém.

A legal, baseada na força da lei. Há regras preestabelecidas e universalmente válidas. É o domínio exercido em virtude da lei.

 

8.            A Política e os partidos. O Estado moderno, detentor da violência física legítima, depositou nas mãos dos dirigentes os meios necessários para sua gestão. Os antigos funcionários do Estado foram substituídos e, em seu lugar, apareceram outros, os políticos profissionais. Esta é uma categoria nova a princípio a serviço do príncipe e de sua luta política dos quais extraíam o pão cotidiano. O próprio poder do príncipe passou a depender deles e, com isso, cresceram de importância.

Os políticos, inicialmente, apareceram como homens que viviam para a política e, mais tarde, homens que viviam da política. Entre outros.

Estes são alguns tópicos estudos por Weber.

 

 

 

 

 


Postagens mais vistas