sábado, 1 de fevereiro de 2020

AMORES LIQUIDOS. Selvino Antonio Malfatti.



A teoria de Zygmunt Bauman é surpreendentemente simples: a composição social deixou de se entrelaçar com ligames duradouros, sólidos, para alicerçar-se sobre bases voláteis, liquidas. A singeleza da teoria contrasta com a expansão e as várias aplicações que está sendo objeto e utilizada. De uma extremidade pode-se ver a aplicação na estrutura social e na outra extremidade a atribuição até mesmo aos relacionamentos amorosos.
Os contatos amorosos não querem mais saber de compromissos duradouros. De ambas as partes: do lado de quem procura como da parte buscada. E, os meios mais fáceis para a volatilidade dos relacionamentos, são os “media” disponíveis da informática através de aplicativos específicos. Eles têm a vantagem de mostrar e ao mesmo tempo permanecer oculto, evitando com isso compromissos que possam tonar-se estáveis. Como interpretação popular de Garota de Ipanema: mostra tudo, mas esconde o essencial.
É este jogo de mostra e esconde, aceita e nega, quer e não quer. É como alguém que se aproxima do abismo para se jogar, mas recua, vai novamente e volta atrás, olha o abismo e volta-se.
Os amores líquidos da sociedade atual  caracterizam-se por estabelecer laços e ao mesmo tempo mantê-los frouxos. Por isso nas escolhas institucionais têm preferências as que podem desatar-se facilmente. Em vez de namoro, contatos fortuitos, ao noivado, prefere-se o coabitar, ao vínculo matrimonial opta-se pela união estável.
O fundamento social não reside mais no “nós”, mas no eu. Os relacionamentos são vistos como bênçãos ambíguas. Balançam entre o sonho e o pesadelo. Ao mesmo tempo em que se comprazem com momentos de deleites fugazes, se retorcem de angústia como se fossem pesadelos de condenados.
Os compromissos são como máquinas: nada de definitivo, sempre provisórios. Sempre sujeitos a revisões. Nesse ponto Baumann segue Maquiavel. Os compromissos devem ser válidos enquanto cumprem sua função do momento. Passado o objetivo,  finda o compromisso. Todo compromisso em longo prazo se deve desconfiar pois é uma armadilha.  No caso de uma relacionamento romântico, o compromisso a longo prazo fecha a porta para outras possibilidades mais vantajosas. O lema é manter distância. Se quiser usufruir o convívio, faça-o à distância. As portas devem sempre ficar abertas a novidades.
Se nos detivermos na etimologia do relacionar-se, é evidente que as portas devem estar sempre abertas senão não faria sentido: re-lacionar-se, isto é, voltar à relação. Por isso, sobre a atual relação deve pesar sempre o comando “deletar” e estar pronto para... nova relação”!
Os amores são como gelos sólidos que se diluem em liquidos.

Postagens mais vistas