sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A Classe Média Brasileira - Ambições, Valores e Projetos de sociedade.


A entrevista de Bolívar Lamounier à Revista Veja, de 24 de veereiro de 2010, sobre seu livro - A Classe Média Brasileira - Ambições, Valores e Projetos de sociedade - merece aplauso duplo: primeiro pelo livro e segundo pela entrevista. Lamounier corajosamente rompeu o círculo vicioso da teoria sociológica marxista. Esta parte do pressuposto de que existem apenas duas classes (capitalista e proletária) e consequentemente a terceira classe, a média, ou é capitalista ou é proletária. Lamounier prova não só a existência concreta da classe média, como a caracteriza, dá-lhe o contorno ideológico , suas aspirações sócio-políticas e sua base de sustentação. Ela deixa de ser burocrata e de serviço público exclusivamente ou majoritariamente, para ser uma classe de mercado, isto é, emergente do setor privado. Isto é um fenômeno novo no Brasil e por isso, houve uma mudança qualitativa sócio-econômica. Além disso, conforme Lamounier, sua base de sustentação não é um decorrência da estrutura econômica, mas da formação educacional. Esta classe, como ele denomina de classe C, emergiu e se sustentará sobre a estrutura educaional.
Por isso e por tudo mais, parabéns, professor Lamounier e Amaury de Souza.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

“Sem Medo do Passado”, FHC.


O artigo do professor e ex-presidente FHC – Fernando Henrique Cardoso – vem colocar os pingos nos is do governo Lula. Com efeito, Lula está fazendo um bom governo porque foram plantadas as condições para tanto. E de todas elas a mais importante é a estabilidade da moeda. Veja, por exemplo, o que seria a bolsa-família de 90 reais numa inflação de 80% anual. No fim do primeiro mês o trabalhador receberia 84 reais, no fim do segundo receberia 78 reais, no terceiro 72 e no fim do ano, 18 reais. Mas sem inflação todo o mês continuará recebendo os 90 reais durante todo o ano.
Lula recebeu um Estado modernizado, com estatais privatizados e dando lucros para o governo, como a Petrobras e Telebras. Programas sociais com o objetivo de propiciar aos menos favorecidos os meios para que possam andar por si, como Bolsa Escola, programas contra Aids, Saúde da Família, os genéricos e Toda Criança na Escola, além de dezenas de outros. Instituições políticas robustas e amadurecidas, com os três poderes orbitando em suas esferas. A roubalheira e corrupção encolheram-se. Estas no governo Lula, seguindo o exemplo de alguns integrantes do governo, irrompeu a veio correr a céu aberto contaminando todo o ambiente econômico, social e político.

Postagens mais vistas