sexta-feira, 14 de abril de 2023

FINLANDIA DÁ EXEMPLO – SAI DA RUSSIA E VAI PARA EUROPA. Selvino Antonio Malfatti

 




A Finlândia tem 338.440 km² e uma população de 5 milhões e meio de habitantes, com a capital Helsinque.

No dia 4 de abril de 2023 a Finlândia entra oficialmente para a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

 O garoto Davi enfrentou o gigante Golias ou, a fisicamente pequena Finlândia desafia a megalópole Rússia. Serviu de lição para o mundo todo.

Depois da Segunda Guerra a Europa para proteger-se criou a OTAN – Organização dos países do Atlântico Norte enquanto a Rússia e seus liderados criaram o Pacto da Varsóvia. Com o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, 1991, extinguiu-se também o Pacto de Varsóvia. A Finlândia estava agregada ao Pacto.

Descontente com os rumos tomados pela Rússia na guerra com a Ucrânia, a Finlândia resolve abandonar a satelitização russa e agregar-se à OTAN. A reação russa responde prontamente com ameaças advertindo que tomará as medidas cabíveis contra Helsinque.

Com isso a Finlândia converteu-se no 31º membro da OTAN, tendo em vista o cumprimento integral do processo de adesão. O ministro das Relações Exteriores finlandês, Pekka Haavisto, entregou o documento que torna oficial a inclusão da Finlândia na Aliança ao secretário dos Estados Unidos, Antony Blinken, na sede da OTAN em Bruxelas.

Por sua vez o secretário geral da OTAN, Jens Stoltenberg, deu as boas vindas à Finlândia, enfatizando que o presidente russo está colhendo exatamente o inverso do esperado por ele. Sua expectativa era aumentar o poderio russo com a anexação da Ucrânia, mas deu um tiro no pé: perdeu a Finlândia e Suécia.

Este acontecimento marca o fim da neutralidade militar da Finlândia desde a Segunda Guerra, quando a União Soviética ensaiou uma invasão. A partir de então procurou manter uma relação amigável. Com a invasão da Ucrânia  em fevereiro de 2022, a Finlândia percebeu quão insegura era esta amizade russa e procurou uma maior proteção na OTAN que determina que um ataque contra um membro será considerado um ataque contra todos.

O que causa surpresa é que a diplomacia brasileira está indo na contramão da história. Enquanto há uma tomada de distância de governos totalitários o Brasil faz esforços de aproximação. O ex-chanceler Celso Amorim foi a Moscou para "um acordo de paz com a Ucrânia...."




Postagens mais vistas