sábado, 26 de setembro de 2020

OS MAIORES OPROBLEMAS QUE AFLIGEM O MUNDO ATUAL. Selvino Antonio Malfatti - professor titular da UFSM.

 



Problemas gravíssimos afligem a Humanidade estão aí gritando por socorro, mas parece que os países de Primeiro Mundo querem desviar a atenção apontando o foco somente para a Amazônia, elegendo-a problema número Um.  Como se não bastassem os problemas podemos mencionar algumas feridas abertas que afligem a Humanidade, sinais de alerta para os países ricos.

Ei-los:

I.          Analfabetismo.

Do total de países do mundo os pobres detêm 85% deles. E no seio deles o analfabetismo é responsável por um terço de sua população.

II. Crianças sem teto.

São milhares de sem teto que perambulam pelas estradas ou ruas de cidades em países pobres, ou em guerra, ou excluídos da do meio social.

III. Pessoas em identificação.

Enquanto nos países de Primeiro e Segundo Mundo as crianças são registradas imediatamente após o nascimento, o Terceiro mundo anualmente são 40 milhões de crianças “não existem”. Um em cada três deixa de ser registrado. Consequentemente tão terá nenhum direito e começar pela cidadania. Podem ser citados os países: Arábia Saudita, Haiti, Iraque, Nigéria, Senegal, África do Sul, Afeganistão, Camboja, Etiópia, Somália entre outros.

É de se salientar que na Convenção internacional das Crianças estas têm três direitos básicos junto ao nascimento: nome, nacionalidade e conhecer os pais.

IV. Perigo atômico latente.

Calcula-se que são no mínimo são trinta bombas nucleares espalhadas pelo mundo prontas para serem disparadas que poderiam explodir 40 vezes o consecutivas planeta (Desde 2018, os países da OTAN participantes no programa nuclear são Bélgica 10 - 20 ogivas localizadas na base aérea de Kleine Brogel, Alemanha 10 - 20 ogivas na base aérea de Büchel, Itália 50 ogivas na base aérea de Büchel e Aviano e 20 - 40 ogivas em Ghedi, Holanda 10 - 20 ogivas na base.

V. Embargos.

Outra guerra invisível sem armas e sem holofotes está acontecendo em surdina. Nestes últimos 8 anos já são 1.500.000 de mortos civis, por causa da fome, falta de medicamentos, dos quais 80% são crianças. No Iraque 250 pessoas morrem por dia devido ao embargo. Em que consiste o embargo? Basicamente é uma proibição de uma autoridade (física ou jurídica) de comerciar, vender ou comprar bens daqueles países passivos desta guerra informal. Evidentemente estes países pouco a pouco definham e morrer.

VI. A fome.

Na África 60% de crianças com menos de 5 anos são desnutridas, enquanto0 só na Itália uma tonelada e meia de pães são jogados fora. A desproporção de consumo de países ricos comparados com os pobres é abissal. Uma criança norte-americana, por exemplo, tem um consumo de 422 crianças. Um cão de país rico tem disponível 17 vezes mais alimento que uma criança pobre. Neste quadro, 11.000 mil crianças morrem desnutridas todos os dias. Uma criança a cada 8 segundos.

VII- Guerras.

As crianças são as primeiras atingidas nas guerras, seguidas pelas mulheres, idosos e doentes. Justamente os que nada têm a ver. Os senhores da guerra se protegem quer não participando ou participando indiretamente. No front é enviada a flor da juventude de seu país afogando mães em lágrimas. E fora do front ficam as crianças alvos de balas, bombas, granadas e toda sorte de armadilhas da morte. Nos recrutamentos até mesmo menores de 15 anos são alistados. Sempre aumenta mais o número de crianças participantes da guerra. Em 1996 havia 250.000 crianças na guerra, atualmente são mais de 300.000 mil. E cada vez mais aumenta o número de meninas participantes.

VIII. Tráfico de Órgãos.

IX. Negativa de fornecimento de medicamentos, alimentos, abrigos e proteção.

X. Envolvimento de civis nas guerras ou revoluções.

XI. Os países ricos são responsáveis por dois terços da poluição química e radioativa e por q2uase cem por cento do desmatamento de seu território.

Por isso, deixem a “Querida Amazônia” aos cuidados a quem compete e tenham certeza que tudo está sendo feito é o que garantem e estão fazendo as autoridades brasileiras.

 

 

 

 

 

Postagens mais vistas