sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Referências para 18. José Mauricio de Carvalho – Academia de Letras de São João del-Rei





Esse é um texto sobre referências. Referência é o que guia a existência. Difícil fugir do impulso para falar de referências no início do ano, de orientações para o imediato, mas essa é uma questão que precisa ir além do agora. Referência é a nossa bússola existencial, é nossa orientação vital, uma rota da vida. Ainda que estejamos, no dia a dia, ocupados com o que iremos comer, onde vamos dormir, onde vamos passar as férias e o que vamos vestir há a questão maior de para onde nos dirigimos enquanto cuidamos do trivial. Jesus chamou atenção para o fato de que a vida é mais que essas preocupações rotineirasem Mt. 6, 25: “Portanto, vos afirmo: não andeis preocupados com a vossa própria vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as roupas?”. Jesus orienta no evangelho de Mateus não sobre a irresponsabilidade ou imprevidência, pois sempre devemos nos ocupar dessas coisas corriqueiras, mas Ele ensina a confiança em Deus. Depois de fazer a Sua vontade, isto é, depois de plantar, regar, cuidar do solo, etc. podemos confiar que Deus dará o fruto da terra, não é preciso sofrer com angústia pelo que virá quando fizermos o que deve ser feito. Jesus não raciocinava de outro modo porque sempre fazia a vontade de Deus.
O que se vai abordar aqui é um outro aspecto da questão do sentido, isto é, seu vínculo aos valores. Essa é uma questão fundamental como mostramos no livro O Homem e a Filosofia. A vida humana precisa de direção e essa vem com os valores que a cultura concretizou no último milênio. Assim, para buscar um sentido para viver além de comer, beber e passear, à parte do gozo irresponsável e rápido, é preciso superar tensões e tentações. E o mundo anda estranho com tanto conservadorismo, imediatismo e gozo irresponsável e ansioso. Qualquer defesa do humanismo, ou até valores cristãos é entendida como comunista. Ou as pessoas perderam a noção dos valores nucleares da cultura ou enlouqueceram de vez depois da queda do muro de Berlim e do fim do socialismo real. Stalinismo, marxismo foram experiências ruins, mesmo que tivessem bons propósitos. Essa experiência está superada na História. Buber já fez, no século passado, uma crítica demolidora a esse socialismo sem moral.
O que não se pode esquecer é que o liberalismo se desenvolveu como: liberdade política, de expressão e pensamento, estado de direito, mas tudo orientado pelo respeito humano e cuidado com os mais fracos. A cultura ocidental se desenvolveu transmitindo para as novas gerações o que foi aprendido com dor e sofrimento na história: sociedades injustas e sem valores não sobrevivem. É sob essa base constitutiva da cultura e inteligência que a vida de cada homem se individualiza e socializa. É aquilo que cada homem incorporou como valor, que o prende ao destino dos outros. Foi porque a cultura ocidental assumiu as raízes orientais judaico-cristãs que seus valores de paz e justiça se universalizaram.  Quando o que impera é o gozo rápido e irresponsável, a vantagem imediata, vem junto a injustiça, a miséria, as drogas, as relações superficiais, o egoísmo generalizado, a corrupção e o desânimo na vida dos povos. E um tempo assim, não de perda mas de afrouxamento dos valores, de desânimo e descrença que está ganhando força nesses dias.
Fazemos uma sociedade boa aproximando nosso destino singular do dos outros homens, ainda que nunca deixemos de ser nós mesmos ao fazê-lo. Essa é a ambiguidade inalienável que é própria do homem, ao mesmo tempo que se é único e singular na forma de compreender e viver, se é parte de uma comunidade e mesmo partícipe de uma humanidade comum. Não se trata de viver uma ou outra realidade isoladamente, pois isso leva ao totalitarismo ou à loucura. A liberdade se vive no exercício da responsabilidade moral, a vida social numa democracia pelo direito e valores, uma sociedade que mesmo imperfeita procura sê-lo cada dia menos.


9 comentários:

  1. Amigo superar tentações?
    É o caminho para perfeição.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos de direção, de confiança, de esperança, precisamos de irmandade, de justiça.

    ResponderExcluir
  3. Precisamos ser nós, precisamos nos conhecer, mas só nos tornamos humanos através das experiências e vivências com o outro.
    Seremos sempre imperfeitos, mas com certeza melhores vivendo em sociedade.

    ResponderExcluir
  4. Este afrouxamento de valores está produzindo uma geração insegura, imediatista e extremamente consumidora.

    ResponderExcluir
  5. Liberdade de expressão e pensamento seriam pilares para desenvolvimento de uma sociedade, se houvesse entendimento de que a educação é a base, sem educação não teremos igualdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, sem muito investimento em educação nada anda, pátina.
      Educação é a base para o desenvolvimento.

      Excluir
    2. Educação passa por conhecimento com governantes responsáveis.
      Olha como está a política?
      Pessoas com preço, sem ética e sem o mínimo de compromisso com seus eleitores.
      Eleitores enxerguem a necessidade de mudanças, tirem com o voto o poder destas raposas.

      Excluir
  6. Vc vai até onde?
    Respeitar seu próximo, não faça ao outro o que não quer que façam com você.

    ResponderExcluir

Postagens mais vistas