sexta-feira, 13 de março de 2020

AS GRANDES EPIDEMIAS DA HUMANIDADE. Selvino Antonio Malfatti.





Epidemias na História da humanidade sempre existiram. No entanto ou eram isoladas e geralmente faltava contato com outras regiões. Na antiguidade podia haver epidemia no Egito, na Babilônia, na Grécia, em Israel, como a Peste do Egito, Praga Atenas, epidemias narrados nos poemas de Homero, a lepra em Israel entre outros. Contudo, como estes povos mantinham-se isolados fisicamente as epidemias permaneciam locais. Somente quando se aproximarem fisicamente – como através das navegações – as epidemias puderam migrar e passarem de um povo para outros. Além disso, muitas epidemias permanecem esquecidas, pois não foram transmitas pela escrita.
A primeira condição para disseminação das epidemias é a existência de aglomerados urbanos. É preciso pessoas coexistam numa mesma área. A segunda é a possiblidade de transmissão de um aglomerado ao outro. E a terceira é possuir meios para alcançar aglomerados distantes uns dos outros. Com isso podemos dizer que o marco do início das epidemias globais só pode existir quando a humanidade teve acesso ao contato físico com outros povos. Isto significa que a epidemia global foi possível quando um determinado povo a contraiu e a exportou para outros povos. Fatores que tiveram influência foram guerras, como exemplo, as grandes invasões de Alexandre Magno e as cruzadas. Mas os contatos globais somente foram possíveis com as navegações. Por isso, O marco inicial dos contatos globais poderia ser a idade média com as Grandes Navegações. E com elas a possibilidade das pandemias.  
As epidemias possuem uma hierarquia dependendo do espaço de abrangência e do grau de letargia:
a)    Surto – Quando ocorre um aumento inesperado dos casos da doença, e não previsto pelas autoridades num determinado local.
b)    Epidemia - Quando o surto supera a expectativa numa localidade específica. Uma epidemia nacional quando está disseminada em diversas regiões.
c)    Pandemia – Quando se espalha por todas as regiões do planeta e está fora de controle das autoridades. A OMS classificou  o Coronavirus como pandemia.
 Destacaremos abaixo as principais pandemias:

1.    Peste Negra.
Começou a expandir-se na Europa e Ásia no século XIV. Transmitida pela bactéria Yersinia pestis, através da pulga dos ratos, e por isso, também denominada de bubônica. Dizimou aproximadamente 50 milhões de pessoas. Foi combatida pelo saneamento das cidades e erradicação de ratos. Atualmente possui tratamento à base de antibióticos.
2.    Cólera
Esta epidemia, conhecida na antiguidade, teve seu o apogeu de surto no século XIX. A cólera originou-se na Índia através do vibrião colérico Vibrio cholerae contaminando comida e da água. A partir da Índia disseminou-se para os demais países. Ao longo da história sofreu mutações por isso toda vez que surge devem ser atualizados os medicamentos à base de antibióticos.
3.    Tuberculose
Também emergiu no século XIX na Europa, embora se tenha conhecimento de casos de até sete mil anos atrás. O causador é o bacilo Koch que ataca os pulmões. Matou aproximadamente um quarto da população adulta, um bilhão de pessoas. O tratamento é através de antibióticos que em seis meses desaparecem os sintomas.
4.    Varíola
Tem uma história de três mil anos. Tornou-se famosa por atingir grandes personalidade, como Ramsés II na antiguidade, a rainha Maria II da Inglaterra, no século XVII, e o rei Luís XV da França, no século XVIII. Causou 300 milhões de mortos. O causador é O Orthopoxvírus variolae transmitido pelas vias respiratórias. O tratamento é feito pela vacinação em massas e graças a isto a partir do século XX foi erradicada.
5.    Gripe Espanhola
Outra grande epidemia, agora já no século XX, foi a Influenza, chamada Gripe Espanhola. Vitimou vinte milhões de pessoas. Derivada de uma mutação do vírus comum da gripe espalhou-se rapidamente pelo mundo, No Brasil vitimou até então presidente Rodrigues Alves. Sua propagação é feita pela saliva. A contenção é feita pela vacina, mas permanece continuamente latente.
6.    Coronavirus
O Coronavirus é uma família de doenças virais, causando dificuldades respiratórias em seres humanos e em animais.  Podem ser leves, moderadas e graves estas últimas podem levar a óbito.
7.    Outras epidemias.
Ebola (2014), Tifo epidêmico (1918) matou três milhões de pessoas, Sarampo atingindo principalmente crianças, agora já tem vacina, Malária na Segunda Guerra matando milhões de pessoas, Febre Amarela (picada do mosquito Aedes aegypti), matou milhões de pessoas e ainda continua na América do Sul e África. Poliomielite. AIDS destrói o sistema imunológico, classificada pela OMS como epidemia. Outra epidemia da atualidade é a Zica.
Atualmente as pesquisas são sempre mais invasivas. Pesquisa em animais, por qualquer deslize, o vírus passa para o homem. São as Zonas de zoonoses. Elas estabelecem pontes entre animais e humanos. 

Postagens mais vistas