sexta-feira, 23 de agosto de 2019

GULAG X KONZENTRATIONSLAGER –. Selvino Antonio Malfatti



COMUNISMO

Em que pese Marx ter orientado a classe política de que a emancipação da classe dos trabalhadores deva ser obra de si mesma, seu seguidor Vladimir Uljanov, apelidado de Lenin, pensou contrariamente. Entendia que a classe trabalhadora não tinha condições de ter uma autêntica visão revolucionária, e a consciência da missão a ela destinada. Então, deveria ser criada, uma classe política de vanguarda que pensaria pela classe operária. Era o partido bolchevique que. em vez de representação faria, a cooptação.

No sistema cooptativo organizado pelos comunistas não há alternativa para a agremiação no poder. As eleições são um simulacro, desde que o voto é aberto e só há uma lista. A ascensão dá-se por cooptação, isto é, os que estão por cima escolhem aqueles que irão ocupar os vários postos dos diversos níveis de governo. No caso da União Soviética, o responsável maior pelo Partido Comunista ( denominado de secretário-geral) era ao mesmo tempo o chefe do órgão administrativo correspondente (soviet). A rigor não há Parlamento porquanto este reúne-se transitoriamente e é “eleito” pela forma indicada, não havendo a mais remota possibilidade de uma atuação independente. Tampouco havia Poder Judiciário autônomo. O sistema cooptativo soviético corresponde a uma das formas do totalitarismo surgido no século XX.

Quando as eleições russas elegeram uma Assembleia constituinte, na qual os bolcheviques eram minoria, Lenin a dissolve. Em seu lugar institui a Ceka (a futura KGB) policialesca encarregada de espalhar o terror entre os opositores. A possível democracia do socialismo cedeu lugar ao regime de ferro e fogo, totalitário. Surgiam os profissionais ditadura, o poder absoluto do partido e de seu dirigente.

GULAG

Todo aquele que se opusesse ao regime político da União soviética, era muito provável que seria enviado para algum Gulag. Embora pudesse atingir qualquer cidadão  comum – ladrões, heresias religiosas, homossexuais, prostitutas, gays e ação de vadiagem, furto, roubo, agressão, homicídio e estupro -  a maioria esmagadora era de dissidentes políticos.  No Gulag de Kengir, em 1954 havia 650 presos comuns e 5200 presos políticos. Os Gulags existiam antes da Revolução bolchevique, chamados de Katorga com as mesmas penas: trabalhos forçados, pena de morte , privação da liberdade. Os bolcheviques continuaram, com a diferença da potencialização das penas numa escala de dezenas de vezes maior, inclusive com registro de canibalismo.

Conforme o Livro Negro do Comunismo, Martin Malia, calculou um número de mortes de entre 85 e 100 milhões de pessoas.






NAZISMO

Na Alemanha, nas eleições de 1930, a aliança de Weimar obtém apenas 46% das cadeiras. Os partidos autoritários e totalitários conseguem 41% das mesmas, enquanto os nacional-socialistas já detêm 18 delas. Em 1932 tem lugar a eleição presidencial. O marechal Hindenburg candidata-se à reeleição. Necessita de um segundo turno para se reeleger, tendo como oponente Adolf Hitler. Os comunistas, percebendo que não elegeriam seu candidato, votam em Hitler, evidenciando a proximidade ideológica dos dois totalitarismos: nazismo e comunismo. E com as eleições de 1932 e 1933, Hitler se torna o chanceler.

KONZENTRATIONSLAGER

Tão logo o regime nazista conseguiu chegar ao poder, em 1933, providencia uma série de centros de detenção, destinados à prisão dos denominados “inimigos do povo.” Entre eles constavam os professos da ideologia comunista ou social-democrata e ciganos da etnia romani, testemunhas de Jeová, homossexuais e acusados de comportarem-se antissocial.

A agressão em massa da Alemanha deu-se após a anexação da Áustria em 1938. Esta data marca a ação de prisão e encarceramento de judeus alemães nos campos de concentração em  Dachau, Buchenwald e Sachsenhausen. Nesses campos o objetivo final, solução final, era o extermínio principalmente de judeus. Ficou conhecido como holocausto por abrigarem prisões, trabalhos forçados, experimentos científicos, mortes por câmaras de gás, execução ou à mingua.

Se começarmos a contar a partir de 1945, o número mais citado para o total de judeus mortos no período do Holocausto é o de 6 milhões de pessoas.

DOIS MODELOS, MESMA PRÁTICA.

O Gulag incubou-se no comunismo. Foi de esquerda? Parece que há unanimidade. O Konzentrationslager tem sua paternidade no nazismo.  Foi de direita? Ao que tudo indica, há consenso.  Temos então dois modelos contrários com os métodos de atuação idênticos: privação da liberdade, crueldade, extermínio, insensibilidade à dor.
O comunismo é uma ideologia totalitária. O nazismo é uma ideologia totalitária. O conceito de totalitário é usado quando o Estado identifica-se com a vida de seus componentes, família, cidadãos e instituições. As características de ambos respondem positivamente. Da mesma forma seus conteúdos e métodos atestam que sim.

Eram ateus nazismo e comunismo? O líder do nazismo, Hitler, não se dizia ateu, mas fez da religião um self-service, isto é, escolheu dentre os ensinamentos o que lhe convinha. Adotou o Movimento Cristão Alemão, antissemita e racista.
Já o comunismo se declarou explicitamente ateu com Marx, Lenin e Stalin. Conclui-se que ambos não manifestavam – nazismo e comunismo - nenhum entusiasmo religioso. Em que pese o cumunismo ter provocado dezenas de milheres mais vítimas, os comunistas só citam o nazismo. Por sua vez, embora o nazismo supera disparado em violência o fascismo, o mais citado é este. Sem mesmo conhecer o que é um e outro, a acusação mais frequente sempre recai no fascismo. Ambos são ruins, no entanto o nazismo é pior e o comunismo é péssimo.

Além dos regimes políticos comunista e nazista ocorreram outros no século XX, no oriente e ocidente, como chinês, Laos, Hong-Cong entre outros, todos com maior ou menor intensidade de crueldade.

Mas nenhum superou Gulag e Konzentrationslager, as duas pústulas do século XX. 

Postagens mais vistas