sábado, 30 de março de 2013

PASCOA - A INCRÍVEL HISTÓRIA DA RESSURREIÇÃO. Selvino Antonio Malfatti.






O Cristianismo tem algumas características que o assemelham a outras religiões monoteístas como islamismo, judaísmo, zoroastrismo. As semelhanças mais marcantes são a crença num Deus único, a grandeza moral e a crença numa vida pós-morte. O Cristianismo tem também estes conteúdos. No entanto, difere visceralmente destas pelas seguintes crenças: um Homem que se autodenominou Filho de Deus, a morte e Ressurreição deste Homem – Páscoa - e a Promessa de Ressurreição de todos.
A autodenominação de Filho de Deus era dita abertamente, perante pessoas humildes e autoridades e desafiava qualquer um que descresse. Há inúmeras passagens bíblicas a esta referência e ao desafio da prova em contrário. A ressurreição de todos os mortos é outra promessa contundente, embora já estive presente na doutrina judaica.
Mas é na própria ressurreição de seu Mestre que reside toda força desta religião. Causa espanto a singeleza e naturalidade da narrativa bíblica da ressurreição em oposição á grandiosidade do fato apresentado. Os textos bíblicos parecem que não se dão conta daquilo que estão informando. A impressão que se tem é de um conto de ficção científica misturando realidade e imaginação. Os gregos, por exemplo, quando ouviram Paulo falar sobre a ressurreição deram as costas e disseram em tom de galhofa: a este respeito vamos te ouvir mais tarde... E retiravam-se.
Testemunhos sobre a aparição de Jesus ressuscitado pululavam por toda parte na época. Claro, havia os que se mantinham cautelosos, céticos, prudentemente agnósticos. É o caso de Tome do seleto grupo dos Apóstolos:
“Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
Os outros discípulos disseram-lhe: Vimos o Senhor. Mas ele replicou-lhes: Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei!
Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco!
Depois disse a Tomé: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé.
Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus!
Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto! (Jo, 20, 24-3)
Por isso, quem quiser ser cristão genuíno tem que estar aberto à crença de um Homem Filho de Deus, na sua Ressurreição e na sua própria.

FELIZ PÁSCOA 

10 comentários:

  1. Uma ótima Páscoa em Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Bela reflexão. Uma feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  3. É uma linda descrição.Feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  4. Uma incrível história que sobrevive aos tempos,a verdade não se apaga.

    ResponderExcluir
  5. Não há duvida,somos espíritos eternos.

    ResponderExcluir
  6. Não sejas incrédulo, mas homem de fé...Está é a unica verdade.Ter fé,viver a fé.

    ResponderExcluir
  7. As festas religiosas sempre me encantam,as pessoas por alguns momentos se tornam irmãos,o toque de um sino,um hino de louvor,tudo se torna mágico.É como se toda a história estivesse em nós e,por um momento voltássemos nesta história,ao tempo Cristo.
    Cristo na Páscoa,no Natal,na história que vem até nossos dias,contada,discutida e por muitos esquecida,por outros lembrada no domingo de ramos,a chegada de Jesus, na sexta-feira que permanece santa lembrando a morte de um inocente. E estes momentos de reflexão, nos fortalecem na crença de algo maior,do amor,de um Deus,da vida além da vida.

    ResponderExcluir
  8. É isto mesmo a história permanece em nós, e dependerá de nós passarmos a fé a nossos filhos.

    ResponderExcluir

Postagens mais vistas