sexta-feira, 9 de maio de 2014

POLÍTICA E ÉTICA. Selvino Antonio Malfatti e José Maurício de Carvalho





   














Este pequeno livro sobre Ética e Política não foi concebido nos moldes acadêmicos da pesquisa científica, mas nos padrões didáticos. Ele pretende trazer esses dois assuntos ao público através de pequenos textos. No entanto, procuram revelar cuidado com os conceitos fundamentais das disciplinas e respeitam uma metodologia de  reflexão.
Os textos são curtos, mas enfrentam problemática densa, quer quando apresentam a existência do homem como permanente efetivação de escolhas, quer quando situam a vida do homem no âmbito das questões grupais. Foram organizados por temas embora a leitura possa ser feita separadamente. E eles têm por referência que a existência humana não se verifica fora da sociedade, o que estabelece de regras de convivência que orientam as relações sociais e práticas administrativas, de gestão da vida coletiva, e de planos para o destino dos grupos.
A Ética é uma disciplina filosófica e, como tal, consolidou-se como reflexão sobre os costumes. Nesse sentido, seu material não é criação dos filósofos, mas procedimentos desenvolvidos na vida coletiva. Moral é o conjunto de normas de um grupo sobre as quais se debruça o filósofo para entendê-las e justificá-las racionalmente. A política, por sua vez, é destino, uma forma de orientar o futuro das sociedades.
As reflexões aqui apresentadas tratam de assuntos que emergiram da problemática ética e política predominante no Brasil, mas também se estendem a questões transnacionais. É que o universal é alcançado pelas experiências concretas da vida. O pensamento político decorreu das vicissitudes enfrentadas pelos debates, eleições e confrontos partidários. O conteúdo ético, por sua vez foi ensejado pela práxis política. Por isso, há um intercâmbio entre a prática e a teoria da política para a ética, e desta para a política.


9 comentários:

  1. Parabéns aos autores. Vou adquirir.

    ResponderExcluir
  2. Escutei os comentários.Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Que outros sigam este bonito exemplo,livros são presentes.
    Agradecemos o presente,que muitos o leiam.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns e agradeço a oportunidade de uma leitura séria sobre a politica e as formas de governo.

    ResponderExcluir
  5. Ano eleitoral estamos aí galera boa leitura, parabéns aos autores

    ResponderExcluir
  6. Um livro encantador, uma obra leve e crítica, porque os acontecimentos são reais e a dinâmica da politica é resgatada,analisada e avaliada criteriosamente.
    Não há silêncio em relação a fatos,a verdade permanecerá neste livro, pode ser pequeno pelo numero de páginas,mas o conteúdo é grande, valioso.
    Para quem gosta de politica é um presente e, para quem não se interessa é um presente também pois se deixar-se levar pela leitura estará apreendendo que ser leitor não basta é preciso ser participante.
    Parabéns,agradecemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, vou adquirir leve é bom,cri´tico melhor,pois estamos carentes de verdades

      Excluir
  7. Realmente temos que admitir: UM BOM LIVRO.

    ResponderExcluir
  8. O livro gerou e trouxe uma boa discussão na câmara de Santa Maria. MUITO BOM.

    ResponderExcluir

Postagens mais vistas