sexta-feira, 15 de junho de 2012

RIO+20 E O PLANETA QUE QUEREMOS. Selvino Antonio Malfatti






No período de 13 a 22 de junho, do corrente ano, na cidade o Rio de Janeiro está sendo realizada a Rio +20 - a Conferência das Nações Unidas - sobre o Desenvolvimento Sustentável. Estão presentes 193 Estados-membros da ONU, chefes de Estados e de Governos, milhares de participantes dos setores mais representativos da sociedade civil. Calcula-se em torno de 50 mil participantes. Há um congraçamento entre nações, governos e sociedade com o objetivo de encontrar soluções para conciliar desenvolvimento e preservação do meio-ambiente.
Após 20 anos passados da Cúpula da Terra, realizada também na cidade do Rio de Janeiro, pretende-se agora fazer um feedback do que foi feito e projetar um futuro melhor para os próximos vinte anos. O foco principal é como reduzir a pobreza, promover a justiça social e simultaneamente preservar a natureza ou mesmo incrementá-la. Os desafios são enormes, pois estamos diante de um planeta sempre mais habitado que requer alimento, civilização, cultura, lazer, tecnologia e experimentos.
O Coordenador Executivo da Conferência, Brice Lalonde, entende que esta é uma oportunidade histórica por ter conseguido congregar tantos estados, pessoas e organizações com o objetivo de encontrar idéias que possam promover um futuro sustentável, isto é, pacificar posições aparentemente antagônicas, como desenvolvimento e preservação.
Para tanto a Conferência se concentrará em dois temas eixo: 1. A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza. 2. Quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.
Há, no entanto, alguns senões. Entre eles é a ausência do governo norte-americano e chinês.  Além disso, não há confirmação da presença do governo da Alemanha e Reino Unido. E coincidentemente são os que mais poluem. 
Como contrapeso, confirmaram presenças os governos da Rússia,.o presidente eleito da França e o Presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso.
O que conseguiram as conferências anteriores? A primeira de 1972 e a segunda em 1992, esta denominada Eco – 92? Da primeira, em Estocolmo, se pode dizer que ficou e continua sendo perseguido como ideal genérico, o ambientalismo, como se dizia na época e agora se chama sustentabilidade. Compareceram apenas dois chefes de Estado. Já na segunda Conferência a mesma idéia continua sendo centro de debates, então chamada de ecologia, na Eco - 92.  Já nesta compareceram 108 chefes de Estado e de governos. Apesar de as agressões à natureza continuarem, como o caso da concentração de gases, causando o efeito estufa e redução da biodiversidade, a Eco – 92 motivou as empresas a se engajarem na preservação ambiental. Com isto a idéia de preservação do meio ambiente tornou-se adulta e terá muito mais vigor nesta do Rio + 20, mormente porque ganhou um poderoso aliado, o consumidor que passou a dar preferência a produtos não poluentes.
O que vai acontecer nos próximos vinte anos?
Uma coisa é certa: a natureza não distingue categorias: econômicas – ricos ou pobres; educacionais – instruídos ou analfabetos; religiosos – santos ou pecadores; políticas – governantes e go ou castigo. E tem quem aposta nisso. E o pior, se dá bem.
É bom pensar!overnados. Perante a natureza todos são iguais. E pior: a natureza recompensa e castiga indiscriminadamente. Não é por que o Brasil age sustentavelmente que será recompensado, nem por que os USA poluem serão castigados. A natureza não discrimina prêmio ou castigo. E tem quem aposta nisso. E o pior, se dá bem.
É bom pensar!

11 comentários:

  1. Porque os países ricos não participam?

    ResponderExcluir
  2. Um estudo divulgado hoje pelo Ministério do Meio Ambiente revelou que 78% da população brasileira não sabe o que é a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A pesquisa "O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável" ouviu mais de 2 mil pessoas de todo o país. O levantamento também indicou que o meio ambiente é apenas o sexto principal problema do Brasil, apontado por 13% dos entrevistados. A situação da saúde (81%) é a maior preocupação, seguida da violência (65%) e do desemprego (34%).(zero hora06/06/2012 pesquisa Rio+20)

    ResponderExcluir
  3. Tomara que tenha resultados.

    ResponderExcluir
  4. Importante,é um alerta.

    ResponderExcluir
  5. Muito importante,é o encontro mundial do desenvolvimento sustentável,diga-se de passagem,um grande acontecimento para ser mostrado ao mundo inteiro,pena que os países que mais contribuíram para a desorganização e poluição do planeta não participarão,afinal feriram o meio ambiente,criaram poderosas armas ditas como tecnologias avançadas,são as bombas de efeito retardado como as usinas atômicas,produtos que destruíram vegetações,hormônios sintéticos para aumentar a produção animal,não para a fome da população,mas para o lucro mais rápido. Gasta-se milhões para mostrar como o país se preocupa,só que sabemos que nas grandes cidades 25% do esgoto e lixo vão para os rios.Então discutimos a nível internacional problemas que são corriqueiros e diários.Poluição de rios,lagos e do ar,parece-me que está mais para educação.Desperdício de água,controle, responsabilização,comprometimento são boas idéias para serem ensinadas a partir da família,na pré escola;Então daqui para as próximas gerações veremos os resultados.

    ResponderExcluir
  6. Sim queremos,será que teremos?

    ResponderExcluir
  7. Ótimas reflexões...mas.

    ResponderExcluir
  8. RIO DE JANEIRO, 18 Jun (Reuters) - Índios com arco e flecha e milhares de mulheres pararam ruas do centro do Rio de Janeiro nesta segunda-feira, em um dia de marchas na cidade para protestar contra o Código Florestal, o impacto ambiental de grandes obras, entre outras causas, e em defesa dos direitos femininos.

    Distante das negociações que ocorrem no Riocentro em busca de um acordo para a Rio+20, os manifestantes da Cúpula dos Povos ocuparam as ruas e complicaram o trânsito em importantes vias.

    A "Marcha das Mulheres", em defesa dos direitos iguais entre os gêneros, a legalização do aborto e contra o capitalismo, foi o maior dos movimentos do dia, com cerca de 5 mil participantes, segundo autoridades municipais.

    No início da tarde, indígenas empunhando flechas, algumas apontados na direção de motoristas, e entoando cantos tradicionais rumaram para a sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), questionando o impacto em suas comunidades de projetos financiados pela instituição.

    Também houve um protesto menor contra a legislação ambiental brasileira.

    ResponderExcluir
  9. Pelo que sei muito barulho.Resultados?

    ResponderExcluir
  10. Vamos aguardar para ver se haverá boa intenção dos representantes dos países participantes.Se houver união teremos resultados.ESPERAMOS.....

    ResponderExcluir

Postagens mais vistas