sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Viktor Frankl e seu olhar para o homem.José Mauricio de Carvalho



O psiquiatra e filósofo Vitkor Frankl acolheu dos filósofos da fenomenologia a ideia de que o homem é constituído como corpo material, com função vital-psicológica e dimensão espiritual. Ele trabalhou esse entendimento a partir do pensamento de Nicolai Hartmann e, especialmente, de Max Scheler. Isso lhe permitiu pensar um humanismo que reconhecia a insuprimível realidade do espírito. Essa questão teórica teve importância prática ao tratar o sofrimento psíquico separado de outras dores oriundas do espírito. E compreender, adicionalmente, que essas últimas, embora não sejam da mesma natureza dos primeiros, produzem sofrimento psíquico ou os agrava.

Os quatro estratos mostram o homem completo: matéria – vida – consciência – espírito ou sinteticamente corpo vivo e consciência espiritual. Descrever assim o homem abre a visão do que ele seja. Os estratos se superpõem de modo que com a descrição fenomenológica (FRANKL, 2017 c, p. 69): “é somente no espaço do corporal-psíquico-espiritual que o humano vem à tona pela primeira vez.”  Descrever a realidade desse modo evita uma visão unilateral do homem. Evita que se reduza o sujeito a impulsos, instintos ou mecanismos fisiológicos próprios de quem fica no funcionamento corporal ou dele faça um espírito desencarnado.

Ao descrever a vida humana com esses quatro estratos e verificar que eles são irredutíveis, os fenomenólogos ratificaram que o espírito não pode ser explicado por outro estrato. E mais, nota-se que o espírito é o estrato responsável pelo pensamento lógico e a compreensão consciente do mundo. No entanto, o homem não apenas está no mundo como um objeto entre outros. O espírito não apenas compreende, mas está na raiz das escolhas, o que leva os fenomenólogos a dizer que o espírito é a base da liberdade. Uma liberdade limitada ou circunstanciada é fato, mas ainda assim uma liberdade. Esse aspecto reconhecido empiricamente por todas as pessoas serve como contraposição para a ideia de que o homem é resultado de processos que podem ser descritos pelas ciências naturais, como fizeram psicanalistas e outros cientistas. Nessas reduções o homem é visto como nada mais que (LUIJPEN, 1973, p. 184): “uma coisa, visto que se pode afirmar, em sentido estrito, ser ela o resultado de processos e forças”.

 Logo, nesse esquema, o espírito é sede dos valores e do sentido, sem anular a força dos impulsos do psíquico. O espírito, para Frankl, encontra-se acima dos outros estratos e permite orientá-los, nele se situando o sentido existencial. Desse modo (KRETSCHMER, 1990, p. 63): “A filosofia do sentido se encontra imediata e inseparavelmente vinculada a filosofia dos valores. Ocorre que só valores podem dar sentido à vida.” É por isso que escolhas envolvem elementos espirituais. O tema da responsabilidade ganhou importância em nosso tempo, pois perdeu força na sociedade de massas, atraindo a atenção do filósofo e do cientista. Da perspectiva psicopatológica, Frankl observou que a descrição fenomenológica do homem por estratos permitiu diferenciar os transtornos psíquicos dos nascidos na esfera espiritual.




Postagens mais vistas