sexta-feira, 29 de julho de 2022

CAIU A MÁSCARA DA GLOBALIZAÇÃO. Selvino Antonio Malfatti

 


 


Vantagens da globalização econômica. Costuma-se citar algumas vantagens da globalização econômica:

- Os mercados abertos possibilitam que mais pessoas tenham acesso a eles: movimentos rápidospara alcançar vantagens, comprar e vender serviços em todo mundo.

- O conhecimento e os saberes são difusos

- interação social, religiosa de usos e costumes. No passado as diferenças constituíam barreiras para a integração. Atualmente com a interação desapareceram.

- Os mercados abertos e a economia livre, libertaram pessoal e politicamente as pessoas.

- a globalização abriu o mercado do trabalho. As fronteiras do trabalho praticamente desapareceram. Não só fisicamente como virtualmente. Um francês em seu país pode trabalhar para um inglês em seu país.

O contra ponto veio pela economista francesa. LISABELLE BENSIDOUN[i], economista do jornal Le Monde, levanta a hipótese de que uma variável unicamente econômica não consegue efetivar uma opção econômica mundial. Para justificar seu argumento se louva em três fatos recentes globais.

1.         O primeiro seria a crise financeira de 2008. O acontecido: uma bolha imobiliária nos Estados Unidos aumentou consideravelmente os valores imobiliários sem ser acompanhado pela aumenta da renda da população.

2.         A crise sanitária de 2020. A pandemia simplesmente fragmentou a organização social. Houve um descompasso entre as trocas econômicas e as relações políticas internacionais. Em que pesem as relações econômicas estarem interconectadas digitalmente, surgiu a questão da informação que se desprendeu do geral e permaneceu isolada em cada país.

3.         O novo tabuleiro da geopolítica causado pela Guerra na Ucrânia.

Bastou um ator do tabuleiro afastar-se do consenso global para que tudo viesse abaixo. Foi o caso da guerra da Ucrânia.

O presidente da Rússia, Putin, invade o território da Ucrânia justificando a operação para salvar as repúblicas separatistas.

Com efeito, a Globalização prometia trazer prosperidade e democracia para todo ocidente, isso devido aos laços estabelecidos entre os povos nas últimas décadas. Era de supor que o menor clique nos comandos da economia em qualquer lugar do ocidente repercutiria nos confins do ocidente agindo como se fosse um corpo só com uma única alma. Pensou-se que ondas magnéticas se estenderiam da economia para a política, cultura, artes, enfim tudo agiria de forma globalizada.

Ao invés, há quinze anos, a crise que se abateu sobre a economia financeira ocidental findou com a hiperglobalização a qual pairava soberana desde a década de Noventa. Pensava-se que a liberalização sempre maior traria prosperidade para todos. A reboque na liberalização econômica viria a política. No entanto, o efeito foi o inverso, isto é, em vez da globalização adveio a desglobalização, isto é, uma brusca freada na dinâmica dos fluxos internacionais de bens e capitais.

Disso várias lições foram aprendidas. Aquelas certezas que nos animavam de que a globalização traria benefícios ficaram ainda nas expectativas. Por outro lado, o lado amargo, de reconhecer que a globalização é culpada de ter destruído empregos industriais, mormente nos países avançados e barrada sua criação em países em desenvolvimento. Uma consolação pode ser colhida, embora ainda fraca: a baixa dos preços. No entanto, a perspectiva mais alvissareira, a cereja do bolo, não se constatou: a liberação econômica seria acompanhada pela liberação política.

Quanto à crise sanitária várias vulnerabilidades afloraram: a escassez das máscaras, reagentes e medicamentos. Estes três componentes deixaram as populações a descoberto, pois quando faltava um, o outro ficava inoperante.

Pensava-se que estariam  garantidas as fluidezes das cadeias de suprimentos. Após a saída do Lockdown , os confinamentos coagidos, abalou-se a crise de falta de matérias primas: esgotaram-se aço, semicondutores, madeira, papel e outros. Isto levou à dúvidas as famosas cadeias de interdependências mormente de um continente ao outro. A falha de uma cadeia afeta a produção global, sem falar na falta de transparência dos custos dessas cadeias.

A Europa e Estados Unidos aplicam as restrições nos créditos. A Rússia fecha as torneiras do gás. A Europa e Estados Unidos correm para as usinas neuclares, dando adeus à poluição. É a globalização invertida. Todos estão dependentes de algo dos demais. Virou uma guerra de todos contra todos: bellum omnium in omnes.



[i] Isabelle Bensidoun est économiste, adjointe au directeur du Centre d’études prospectives et d’informations internationales (Cepii).

Postagens mais vistas