sexta-feira, 6 de março de 2020

DANTEDÌ - PELOS 700 ANOS DA MORTE DE DANTE. Selvino Antonio Malfatti.




Acompanhei o debate da Itália sobre a instituição de um dia específico para Dante. Começou em 2019, mormente pelo jornal Corriere. Sobre Dante tudo era consensual como sua vida, sua obra, a importância para a língua italiana, com exceção, do dia para comemoração. Não se tinha certeza sobre a data de nascimento e nem de sua morte. Inclusive pesquisaram os próprios versos de Dante, os quais poderiam dar algumas pistas. Foram eliminadas as datas que não possuíam nenhuma comprovação. Mas ninguém conseguia individuar com precisão nem o dia de nascimento,(+-) 25 de março, nem da morte de Dante, (+-)14 de setembro.  
A Comissão encarregada de fixar o dia fixou-se na obra a Divina Comédia. Nela fica claro o início da jornada de Dante para o Além: 25 de março.  Esta data marcava o início da viagem de Dante na Divina Comédia. A partir de 25 de março, Dante percorrerá o Inferno, Purgatório e Céu, acompanhado por Virgílio – Inferno e Purgatório - e Céu pela amada Beatriz. A justificativa para um dia específico para Dante está expressa no parecer da Comissão que aprovou o Dantedì (o Dia de Dante): ele representa a unidade do país, a Língua Italiana, a própria ideia da Itália e Dante é Civilização Ocidental. Por tudo isso, 25 de março comemora os 700 anos de sua morte que acontecerá a partir de 2021.
A partir da fixação da data do Dantedi, denomindada de “nascimento de Dante”, iniciaram-se as inscrições para as comemorações. Os Correios comprometeram-se levar para todos os municípios os eventos. Grandes empresas se prontificaram em dar apoio. A empresa tele-jornalística RAI colocou-se à disposição para cobertura dos eventos. O ministério da Cultura anuncia uma grande exposição de Dante para 2021 na Scuderie del Quirinale em Roma. Mais de 400 iniciativas chegaram ao Comité Nacional.
Dante, natural de Florença, geralmente é conhecido como o poeta da Divina Comédia. No entanto foi também escritor e político.  Uma de suas obras poéticas, fora da Divina Comédia, é Vita Nuova obra na qual descreve seu amor e paixão por Beatriz. No mesmo estilo poético há Rimas.
Entre as obras políticas pode-se destacar De Monarchia. Aborda a relação entre o poder temporal e espiritual, inclinando-se para a supremacia do poder temporal. E para tanto, na sua vida prática, defende a autonomia de Florença sobre o poder papal, do papa Bonifácio VIII.  Por causa de sua intromissão na política prova o gosto amargo do exílio, fora de Florença. De tal modo que bem podia atribuir a si mesmo os próprios versos:

Tu proverai sì come sa di sale           E provarás como é falto de sal
lo pane altrui, e come è duro calle     o pão d' outros, e como é dura estrada
lo scendere e 'l salir per l'altrui scale  descer e subir pelas escadas de outros.

Dante, não tinha 60 anos ao morrer em Ravena. Foi nesta cidade que terminou a última parte da Divina Comédia: o Paraiso. E foi em Ravena enterrado o gênio universal. Posteriormente foi-lhe erigido um monumento funerário em Florença. Na sepultura está escrito:

“parvi Florentia mater amoris”  “ Florença, mãe de pequeno amor”


Postagens mais vistas