sábado, 18 de fevereiro de 2023

A PERSEGUIÇÃO RELIGIOSA NOS REGIMES DITATORIAS. Selvino Antonio Malfatti.

 



Em regimes ditatoriais ou totalitários qualquer discordância ou oposição deve ser silenciada. Não nos iludamos: tolerância zero para oposição.

O bispo de Matagalpa, Rolando Alvarez, da Venezuela, por ser crítico do regime está sofrendo as consequências. O bispo foi condenado, em 10 de fevereiro, a 26 anos e quatro meses de prisão. Foi cassada para sempre sua nacionalidade nicaraguense e seus direitos cívicos.

Isto ocorreu no momento que ele se recusou a embarcar no avião que ele e mais de 200 prisioneiros seriam enviados como refugiados a Washington. Na ocasião foi insultado por um funcionário do governo chamando de “arrogante, desequilibrado, louco e feroz”. Conforme Daniel Ortega a Igreja católica foi cúmplice de uma tentativa de golpe.

As investidas contra a religião católica são frequentes. O bispo Silvio Baez foi condenado ao exílio em 2019. No início do mês, cinco padres foram condenados a dez anos de prisão. Com isto as maiores autoridades episcopais da igreja foram neutralizadas.

Num artigo Andrea de Angelis, em Vatican News, reforça as ideias da perseguição do governo da Nicarágua ao clero católico.

No início de fevereiro um tribunal da Nicarágua condenou o bispo Rolando José Álvarez Lagos a 26 anos de prisão, por se recusar a embarcar no avião com 222 pessoas, padres seminaristas, opositores ou críticos do regime. O bispo foi considerado Traidor da Pátria e deverá permanecer na prisão até 2049.

Até sentença do julgamento apareceu antes do julgamento com o bispo de Matagalpa. O julgamento estava previsto para começar em 15 de fevereiro, mas a condenação veio antes. (https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2023-02/nicaragua-condenado-bispo-matagalpa-prisao-alvares-ortega-igreja.html)

Católicos nas mãos de ditadores na Nicarágua:

- Em 2021 Ortega vence as eleições com 75% dos votos num ambiente de candidatos oposicionistas presos com acusações de fraudes por organizações internacionais.

- Documentos provam torturas e violações dos direitos humanos.

- Confinamento de dezenas de prisioneiros políticos em condições subumanas

- Autoridades eclesiásticas foram acusadas de tomar partido e comprometerem-se com golpistas.

- O núncio papal foi expulso do país juntamente com 18 freiras Missionárias da Caridade.

- Padres foram presos e estações católicas de rádio foram fechadas.

Na lista Mundial das perseguições da América Latina constam os seguintes países: Nicarágua, Venezuela, Honduras e El Salvador.

Além da Nicarágua ainda os cristãos sofrem perseguições e restrições nos países abaixo:

Venezuela, Honduras e El Salvador.

 

Postagens mais vistas