sexta-feira, 9 de setembro de 2022

LIBERDADE ECONÔMICA E LIBERDADE POLÍTICA. Selvino Antonio Malfatti

 

                                                  Vale do Silício

 

PROBLEMÁTICA

As novas modificações no mundo cultural atual, produzidas pela internet, parecem que afetam somente os negócios, abrangendo com isso somente o mundo econômico considerado de forma global indústria, comércio e finanças.

Qualquer um de nós transfere seu pensamento para o Vale do Silício, Silicon Walley, pois é lá que se concentram as empresas expoentes da informática. E são estas empresas que levam adiante o novo modelo de economia com respingos inevitáveis na política.

Comportamo-nos como crianças que se extasiam diante das aparentes magias dos titãs da informática. A questão é que não são mágicas, mas ações reais que nos afetam no dia a dia no nosso pensar, agir e sentir. O perigo eminente é de nos darmos conta quando já fomos devorados. Não está escrita a ameaça, mas ela dança diante dos olhos: decifra-me ou te devoro.

POLÍTICA

A democracia pode apenas ser vista como uma forma de governo. Esta atitude é pobre demais se comparada com  a democracia como uma cultura de comunicação aberta. Isso é o que sugerem  por Zac Gershberg e Sean Illing em The Paradox of Democracy.. Entramos numa nova era em que a linguagem e a interação social assumem contornos absolutamente diversos das épocas anteriores. Sendo assim, a política e a democracia já não tem o mesmo sentido atualmente. Só para exemplificar atualmente já é possível uma democracia direta de massas, coisa que no passado era apenas utopia.

DEMOCRACIA ATUAL

O político e economista italiano Giuliano Amato conseguiu com êxito fazer uma associação entre um sistema econômico de livre concorrência com sistema político democrático. Isto foi possível na prática, pois Amato foi Primeiro Ministro italiano. Advertiu que a concentração econômica causa problemas não só na economia, mas também no convívio sócio político. Se isto ocorreu na Década de Noventa na Itália, com mais razão o problema se apresenta atualmente. Naquela época talvez fosse só um alarme, embora perigoso, imaginemos atualmente os poderosos da web o que fazem com a divulgação de dados, informações e opiniões. É um poder que abrange a capacidade de influenciar (capturar) legisladores e autoridades de supervisão. O poder da web sobre a posse, controle e difusão dos dados atinge não somente a esfera global da economia, mas o impacto sobre os indivíduos subjugando-os aos objetivos econômicos. Imaginemos estes dados disponíveis para a inteligência artificial ou algoritmos.!

REALIDADE E VIRTUALIDADE

Chegamos ao limiar entre o mundo real e o mundo virtual ou liquido como se expressa Baumann. Observemos Um trabalhador em banco como Home office.  Ele vive duas realidades: a fenomenológica física e a líquida ou virtual. Na verdade as duas são reais e não são e cada uma com suas qualidades. Se pelo banco é enviado um montante para outro banco sensorialmente nenhuma das realidades pode ser comprovada. A famosa definição de Aristóteles de que nada está no intelecto que primeiro não tenha passado nos sentidos, caducou. Nada passou pelos sentidos e, no entanto, Alguém passou um Montante de um Local para outro, sem auxílio dos sentidos.

Naquele momento a realidade física dos dois bancos não tem existência. Nem o dinheiro da operação existe e nem o banco receptor. Só existem no mundo criado na virtualidade. Não existe também o dinheiro a ser enviado e não existe também o banco que recebe. Tudo não passa de operações virtuais entre UM PROGRAMADOR, UM MONTANTE e um RECEPTOR. O operador está confortável num sofá, capturando um dinheiro de uma entidade virtual e transferindo-o para outra conta virtual. A realidade física é uma quimera.

NOVA ATIVIDADE VIRTUAL.

Um programador, em home office, com cargo de iOS. O que faz? Sua especialidade são os aplicativos, disponíveis na Apple. E isto não é nada pouco, pois atualmente a área de tecnologia está praticamente toda em home office. E o que fazem estes profissionais? Desenvolvem software, ou um produto que é entregue de forma digital. Para isso as empresas criaram uma equipe de funcionários, sem endereço físico e sem empresa. Os funcionários atuam conforme a necessidade da empresa focando nos resultados. Como foram avaliados em termos de salários. Isso dependeu do valor da moeda de cada país. Por exemplo, um programador nos EUA vale 8.000 dólares. Num país de moeda fraca o mesmo programador vale no máximo 3.000 dólares. Está acontecendo uma globalização do valor do profissional programador, só que para baixo. O pagamento passou a ser feito por Pessoa Jurídica. A novidade: saem bits em dólares e chegam bits em reais, repatriando o dinheiro.

REALIDADE E VIRTUALIDADE

Chegamos ao limiar entre o mundo real e o mundo virtual ou liquido como se expressa Baumann. Um trabalhador em banco como Home office.  Ele vive duas realidades: a fenomenológica física e a líquida ou virtual. Na verdade as duas são reais e não são e cada uma com suas qualidades. Se pelo banco é enviado um montante para outro banco sensorialmente nenhuma das realidades pode ser comprovada. A famosa definição de Aristóteles de que nada está no intelecto que primeiro não tenha passado nos sentidos, caducou. Nada passou pelos sentidos e, no entanto, Alguém passou um Montante de um Local para outro, sem auxílio dos sentidos.

Naquele momento a realidade física dos dois bancos não tem existência. Nem o dinheiro da operação existe e nem o banco receptor. Só existem no mundo criado na virtualidade. Não existe também o dinheiro a ser enviado e não existe também o banco que recebe. Tudo não passa de operações virtuais entre UM PROGRAMADOR (que já fez seu trabalho), UM MONTANTE e um RECEPTOR. O operador está confortável num sofá, capturando um dinheiro de uma entidade virtual e transferindo-o para outra realidade virtual. A realidade física é uma quimera. O próprio objetivo principal, o sistema bancário, sofreu uma derrota na sua privacidade individualidade. As fronteiras até então consideradas e inexpugnáveis deixaram cair os baluartes: o Programa  PIX derrubou a impenetrabilidade do sistema bancário e o deixou exposto.


Postagens mais vistas