sexta-feira, 20 de agosto de 2021

ARTE TOKEN OU “NON-FUNGIBLE TOKEN”. Selvino Antonio Malfatti.

 

(https://www.corriere.it/sette/attualita/21_luglio_22/domani-7-mercato-cripto-opere-nft-sono-vera-arte-ab3f3f36-eaa4-11eb-872f-99e4306190c7.shtml)

O que são, como são e quanto valem os Tokens? Antes de mais nada, alguns conceitos. Os tokens são registros criptográficos, isto é, codificados, presentes em um “livro”, formados por um conjunto de computadores, chamados de brockchain.

Os “Non-Fungible Token” são objetos digitais certificados, únicos e não reproduzíveis. Os defensores apresentam mais uma característica: inegociáveis. Então, o que são? 

São criptomoedas que não possuem parâmetros de valores. No entanto, no mercado valem bilhões, como o trabalho do artista americano Beeple, intitulado Unconditional staking de Skygolpe foi leiloado por $ 69,3 milhões, tornando-se o terceiro artista vivo mais bem pago do mundo. apresenta um volume de vendas estimado em 2,5 bilhões de dólares 

Os NFT representam uma verdadeira revolução na arte. Tudo indica que para os próximos anos será o tema quente no meio artístico e de valores. Calcula-se um volume de vendas estimado em 2,5 bilhões de dólares, sgerindo um mercado ainda não explorado e no qual os artistas podem interagir colocando seus trabalhos à venda  nas plataformas Blockchain.

O que o meio artístico tradicional não consegiu como parâmetros de valores artísticos os  NFT parecem estar próximos. No meio artístico tradicional o único objeto artístico a cima de qualquer valor continua sendo de Mona Lisa de Leonardo da Vinci, que serve de parâmetro para valorar outras obras de arte. Diz-se: vale um terço da Mona Lisa ou metade da Mona Lisa. Nunca igual ou superior. 

No mundo Non-Fungible Token não funciona assim. O artista Skygolpe, 34 anos, criou a obra de arte “7”, o retrato de uma índia da Amazônia se maquiando. É uma obra prima de arte exposta e negociável na plataforma SuperRare Blockchain. No mundo NEF foi tudo normal, no tradicional causou mal estar no meio artístico, financeiro e ambientalista.




Postagens mais vistas