sexta-feira, 12 de abril de 2013

Onde o século XX não terminou. José Maurício de Carvalho.






A história do homem registra o modo de vida das sociedades passadas. O tempo muda a paisagem da terra, mas a história é também a transformação das crenças que povoam as cabeças das pessoas. As gerações se separam umas das outras pelos conteúdos que acreditam ser verdade, mais que pelas mudanças que fazem na paisagem. A História como disciplina registra, portanto, a transformação da paisagem e das crenças. Como disciplina a História olha fatos e crenças de projeção, isto é, aqueles que possuem impacto universal ou quase.
Neste sentido, há historiadores que defendem que o século XX terminou no final da década de oitenta quando caiu o muro de Berlim e a Rússia não se moveu para conter os movimentos de independência nos países sob o jugo da ex-União Soviética.  Ali terminava, parece, um século que construiu os mais brutais regimes políticos da História Humana e acreditava na fragilidade dos ideais de liberdade. Estava-se no fim do século que assistiu a derrocada dos regimes nazi-fascistas e do comunista.
O final surpreendente deste último é que ele não veio depois de guerra brutal como a que colocou fim ao nazi-fascismo, mas pelo fortalecimento do liberalismo como sistema econômico e político e pela crença generalizada que os regimes fechados eram erros históricos. Para tanto contribuiu a viagem que o Papa João Paulo II fez a seu país de origem. Na ocasião reuniu mais de dez milhões de pessoas, um terço da população do país, apesar das dificuldades impostas pelo governo comunista. O Papa João Paulo II foi um inimigo declarado dos totalitarismos.
Pois bem, já com o século XXI avançado, tenha ele se iniciado em 2001 ou, verdadeiramente um pouco antes, a Coréia do Norte que mantém um regime fechado e ameaça de guerra os países da região, em especial a Coréia do Sul e o Japão, para não mencionar bases e territórios americanos na região, é um dos lugares onde o século XX parece ainda não haver acabado. A Coréia do Norte com suas provocações mostra que a mudança histórica das crenças não é feita de modo uniforme em todo o planeta. Mesmo quando a mudança atinge a maioria, ainda restam minorias que retém velhas crenças.
Para entender o estágio atual da Coréia do Norte não é preciso recuar muito no tempo até aos séculos VII e VIII quando a Península se tornou independente da China. No século XIX, China e Japão disputavam o controle da região, que acabou favorável ao Japão. Ao final da Segunda Grande Guerra os aliados ocuparam a Península da Coréia ficando o norte sob influência soviética e chinesa e o sul sob a proteção dos Estados Unidos. Entre 1950 e 1953, as duas Coréias, reproduzindo o clima da Guerra Fria, protagonizaram guerra brutal. A partir dos anos 90, com o fim da guerra fria, iniciou-se a aproximação e cooperação entre as Coréias. É este movimento que está interrompido, ao menos momentaneamente, com as ameaças de guerra da Coréia do Norte e o fortalecimento das antigas crenças.
Difícil entender os interesses dos atuais dirigentes do país, mas certamente se trata de manobra para desviar a atenção dos vinte e quatro milhões de Coreanos do Norte da situação de pobreza em que vivem, dando-lhes um inimigo objetivo: os americanos e seus aliados. Difícil saber até onde irão os dirigentes norte-coreanos, uma vez que a estratégia tem sido usada em outras oportunidades e serve para manter o controle da população e a atenção dela voltada para fora.
Esperemos que o século XX termine também na região, com ou sem a unificação das Coréias, mas com o estabelecimento de uma sociedade aberta, livre, governada segundo o Estado de Direito e respeitosa dos direitos humanos e da liberdade de expressão. Se possível que este tempo venha sem outra Guerra Brutal.

9 comentários:

  1. Deveras muito bom.Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Muito triste saber que seres humanos são usados como estratégia.

    ResponderExcluir
  3. Difícil saber até onde irão os dirigentes norte-coreanos,( obrigado agora entendi o conflito).Ótima explicação professor.

    ResponderExcluir
  4. Realmente muito bem explicado.Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Realmente parece que lá ainda não chegaram ventos democráticos.

    ResponderExcluir
  6. Triste para um povo não poder fazer suas escolhas.Dit

    ResponderExcluir
  7. O ditador norte-coreano Kim Jong-un parece viver realmente no século passado,atrelado a idéias de seus antepassados num regime totalitário,onde seu povo vive e agi conforme a imposição deste dirigente, despreparado para as mudanças que o tornariam mais popular do que pensar em guerra.
    Um perigo este ditador jovem que aos trinta anos,impulsivo e,numa ousadia descabida coloca o mundo em alerta, ameaçando com armas nucleares.Resta ao povo movimentar-se para mudanças pois, KIM chama atenção para sua insanidade pois, seu poder é um perigo para o mundo.

    ResponderExcluir
  8. Tomara que a democracia chegue em paz a todos os povos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo,mesmo complicada é melhor que a ditadura.

      Excluir

Postagens mais vistas