sexta-feira, 8 de outubro de 2021

PROCURAVA AS ÌNDIAS, DESCOBRIU A AMÉRICA. Selvino Antonio Malfatti.


O Desembarque de Cristóvão Colombo, por Dióscoro Puebla  (1831-1901)
                                        Museu do Prado, Madrid.
  


O dia 12 de outubro está próximo. É o fato histórico do Descobrimento da América, ocorrido em 12 de Outubro de 1492, pelo calendário gregoriano da era cristã. O navegador italiano Cristóvão Colombo, na ocasião a serviço da Espanha, chegou às Bahamas, pensando que havia chegado às Índias.

O Descobrimento da América insere-se no contexto do fim da Idade Média. Neste período, Idade Média, o critério da ciência era a Bíblia. Galileu derrubou mostrando experimentalmente o inverso. O cristianismo, religião monolítica na Europa, esface-se em dezenas de religiões após a Reforma. A produção intelectual, dominada pela Igreja, com o protestante Gutenberg deixou de ser ao desobrir a imprensa e imprimir uma Vulgata da Bíblia. A nova capital do cristianismo, Constantinopla, caiu nas mãos dos turcos em 1453. O heliocentrismo impôs-se sobre o geocentrismo. A terra como uma imensa planície plana, perdeu a credibilidade e vingou a esfericidade da terra. E é sobre esta tese que acontece o Descobrimento da América. Colombo levantou a hipótese de que, se terra fosse redonda, viajando do ocidente para o oriente se chegaria lá, concretamente, da Europa às Índias. Em 12 de outubro de 1492, com três caravelas lança-se mar em direção, pensava ele, às índias. Quando avistou terra estava convicto que chegara ao seu destino. Mas não era as Índias, mas a América.

Este feito de Colombo abriu caminho para exploração das terras americanas: do centro (América central), norte (Estados Unidos e Canadá) e sul (América do sul). Á época as conquistas de Colombo foram vistas como a expansão da fé, tanto por Espanha como por Portugal.

No entanto, atualmente surgem outras visões provocando contestações ao modo como Colombo agia: genocídio de nativos, perseguição, tortura e morte de mulheres e crianças e repressão cultural dos nativos principalmente no que se refere à religião.

Por isso movimentos contestatórios surgiram em vários pontos do planeta demonstrando repúdio à forma de agir do descobridor. Isto se externa na demolição das estátuas de Colombo. Merece destaque a derrubada da estátua de Colombo na Barranquilla, na Colômbia. O monumento político militar no Chile, embora retirado para restauração, provavelmente nunca voltará ao local. Na Argentina no governo de Cristina Kirchner foi determinado que a estátua fosse retirada do pátio da Casa Rosada. Em Boston foi decapitada a estátua. Nos Estados Unidos o “Dia de Colombo” foi substituído por Dia de Homenagem aos povos Indígenas. Outras manifestações surgiram nas mais vaiadas partes do mundo.

Um dos estudiosos das atitudes e das atrocidades de Colombo, narradas por Bartolomeu de las Casas (ex-membro da escolta de Colombo e depois monge), cita algumas:

- com golpe de espada separar partes dos corpos dos indígenas.

- jogar crianças para trás para ver quem atirava mais longe.

- atirar crianças para alimentar cães famintos.

- relações sexuais com meninas de 9 e 10 anos.

- escravidão de índios, mulheres e crianças.

- queima vivos dos escravos fujões. (A Conquista da América. Trechos de Bartolomé de las Casas)

Um balanço a cima das ideologias apontam erros e acertos de Colombo, sempre dentro do contexto da época..

1º Colombo, com três caravelas, lançou-se ao mar para chegar às Índias. Descobriu um continente, tomou posse e iniciou a colonização. É a América.

2º Cumpriu ordens dos reis da Espanha e iniciou a colonização.

3º Por conta própria escravizou, torturou e matou nativos em massa.

4º Chegou ser preso pelo governador, mas foi solto por ordens dos reis.

O historiador Franco Cardini no livro “A Desoberta da América”, frisa que para nós atualmente não é mais tão importante o ouro levado para a Espanha, mas:

“Se hoje provamos o chocolate feito com cacau, temperamos a massa com tomate, acompanhamos batata frita, fazemos polenta com milho, é também porque Colombo teve um sonho e conseguiu realizá-lo”:  a AMÉRICA.

 

 


Postagens mais vistas