sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

SHOAH, O MAL. Selvino Antonio Malfatti.


Esperando para embarcar...


Fim da primeira Guerra Mundial. A Alemanha, derrotada, humilhada e espoliada. Quem são os culpados? Era preciso encontrar os responsáveis. Um bode expiatório. Dinheiro não existia mais. Estava com os hebreus. Crédito estava zero. Os hebreus o controlavam. O povo estava desesperado, sem comida, sem habitação e sem vestuário. Tudo era controlado pelos hebreus, os únicos que não se ressentiam da depressão. Era um nicho de bem estar no meio da penúria. E o pior: a Alemanha estava nesta situação por que os hebreus lhe tomara tudo. Solução? Retomar o que pertencia à Alemanha, eliminando os hebreus.

Após uma reunião do Alto Comando de Hitler, em 1942, próximo a Berlim, discute-se qual a estratégia a ser adotada, como Solução Final. Fuzilar os hebreus? Não, seria muito estressante para os soldados. Então, foram aprovadas três ações simultâneas: morte, eliminação e extermínio.
Quem visitou os campos de morte e extermínio de hebreus como eu, e anda de cabeça baixa pela câmara de gás, refeitório, dormitório,sanitárias, começa sair da realidade e transpor-se aos relatos deixados e imaginar os que vivenciaram os locais. O que faziam? O que sentiam? O que pensavam? A adolescente Anne Frank que, depois de anos encerrada numa peça, emparedada, acaba naquele inferno, estuprada e morta? Ou Viktor Frank junto aos infelizes, consolando e animando os colegas de infortúnio pela logoterapia? Ou Hannah Arend meditando sobre o mal. 

O objeto não poderia deixar de ser o Mal, por que nos campos de extermínio, aí só existia o mal. Qualquer hora do dia, qualquer atividade, qualquer momento sempre o mal sobressaía. O mal estava presente em tudo, desde o ar, a comida, o trabalho, o descanso, as pessoas, os soldados. O mal impregnava tudo. Pois todos estavam diante do espectro da aniquilação comandado por algum sonderkommamndo com conduzia os prisioneiros para. 


- descida ao vestiário
- quartos com "chuveiros"
- fornalha de incineração


Era o extermínio sem testemunho. Ou ao menos se pensava. Atualmente já se conhecem alguns sonderkommando, como Shlomo Venezia, cuja tarefa era levar os corpos das câmaras de gaz para a incineração. Após algum tempo eram também incinerados. Ele conseguiu escapar e escreveu Sonderkommando auschwitz.
Cabia a ele a tarefa descrita acima, qual seja, eliminar a prova testemunhal.

É possível encarar friamente o mal? Olhá-lo de frente e defini-lo? Visto assim, nu e cru, se percebe que o mal não é radical, mas, sim, extremo. Não tem profundidade, nem dimensão demoníaca. Como um fungo que se alastra em todas as direções vai devastando tudo. No entanto, o mal não tem raízes, é superficial. Só o bem tem profundidade e é integral diz Hannah Arend.

O mal atribuído aos seres não é apenas a ausência de bem, uma falta dele, mas a existência real, moral ou física, sempre exista em outro, tal como o bem. Dizemos a bondade de Deus ou a maldade de satanás. Se fosse personificada a bondade ou maldade poder-se-ia inverter os termos e seu significado continuaria idêntico. Se fosse possível dizer “Deus é o bem” também se poderia dizer que o Bem é Deus. Da mesma forma se fosse possível dizer que o mal é satanás, então se teria de admitir a existência substancial da maldade. Se fosse dito que aquele homem é mau não quer dizer que ele personifica a maldade, mas que a qualidade “má” está nele. Ele não tem apenas ausência de bem, mas presença de maldade.  Da mesma forma quando se diz que aquela maçã é ruim, quer significar que nela há a ruindade.

Em meio da desolação podia-se, aqui ou acolá, vislumbrar algum broto que nascia. Era a esperança de Victor que sentia dentro de si o dia que poderia bater à porta de sua casa e dizer sou eu, de Anne comemorando a Páscoa, protegendo a esperança como uma vela acesa ao vento, de Hannah insistindo para si mesma que o bem haveria de sobressair.

Aqui e acolá, a esperança estava viva. Em Budapeste, Perlasca e Wallenberg. Em Istambul, Angelo Rocalli. Na Tessalôncia, Guelfo Zamboni e sabe-se quantas pessoas com suas instituições  que se tornaram diques contra o mal do Reich.

E o dia chegou para Victor bater a porta de sua casa, Hannah assistir o julgamento de Adolf Eichmann e Anne comemorar a Pácoa....




Postagens mais vistas