sábado, 22 de dezembro de 2018

“Estrela” leva os Reis Sábios à manjedoura. Selvino Antonio Malfatti







Ao perceberem uma luz diferente no firmamento os Reis Sábios ficaram em alerta e começaram a consultas mútuas.

- Colega Gaspar, escrevo-te esta carta, pois há algum tempo observo uma luz diferente entre as estrelas. 
É semelhante a uma delas ,mas não tenho certeza de que seja. 

Algum tempo depois:
- Também observei o mesmo, Baltazar. Consultei o colega Melchior e ele tem a mesma impressão. Notou, além disso, que a "estrela" se move para uma direção: o ocidente”.

Combinaram que se encontrariam um mês depois para estudarem juntos. Descobriram que os Livros Sagrados dos Hebreus falam numa estrela que apareceria quando o Rei Salvador de seu povo nascesse. Decidiram, então, ficar em observação.

Ao perceberem que a “estrela” se movia, resolveram segui-la. A viagem já durava quase um ano quando lhes pareceu que a estrela havia parado. Procuraram então os sábios locais para saber alguma coisa. Evidentemente que se dirigiram primeiramente à autoridade máxima: o Rei. 

Perguntaram:
- Majestade, o povo anda dizendo que nasceu o Rei Salvador dos judeus. Mas ninguém sabe onde se encontra. Queremos adorá-lo. O senhor certamente sabe onde podemos encontrá-lo?!

O Rei Herodes convoca os sábios perguntando-lhes onde nasceria o Rei Salvador dos Judeus. Eles lhes responderam que seria em Belém.

Herodes dá a resposta aos Sábios e ao mesmo tempo manda matar todos os meninos com menos de dois anos.

Logo que os Sábios saíram da cidade, a “estrela” apareceu novamente e conduziu os cientistas até Belém. Dirigiram-se para onde a luz apontava. Encontraram um estábulo e entraram. La estava um bebê com seus pais, Maria e José.  Ajoelharam-se e cada um prestou sua homenagem ofertando: 

Baltazar, o ouro; Gaspar, o incenso e Melchior, a mirra.

E o Menino, com um sorriso, agradeceu retribuindo:

A sabedoria, a Baltazar; a piedade, a Gaspar e a Santidade, a Melchior. 

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Mateus
Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do Oriente a Jerusalém. 2.Perguntaram eles: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. 3.A essa notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele. 4.Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo. 5.Disseram-lhe: “Em Belém, na Judeia, porque assim foi escrito pelo profeta: 6.E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo” (Mq 5,1). 7.Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido. 8.E, enviando-os a Belém, disse: “Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo”. 9.Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que a estrela, que tinham visto no Oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou. 10.A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. 11.Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra. 12.Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho. 13.Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em so­nhos a José e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar”. 14.José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. 15.Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: Do Egito chamei meu filho (Os 11,1). 16.Vendo, então, Herodes que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irritado e mandou massacrar em Belém e nos seus arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo exato que havia indagado dos magos. 17.Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18.Em Ramá se ouviu uma voz, choro e grandes lamentos: é Raquel a chorar seus filhos; não quer consolação, porque já não existem (Jr 31,15)! 19.Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e disse: 20.“Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino”. 21.José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. 22.Ao ouvir, porém, que Arquelau reinava na Judeia, em lugar de seu pai Herodes, não ousou ir para lá. Avisado divinamente em sonhos, retirou-se para a província da Galileia 23.e veio habitar na cidade de Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Será chamado Nazareno.*"

Postagens mais vistas