sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Partidos que não representam interesses legítimos e emergência de interesses inadequados.José Mauricio de Carvalho – Academia de Letras de São João del-Rei




Um dos maiores desastres da vida política nacional é o grande número de partidos políticos que nada representam, além de tornarem excessivamente cara a disputa eleitoral e favorecerem a corrupção. O espaço político precisa ser aproveitado para debater grandes temas nacionais como: a defesa da Amazônia, a responsabilidade dos cidadãos, o exercício da liberdade, a preservação ambiental, a preservação cultural, o progresso material e espiritual do país, a defesa das fronteiras e o combate a violência. No entanto, a multiplicidade de partidos não ajuda nesse debate porque dificulta entender a posição de cada partido sobre esses grandes temas. Além do mais, sendo boa parte dessa multidão de agremiações legendas de aluguel, elas vendem o apoio parlamentar aos governos de modo que facilitam a corrupção.
Logo, uma reforma política capaz de baratear o custo dos políticos e valorizar o debate nacional dos grandes temas passa pela redução drástica dos quase 40 partidos existentes. Assim, ao invés de programas para defender o obvio como, por exemplo: a valorização da educação, da saúde, da soberania nacional, o respeito social da mulher, etc. esses partidos, se fossem poucos e ideologicamente comprometidos, estariam se posicionando sobre os grandes temas nacionais e interesses legítimos da sociedade: como tratar o problema das aposentadorias? Como financiar a educação e a saúde? O que cada um tem a dizer sobre o investimento nas forças militares? Como enfrentar as dificuldades de infra-estrutura do país? Como proteger as fronteiras e como combater a violência? Sempre explicando como fazer e de onde pretende o partido obter os recursos necessários para realizar o que pretende.
O atual debate político nada contribui para o amadurecimento da sociedade ou esclarece sobre as posições dos partidos existentes, não aprofunda as questões de interesse público. É um debate que se limita a frases de efeito elaboradas por marqueteiros, descamba para a emoção irracional e a briga pessoal, além de não responder de forma objetiva as perguntas que a população tem. Dessa maneira não se esclarece o que propõe cada político e seu partido e eles fazem o que bem entendem quando vencem as eleições. É evidente que falando o que os marqueiteiros sintetizam das pesquisas de opinião pública, o que se assiste do debate político nacional é, quando muito, a expressão de algumas opiniões, igualmente justificáveis ou apenas o reconhecimento de ideais, sem se explicar como realizar isso que todos consideram necessário: reduzir a desigualdade social ou valorizar a educação, por exemplo.
Com partidos ideologicamente identificados: um defendendo um liberalismo conservador, outro um liberalismo mais social, outro ainda posições sociais-democratas ou socialistas, ou ainda um partido ambientalista ou trabalhista, as pessoas se sentiriam melhor representadas na divisão de interesses legítimos. Ideais como a integração econômica da mulher na sociedade, a construção de uma sociedade menos desigual, maior respeito às pessoas idosas, maior integração das populações negra e indígena não constituem interesses adequados entorno aos quais os brasileiros devam se dividir. Assim, um quadro partidário, que nada representa e se alimenta da propina e corrupção, dá origem a que grupos com interesses contrários aos interesses nacionais, mas com aspiração legítima, surjam e estabeleçam espaços de conflito sobre questões que a rigor são de todos e não de alguns, como: a questão da Mulher, do Negro e do Favelado.
Essa última consequência, caso prospere a ideia de proclamar interesses inadequados como programas partidários, promoverá um desastre nacional com consequências imprevisíveis. Um partido para defender o interesse dos negros dará origem a um outro para defender os direitos da população branca e europeia, com agravamento dos conflitos sociais como vemos em outras nações.


9 comentários:

  1. Colocou o dedo exatamente no dodói, isto precisa mudar.

    ResponderExcluir
  2. Legendas de aluguel.
    Parece que nunca vai acabar o jeito torto dos brasileiros.
    Acabou o que aprendemos sobre ÉTICA.

    ResponderExcluir
  3. Aproximadamente quarenta partidos, é a chance nas mãos dos mal intencionados.

    ResponderExcluir
  4. Caríssimo, sabes porque acontece tantos desmandos que prosperam e sobrevivem?
    Falta orientação, educação, vontade política.

    ResponderExcluir
  5. Um partido deve ter uma VISÃO do todo, governar para todos, políticas públicas que satisfaçam as minorias, educação de qualidade, isto muda qualquer realidade.

    ResponderExcluir
  6. Políticos e politiqueiros,
    Todos unidos contra o povo.

    ResponderExcluir
  7. O preço dos políticos e escandaloso, vergonha nacional.
    Não precisamos de tantos partidos,
    precisamos de homens com H, com ética e com vergonha na cara.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que precisamos de uma representação forte, com filiados comprometidos e éticos.

    ResponderExcluir
  9. Tudo diz muitas verdades, mas o artigo está impecável, beleza de aula.
    Precisamos apreenderam para entender, saber votar e acreditar que é pelo voto que vamos mudar a realidade que nos envergonha.

    ResponderExcluir

Postagens mais vistas