sexta-feira, 8 de abril de 2022

ESCATOLOGIA: O DESTINO DA HUMANIDADE. José Tiago da Silva Machado

 




Pr. José Tiago da Silva Machado

Bacharel em Teologia Bíblica pela UNINTER[1]

 

O termo escatologia deriva do grego: estudo: eschatos, que significa “último no tempo ou no lugar; último numa série de lugares; último numa sucessão temporal”, e de logos, que pode significar “doutrina, ensino”.

Sendo assim, a escatologia bíblica é o ensino das últimas coisas, é a doutrina que revela os eventos futuros para toda humanidade, incluindo a Terra e tudo que existe no universo. Portanto a escatologia bíblica não só mostra o desfecho final da teologia cristã, mas mostra o poder e domínio de Deus sobre toda a criação. “A escatologia bíblica é o ponto culminante da teologia sistemática, não é apenas o clímax, o desfecho final da teologia cristã, mas mostra o poder e domínio de Deus sobre toda a criação” [i].

Uma grande parte das pessoas tem curiosidade sobre o que vai acontecer no futuro, elas querem saber o que irá acontecer em seguida. A vinda de Cristo está relacionada com o fim dos tempos? Como saber se a vinda de Cristo está próxima e quais os sinais?

São tempos difíceis, muitas coisas acontecendo e tão rápido que dificilmente se pode acompanhar, antes de nos recuperarmos de algum evento surge algo ainda maior; tensões entre as nações, crise econômica mundial, doenças, pandemia, crise moral, violência, desenvolvimento de armas, guerras, fome no mundo todo, os suicídios aumentando, sentimos que o mundo está se direcionando para algum grande acontecimento.

O objetivo desse estudo é ajudar a compreender o que a bíblia diz sobre o futuro, apontar para os sinais do fim dos tempos, bem como o arrebatamento que também faz parte do contexto escatológico. “A singularidade de Deus está expressa na natureza preditiva da profecia bíblica. Não há nada assim em qualquer outra religião. Somente o Deus da Bíblia pode prever o futuro com perfeita exatidão” [ii].

O propósito das profecias bíblicas não é amedrontar as pessoas, mas trazer clareza e esperança para o povo de Deus. Em tempos de incerteza humana podemos descansar seguros na promessa do Senhor “Aguardando a Bem-aventurada esperança, e o aparecimento da glória do Grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo” [iii].

Já no Antigo Testamento essa promessa era anunciada. “Eu sou Deus, e não há outro Deus [...] que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam [...] porque assim o disse, e assim acontecerá”[iv]

Será mencionado também o acontecimento que é considerado o ápice do cumprimento de todos os sinais referentes ao fim dos tempos que é o arrebatamento da Igreja e a segunda vinda de Cristo.

Tendo em vista os aspectos como o fim dos tempos e a volta de Cristo, percebemos que não importa o que o ser humano faça: o destino da humanidade está nas mãos de Deus e tudo já está preparado. Em Apocalipse Ap 7. 9-14[v]livro do julgamento vindouro está na mão direita do que está assentado no Trono, o qual mostra como acontecerá o julgamento e que finalmente concluirá a Redenção da terra.

A escatologia não trata apenas da destruição e do fim do mundo, mas mostra o poder de Deus salvando o seu povo (Israel), que vai se arrepender[vi]  e aqueles que passarem pela tribulação e lavarem suas vestes no Sangue do Cordeiro [vii]

Para a igreja do Senhor (a Noiva), há uma promessa: Jesus Cristo virá como noivo e a levará para as bodas. Essa é a esperança que temos; cremos que seremos arrebatados antes do “Grande Dia do Senhor”. Algumas histórias na bíblia nos levam a crer nesta promessa. Em Hebreus 11.5 diz que Enoque foi arrebatado para não provar a morte. Elias foi levado para o céu em um redemoinho. O próprio Jesus Cristo foi elevado as alturas até ser oculto por uma nuvem, sendo visto por muitos Galileus[viii] .Dessa mesma forma os salvos em Cristo, na ocasião do arrebatamento, subirão para encontrar com o Senhor nos ares como está escrito.[ix]

Estudando o contexto das profecias escatológicas percebemos que estamos no princípio das dores. Guerras, doenças, terremotos em vários lugares e muitos outros acontecimentos são sinais que a bíblia mostra que iríamos viver nos últimos tempos.

Não sabemos quando será o fim, mas cremos que há um futuro certo para todos. O fim é para aqueles que recusarem o perdão oferecido por Jesus Cristo, mas aqueles que creem e aceitaram esse perdão, será o início de uma nova vida com Deus.

Não precisamos temer o fim, nem se preocupar com o futuro, pois temos uma promessa feita pelo próprio Senhor Jesus. “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? [x]

“Se, com tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo [...]. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será Salvo” [xi] “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos [xii] , Jesus é o único caminho que nos leva ao Pai. “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna" [xiii].

A razão pela qual Deus deu tantas informações em Sua Palavra sobre o fim dos tempos é que Ele não quer que sejamos achados negligenciando a sua vontade, mas servindo ao Senhor. O Seu desejo é que todos venham ao arrependimento, e vivam com Ele para sempre no céu João.[xiv]


[1] Data de Nascimento: 23/05/1984

Pastor da Igreja Evangélica Gerados pela Palavra

Terapeuta 



[i] HISTÓRIA DAS RELIGIÕES, 2016, p. 101).

[ii] LAHAYE, Tim; HINDSON, 2015, p. 7

[iii] Tito, 2: 13

[iv] Isaías, 46: 9b; 10ª; 11b

[v] Ap 7. 9-14

[vi] Isaías, 46: 9b; 10ª; 11b

[vii] Ap 7. 9-14

[viii] Ap 7. 9-14

[ix] 1 Tessalonicenses 4. 14-17.

[x] João, 11: 25,26).

[xi] Romanos 10: 9,13).

[xii] Romanos 10: 9,13).

[xiii] João, 3: 36

[xiv] João, 3: 36




Postagens mais vistas