sexta-feira, 17 de março de 2023

DEZ ANOS DE PONTIFICADO DE FRANCISCO I . Selvino Antonio Malfatti.

 



Fazem 10 anos  que está no meio de nós. Foi só alegria. Continue conosco, Francisco. 

Qualquer instituição costuma de tempos em tempos proceder a uma análise crítica ou uma avaliação de si mesma. Esta análise pode ser de iniciativa  interna ou externa. Interna quando for de dentro para fora e externa se for de fora para dentro.

Precisamente em 13 de março de 2013 o cardeal Mario Jorge Bergoglio sucede no Trono de São Pedro a Bento XVI e torna-se papa. Marcou época, pois o primeiro Papa não europeu desde Gregório III (século VIII), o primeiro do continente americano, Cardeal de Buenos Aires e, portanto, fora dos muros do Vaticano. Durante o conclave longe das apostas dos fiéis e boa parte da hierarquia eclesiástica. Mereceu do cardeal esloveno Franc Rodé logo após a eleição o comentário: “Será um desastre”.

Nossa análise será de caráter externo, isto é, vista não pelo próprio agente, mas esporadicamente por ele e por outras pessoas ou órgãos.

Quando a fumaça branca brilhou sobre o céu do vaticano, todos ficaram na expectativa de quem seria. E o conclave mostrou o cardeal Bergoglio. Já era conhecido entre os cardeais, pois havia sido membro de órgãos da Cúria e voz corrente é que havia se posicionado em segundo lugar na eleição de Joseph Ratzinger. Continuava apesar disso a descrença. Já estava com 76 anos e as chances se esvaíam junto com a idade. Inclusive, ele próprio, ria dos conterrâneos que acreditavam nele como vitorioso. “Ninguém o esperava”, era o que se ouvia após o resultado da eleição.

Sem maiores pretensões destacamos em seguida os carismas de Bergoglio.

Bergoglio, como cardeal, costumava frequentar as periferias da metrópole. Ele mesmo dizia que Jesus preferia as periferias existenciais. Para ele o centro de Deus era a periferia do homem. Dizia ele que o Bom Pastor não deve ficar om as ovelhas da sacristia, mas ir buscar as 99 que não estão na igreja. Para salientar sua preferência, em suas viagens, preferia países distantes, de minoria católica, passando de lado de países numerosos e de maioria católica. Conversa com ateus, acolhe grupos transexuais, desabrigados e os recebe em alojamentos em Santa Marta. Inclusive é alcunhado de “papa das periferias”.

Suas viagens podem ser resumidas:

 Europa (17 viagens)

 Ásia (10 viagens)

 América (8 viagens)

 África (5 viagens)

 Oceania (0 viagens)

Francisco I dedicou-se também à ecologia. Inclusive com uma Encíclica: “Laudato Si”. Confronta a ecologia mundana que polui e a ecologia integral de Deus que enlaça o social e o ambiental. Une o grito da Terra e o grito dos pobres. O grito da Terra é um apelo à conversão interior. Não há saída, pois não existe um Planeta B. Condena a “gula dos recursos naturais”, mas também a tagarelice dos Encontros que deixam de tomar medidas efetivas. Inclusive sugere inserir no Catecismo da Igreja Católica o “pecado da ecologia”.

Um desvio novo ressurgiu no seio do cristianismo atual. Trata-se do clericalismo ou a influência temporal do clero na vida social, econômica e política. Para o papa não passa de um mundanismo espiritual nos moldes do domínio temporal sobre o espiritual. Nem o inverso Francisco defende. Considera um flagelo, pois coloca uma casta de sacerdotes superiores ao povo de Deus. Pertencem ao clericalismo aqueles que fazem da religião um trampolim para a escalada econômico social. Abusam da autoridade e exploram os pobres.  O remédio contra o clericalismo é o “cheiro das ovelhas”, ao caminhar junto com o povo de Deus.

O sínodo é um momento sagrado. É um caminhar juntos sob a inspiração do Espírito Santo. Por isso está longe de ser um Parlamento ou uma aferição de opiniões. A etimologia do sínodo dá a pista para o sentido eclesial. É um caminhar juntos, ouvir os outros inclusive com suas diferenças. É o carisma da Igreja de Francisco. Este é um modelo caro para o papa. Para tanto, promoveu reuniões e debates diocesanos, continentais, em preparação às assembleias sinodais previstas em Roma nos anos de 2023 e 2024, nos meses de outubro. Esta é fórmula da descentralização através da corresponsabilidade entre sacerdotes, leigos, em suma todos os batizados.

No entanto, o que angustia o papa são os rumos que está tomando o Caminho Sinodal alemão com a preocupação expressa do surgimento de um cisma tendo em vista algumas propostas radicais, como exemplo a ordenação de mulheres e abolição da obrigatoriedade do celibato.

A misericórdia se alcança pelo perdão através da confissão. Este é o procedimento tradicional e comum na Igreja católica. E também, que Deus sempre e tudo perdoa. Inclusive em 2016 lançou o Jubileu da Misericórdia. A parábola do Filho Pródigo é sua preferida, inclusive elegendo-a como lema: “Escolhido por que perdoado.” Não importa quantas recaídas houver, Ele sempre perdoa.

A cultura do Encontro deve prevalecer à cultura da rejeição. A cultura do Encontro é mais uma marca registrada de Francisco. Sua arquitetura  é forjada pelas iniciativas de paz, expressa na Encíclica Fratelli Tutti. Conjuntamente com o mundo árabe, através do Grande Ímã Al-Azhar Ahmed Al-Tayyeb, foi assinado em 2019: Documento sobre a Fraternidade Humana para a Paz Mundial e a Coexistência Comum. Neste documento são abordados temas polêmicos com fanatismo religioso, liberdade religiosa, direito das mulheres.

“Como eu gostaria de uma Igreja pobre, para os pobres!”, são palavras de Francisco. O sentido de pobre entendido pelo papa não é o pauperismo, mas o “não ser escravo da riqueza, não viver para a riqueza.” Dentre os pobres Francisco destaca os imigrantes, os quais o levaram a Lampedusa.

Evidentemente, os pobres são aqueles que constam no próprio  Evangelho.  Para Francisco “Os pobres são o nosso passaporte para o paraíso”.

 

 

Postagens mais vistas