sexta-feira, 30 de maio de 2014

A natureza e o homem. José Maurício de Carvalho





O homem é parte da natureza, ele próprio tem um corpo com elementos físico-químicos que funcionam segundo mecanismos naturais. É verdade que esse corpo é vivo e como tal tem propriedades especiais, diferentes de outros seres que não têm vida. É também verdade que ele tem uma vida psíquica que exige métodos próprios de estudo e possui ainda vida racional, fato que lhe permite conhecer e julgar. E é esta vida racional que mais o diferencia do restante dos entes, alguns dos quais têm vida, outros ainda uma possibilidade emocional como cachorrinhos e gatos, mas apenas o homem é capaz de um raciocínio completo. Ainda assim ele continua sendo parte da natureza.
Embora parte da natureza, o homem é capaz de julgar as coisas e valorá-las, entendendo que algumas delas não deveriam ocorrer como as doenças, as catástrofes naturais e a violência. Ainda assim elas nos acontecem. A cultura nasce do esforço humano para deixar o mundo mais do seu jeito, as casas protegem do frio, do calor e da chuva, as leis organizam e disciplinam a vida social, a ciência ensina a lidar com a natureza e a técnica a intervir na natureza de uma forma mais eficiente. A poesia embeleza a vida, a literatura transmite conhecimentos e diversão, a religião coloca-o em relação com a transcendência, que lhe aparece como exigência da sua capacidade racional. A filosofia igualmente ajuda-o a entender essa dimensão transcendente do quotidiano, examina os limites da razão, procura descrever o que é a vida e a tratar do seu sentido. Tudo isso são aspectos da cultura que formam o mundo do homem, o lugar onde ele vive e se relaciona com a natureza.
O convívio com a natureza é normalmente controlável, embora a natureza siga sempre seu curso, independente da vontade ou dos propósitos éticos do homem. Assim tem sido desde que nossos antepassados surgiram no planeta, descobriram o fogo, começaram a dominar as técnicas de plantio, criaram as primeiras civilizações, códigos morais e legais, iniciaram a filosofia, estruturaram as primeiras religiões, etc.
Nas últimas décadas acentuou-se uma circunstância natural, em si nada diversa do que tem sido sempre, mas com efeitos devastadores. O aquecimento do planeta tem provocado tantas mudanças climáticas que aquelas condições às quais nos habituamos estão mudando. O fato obrigará a humanidade a mudar de rumo se quiser continuar a ter uma vida razoável e tranqüilidade relativa.
Considerando tudo o que foi dito anteriormente há um mito a ser abandonado. Foi comum, por conta de certa visão romântica da vida própria da geração de nossos avós, pintar o Brasil como um país paradisíaco onde a natureza, tal como mãe generosa, tudo dá sem grande esforço dos brasileiros. A realidade está longe de ser assim, a seca no nordeste, o calor intenso em quase todo ano, somado a tempestades cada vez mais fortes, florestas tropicais, formam um quadro de grandes desafios que exige trabalho, disciplina, dedicação e empenho, se quisermos construir uma nação adiantada e civilizada. Por outro lado, nem mesmo tudo isto propicia segurança absoluta ante as forças da natureza, como o maremoto no Japão e as chuvas no Rio de janeiro demonstraram. Ainda assim é admirável observar a disciplina, educação e esforço dos japoneses para contornar a situação de catástrofe que têm vivido.

Temos também necessidade de estabelecer uma outra relação com a natureza porque ela se já é de convivência difícil, ainda fica pior quando se joga esgoto não tratado nos rios, quando não se recicla o lixo, quando se destrói as matas, quando se joga na atmosfera mais carbono que a terra pode absorver, etc. Enfim, para nós brasileiros desenvolver uma outra forma de lidar com o mundo é uma necessidade imediata. Se nem assim estaremos a salvo dos fenômenos naturais, poderemos, contudo, estabelecer uma relação mais tranqüila com a terra e viver com menos sobressaltos.

10 comentários:

  1. É verdade vivíamos em berço esplêndido, hora de pensar diferente.

    ResponderExcluir
  2. Quando entenderemos que a natureza é vida, faz parte de nós.

    ResponderExcluir
  3. Precisamos nos educarmos,somos predadores de nós mesmos destruindo e não cuidando de nossa relação com a natureza.

    ResponderExcluir
  4. Bem que merecemos que a natureza se revolte,para todo lado que observamos é uma total falta de cuidado,ás vezes me parece que acabaremos soterrados no lixo, gostaria de saber se as pessoas jogam lixo dentro de suas casas ou este hábito se restringe as ruas das cidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que desrespeito com a natureza tudo vai fechar esgotos e provocar alagamentos.

      Excluir
    2. Ainda bem que estão aumentando os movimentos de conscientização. Aqui este belo artigo,um alerta.

      Excluir
  5. Como sempre precisamos sentir o efeito para tratar as causas.

    ResponderExcluir
  6. nada será mais triste em nosso futuro do que esta falta de consciência.

    ResponderExcluir
  7. Concordo,um alerta para conscientizar.

    ResponderExcluir
  8. Talvez só vamos parar e cuidar realmente da natureza quando tudo começar a desaparecer, olha, a água que tantas cidades estão sempre em racionamento. Vamos imaginar nós sem nosso combustível.

    ResponderExcluir

Postagens mais vistas