sexta-feira, 23 de junho de 2023

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Selvino Antonio Malfatti

 



Todos nós temos experiência de ligarmos ou recebermos ligação de um ”call center”., central  telefônica. Só pergunta ou responde para aquilo que foi programada. Se mudarmos um pouco a pergunta ou resposta, a central vai dizer: não entendi sua pergunta ou sua resposta.

A definição de Inteligência Artificial - IA é a capacidade de uma máquina de agir como a inteligência humana dentro daquilo que foi programada. Inclusive, ser for programada para responder diante de um conjunto de dados. Até o momento a máquina não cria novos dados e, portanto, não vai além da Inteligência Humana – IH. Então, ao dizermos que a IA tem “raciocínio, aprendizagem, planejamento e criatividade” vai até onde lhe foi permitido pela programação, inclusive até quando e onde lhe permite criar. Digamos que se pede à máquina que resolva problemas específicos. Para anto o computador recebe dados passíveis de serem lidos pelos seus sensores, processa os dados e responde com os dados presentes.

Pode o computador modificar o comportamento humano? Se estiver de posse de ações anteriores, ele pode aplicá-las a casos semelhantes. Até o momento: criar do nada, nada.

Para o futuro estão previstas ações para IA: desinformação, difusão de dados verdadeiros e falsos, perda de emprego e substituição de conhecimentos verdadeiros por falsos.

A IA modificará nossas vidas, quer queiramos quer não. Será como, mal comparando, com a Revolução industrial ou a descoberta da internet. A internet é mais recente. Quem viveu o pós- internet não consegue explicar como era antes. É como se um cego de repente começasse enxergar ou querer explicar como é o mundo para um cego. Assim será com a IA. Como diz a Escritura: vos tornastes deuses ou sois como deuses.

As pesquisas terão praticamente resultados instantâneos. Provavelmente a expectativa de vida se multiplicará geometricamente, as doenças serão banidas.

No entanto, teremos que ficar muito atentos, pois a horizonte será sombrio com: desinformação, proliferação, perdas de emprego através da substituição da mão de obra humana. Expliquemos:

A liberdade e com ela a democracia estarão em perigo. Poderá dominar uma informação tornando-a totalitária. As redes sociais sob o domínio de grupos poderosos dominarão a informação, como filmes de ilusões. O sentimento será envenenado pelo ódio e as instituições sofrerão totais descrenças.

As pessoas perderão a privacidade, pois os computadores saberão imediatamente onde estão, o que procuram e quais os meios de que dispõem. Nada ficará em segredo, pois todos os dados serão acessíveis por todos.

 A perda de emprego será generalizada: os trabalhadores manuais substituídos por máquinas, os setores de gerência substituídos por robôs, a transmissão dos conhecimentos não dependerão de professores, pois cada um pode acessar nas máquinas, a moeda será somente virtual, as exportações/importações por máquinas automatizadas, o transporte dispensará motoristas, pilotos, carregadores.

Da mesma forma que atualmente há uma progressiva substituição de humanos por animais nas mais diferentes situações como companhia, habitação, lazer, viagens, da mesma forma as máquinas substituirão os humanos. Já não se pergunta mais ao vizinho, amigo, parente opiniões sobre questões a resolver, mas à máquina. Será uma interação preferencial como as previsões do tempo e outras questões quotidianas. Em seguida situações mais complexas como escolher companhias. Isto levará a distúrbios de ansiedade, depressão e convivência. Quando se chegar ao nível político provavelmente estamos diante da cegueira generalizada.

Por fim, uma das maiores pragas do mundo digital são os programas de identificação das pessoas. Se acaso errar um número, a correção torna-se tarefa quase impossível por que os esquemas estão fechados. Digamos uma rua. Enquanto a numeração for ascendente o descendente tudo correrá bem. Mas se a continuidade for quebrada, intercalando números pares com ímpares, não conseguirá acertar nunca, pois não tem possibilidade de ISTO E AQUILO, mas somente ISTO OU AQUILO. E se tenta corrigir a máquina não abre espaço. Deve voltar ao início, estaca zero. Quando tentar corrigir a máquina negará e entrará num círculo vicioso como se fosse um labirinto: quanto mais andar mais se perderá.

Teimar contra a máquina é um inferno.


Postagens mais vistas