sexta-feira, 14 de maio de 2021

A FAMÍLIA. Selvino Antonio Malfatti

 





A ONU instituiu o dia 15 de maio como o Dia Internacional da Família.

Afinal, o que é a família? Radicalmente a família pode ser entendida como o núcleo: pai, mãe e irmãos. Se aplicarmos o método de Aristóteles para definirmos a família chegaremos à seguinte conclusão:

Na Metafísica, Aristóteles define as quatro causas das coisas.

Causa formal — é a forma da coisa (um objeto define sua essência pela sua forma).

Causa material — é a matéria de que uma coisa é feita (a matéria na qual consiste o objeto).

Causa eficiente — é a origem da coisa (aquilo ou aquele que tornou possível o objeto).

Causa final — é a razão de algo existir (a finalidade do objeto).

1.    Material. É daquilo que constitui a família. Pode ser o instinto, afeto, a lei. A mais comum parece ser instintiva e afetiva. A instintiva baseia-se na atração sexual. Sexos masculino e feminino buscam-se para complementarem-se.

2.    Final. A natureza busca cumprir seu fim. O fim da família é gerar a continuidade da espécie humana. Isto acontece pela união entre elementos masculinos e femininos, dando origem a outro ser humano. Com isto se atinge a finalidade.

3.    Formal. A forma como se constitui a família varia no tempo e no espaço. Desde os relacionamentos abertos (nem tanto) até os mais reclusos.

4.    Eficiente. O autor constitutivo da família são os autores da família. Aqui também o leque se abre quase ao infinito, dependendo do espaço e tempo. Na história  a família nas da vontade da religião – igreja -, da lei- aspecto legal, da comunidade – casamento. Sempre mais o elemento cultural assume a importância central transferindo a fisiologia para cultura.

Da conjunção destas 4 causas nasce a família com relações afetivas, fisiológicas, culturais e legais.Se apelarmos para o ideal tipo weberiano da família encontramos os elementos: sexo, filhos, relacionamento, gênero. Cada um deles assume culturalmente formas diversas

Em algumas culturas a família abre seu leque para tios, avós, primos. Atualmente não conceito de família não abrange m grupo restrito, mas também não e tão extensa como a família patriarcal que incluía até os escravos.

 

Postagens mais vistas