sexta-feira, 20 de maio de 2016

AS RELIGIÕES E SUAS ÉTICAS. Selvino Antonio Malfatti






1.    Modelos de Teodiceias
O pensamento religioso de Max Weber tem como pano de fundo as Três Formas da Teodiceia.  As teodiceias são grandes construções teóricas que tentam encaixar toda realidade existente dando-lhe coerência e sentido. São como as teorias, no entanto sob o ponto de vista religioso. Para Weber existem três grandes modelos de teodiceias:

1º O Dualismo. É uma das formas mais difundidas e existe em diversas religiões. O zoroastrismo talvez fosse o modelo mais perfeito desta forma de teodiceia. O conteúdo religioso contempla a dualidade entre o bem e o mal religioso. Nesse sentido há o puro e o impuro. O deus do bem e o do mal, o virtuoso e o pecador. O problema é que esta crença ou teodiceia envolve uma contradição. Há um deus que possui seus poderes limitados por um rival. A ideia de salvação, através de um Salvador, como na teodiceia cristã, avançou esta concepção para a vitória do bem. Para os bons ficaria reservado o céu e para os maus o inferno. O responsável pelo inferno é uma criatura subordinada ao Deus do céu. O Deus do céu, superior, castiga o deus do inferno com todos os seus, condenando-os ao sofrimento infinito e eterno.

2º Predestinação. Nessa teodiceia se acredita que o homem é incapaz de conhecer qualquer desígnio de Deus. E por isso nada de bom pode fazer, cabendo a Deus a liberdade de escolher quem quer para a salvação. O condenado é um réprobo que merece este castigo e nada pode reclamar.
3º Salvação universal. Esta crença se poderia encontrar na religiosidade dos intelectuais indianos. A autorrealização do homem está garantida na salvação universal.

2.    A Ética das Religiões Mundiais
Weber propõe, como hipótese, que a confissão religiosa cria uma ética e esta influi tanto na atividade como no desempenho econômico. Ele a denomina genericamente de “ética econômica”. Pensa que o que anda nas consciências tem eco na economia. Há, por isso, conforme ele, um imbricamento entre religião, ética e economia. Isto não significa que uma economia seja exclusivamente determinada pela religião. Não significa, igualmente, que uma determinada ética produzirá sempre a mesma atividade econômica e nem mesmo que uma determinada atividade econômica só pode adaptar-se a uma determinada ética.
Em cada sociedade, com uma determinada religião há camadas sociais. Entre estas camadas sociais há uma que se sobressaia e influencia a religião mais que as outras e, consequentemente, tem mais peso ético e em decorrência também é preponderante na economia. As grandes religiões mundiais também tinham uma determinada camada que era mais significativa que as outras.

 1º confucionismo e taoismo era a ética dos prebendários, cuja educação literária provocava o racionalismo secular. Quem não pertencia a esta camada culta não tinha influência. A ética desta camada determinou o modo de vida dos chineses para sua própria camada e das demais. Esta camada distribuía o poder dentro da sociedade. Determinava o papel do imperador e das províncias. As funções dos mandarins (burocratas). O universo era visto como uma ordem eterna – Tao. Desenvolveu através de Lao-tsé uma mística que evoluiu para a magia e como consequência impediu o surgimento de práticas racionais.

2º hinduísmo e budismo. Era praticado por casta hereditária de letrados, que, embora não tivessem cargos, atuavam como conselheiros ritualistas e espirituais para indivíduos ou comunidades. Era uma sociedade de castas, as quais formavam uma ordem hierárquica, cujo topo era ocupado pelos brâmanes. Depois vinham os guerreiros, comerciantes, agricultores e por fim os trabalhadores. O intercâmbio entre as castas era proibido. Acreditavam na reencarnação e como todas as religiões orientais eram místicas. Os brâmanes constituíam um centro em torno do qual gravitava toda a organização social. Os brâmanes, educados nos Veda, era o estamento plenamente aceito. Mais tarde surge outro estamento, não brâmane, que passou a competir com eles. O budismo era constituído por monges contemplativos, mendicantes e errantes. Eram considerados membros integrais das comunidades religiosas. Os demais eram considerados inferiores, objetos e não sujeitos de religiosidade.

3º O islamismo. Inicialmente uma religião de guerreiros cujo objetivo era conquistar o mundo. Eram como os cruzados cristãos, mas sem o seu ascetismo sexual. Em torno do século VII d.C, surgiu o misticismo maometano, cujo resultado foi um simbolismo complexo. 

4º judaísmo. Após o exílio, os hebreus perambularam como um povo pária, isto é, o único vínculo era o Deus comum, Javé. Com a elaboração de uma lei sacerdotal, levada adiante pelos levitas, juntamente com a pregação dos profetas, abriu espaço para um caráter prático e ético, expurgando as crenças de magias que grassavam no meio do povo. Durante a Idade Média conseguiu que uma camada de intelectuais que imantava os diversos grupos esparsos pelo mundo. Esta camada representou a intelectualidade pequeno-burguesa, racionalista, mas quase proletária.

4º O cristianismo. O cristianismo - pensa Weber-  iniciou como uma doutrina de artesãos, jornaleiros itinerantes. Permaneceu sempre como uma religião urbana e cívica. Em todos os períodos manteve este caráter: antiguidade, Idade Média e Época moderna. A cidade do ocidente, diferente de todas do mundo da época, com um corpo de cidadãos, foi o palco do cristianismo. A ética pregada era privação, do ascetismo. A verdadeira vida vinha após a morte.

13 comentários:

  1. É muito interessante. Boa informação, imagine a verdadeira vida após a morte.

    ResponderExcluir
  2. Excelente lembrança do amigo Selvino Malfatti acerca destes textos de Weber, tão atuais para melhor compreendermos a complexidade deste mundo globalizado, em que as religiões, na sua versão globalizada, fazem parte da trama.

    ResponderExcluir
  3. Interessante, mas acho que se aproximam muito dos partidos políticos.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito. parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Dualismo perdurou na Igreja Católica?
    Era Deus do bem e diabo.

    ResponderExcluir
  6. Concordo um pouco. Mas a vida é aqui e agora.
    Quem procurar outro entendimento, deixa a vida passar.

    ResponderExcluir
  7. Interessante. Boa leitura.

    ResponderExcluir
  8. O Deus do céu, superior, castiga o deus do inferno com todos os seus, condenando-os ao sofrimento infinito e eterno. (Muito legal, esses deuses)

    ResponderExcluir
  9. As religiões e ética, interessante nem sabia que existia uma história.

    ResponderExcluir
  10. Vê só, sempre a economia ditando as regras, até nas religiões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro comentarista. O pensamento de Weber é o inverso: a ética ditando a economia. Leia Economia e Sociedade ou O Espírito do Capitalismo.

      Excluir
  11. O QUE SE QUER EXPLICAR É QUE UMA RELIGIÃO ENGENDRA UMA ÉTICA A QUAL PODE INFLUIR EM COMPORTAMENTOS CULTURAIS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS.

    ResponderExcluir

Postagens mais vistas