sexta-feira, 30 de novembro de 2012

RELIGIÃO E DIGNIDADE HUMANA.José Maurício de Carvalho















Como anunciamos, a partir de agora teremos a colaboração do Professor José Maurício de Carvalho que leciona na Universidade Federal de São João del-Rei. É graduado em Psicologia, Filosofia e Pedagogia. Na pós-graduação possui especialização, mestrado e Doutorado. Concluiu estágio de Pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade federal do Rio de Janeiro. É membro do Instituto de Filosofia Luso-brasileira, com sede em Lisboa. Atua também como consultor de diversas revistas científicas. Destaca-se como professor de filosofia, ética e cultura. Segue o artigo.


"RELIGIÃO E DIGNIDADE HUMANA
A semana começou com notícias duras para a humanidade: acirrou a crise econômica na Europa, o Paquistão testou com sucesso um míssil capaz de levar ogivas nucleares, aumentou o desmatamento da Mata Atlântica na costa brasileira, ocorreu novo massacre de crianças e mulheres na revolta popular contra o governo da Síria e houve intoxicação criminosa de jovens estudantes afegãs. A última notícia choca tanto pela novidade, quanto pela justificativa.
Grupos radicais islâmicos que não aceitam a educação da mulher e sua dignidade promoveram o atentado que quase levou a morte 150 jovens. Socorridas às pressas e levadas ao hospital, elas estão em tratamento, mas ainda não há notícias das seqüelas físicas e psíquicas do atentado covarde. Estes grupos encontram justificativa na interpretação limitada do livro sagrado, para considerar a mulher um ser inferior, devendo permanecer sem educação, reclusa em casa e coberta por um manto da cabeça aos pés. 
Os americanos que invadiram o país depois do atentado de 11 de setembro, em luta contra o terrorismo religioso, abriram as escolas para a mulher e levaram para lá o padrão de vida ocidental, rejeitado imediatamente pelos radicais religiosos. O que vemos ali desde então? Um país que já foi sede de brilhante civilização influenciada pela Grécia e Índia, tornou-se, em nosso tempo, território de atraso e barbarismo. Para isto contribuiu o interesse da Guerra Fria, quando os russos, com o propósito de aumentar sua área de influência, invadiram o país em 1979. Naqueles dias, os americanos apoiaram os grupos de radicais religiosos que se fortaleceram com o apoio e enfrentaram os russos. Durante doze anos uma guerra brutal teve por palco as belas planícies e muitas montanhas do país. A guerra durou até que as tropas soviéticas deixaram o país em 1989, quando, por conta da deterioração do regime comunista, esgotou-se o modelo imperialista da Antiga União Soviética. Os grupos de radicais religiosos que haviam lutado para expulsar os russos encontravam-se então bem armados para expandir o que acreditam seja o projeto de Deus para a humanidade. E foi assim que a pobre população, nos dois sentidos, viu-se dominada por fanáticos armados e os americanos provaram o resultado de suas políticas pragmáticas.
Não sabemos se o novo governo que ali se formou na última década terá força para enfrentar tais grupos radicais ou se com a saída dos americanos eles voltarão a controlar o país. O pior do episódio das jovens contaminadas é a justificação religiosa do atentado, mostrando o desastre que significa a religião ser é usada para escravizar a humanidade. O ocidente também não teve dias de elevação espiritual durante a Idade Média quando vigorou a intolerância religiosa, a perseguição aos judeus, à condenação das bruxas, as fogueiras, a inquisição.
Felizmente, a combinação da filosofia grega com o cristianismo e o código civil romano permitiu o reconhecimento da dignidade humana, favoreceu a tolerância, erradicou a perseguição religiosa e deu origem a movimentos pacíficos e ao retorno à pregação de Cristo. Estamos ainda muito longe da elevação humana pretendida por Jesus de Nazaré: igualdade em dignidade de homens e mulheres, fim da escravidão do homem pela religião, estímulo ao amor fraterno entre as pessoas, tolerância entre os homens, espiritualização crescente, etc. No entanto, parece um despropósito a religião contribuir para obstaculizar a elevação espiritual do homem.
O atentado contra as jovens é um alerta à consciência religiosa no sentido de que o que há de mais sagrado na mensagem religiosa é o  respeito humano, é o cuidado com as pessoas, é a educação que eleva seus interesses, educa seu egoísmo natural e fortalece a fé. A religião, como diálogo com Deus, se aceita e admitida, é convite de elevação espiritual e não instrumento de dominação. É o que a consciência moral aponta como diretriz nos dias que vivemos." 

10 comentários:

  1. Parabéns,que seja muito bem vindo.

    ResponderExcluir
  2. Informações preciosas.

    ResponderExcluir
  3. É todas as religiões deveriam fortalecer a espiritualidade.

    ResponderExcluir
  4. Toda história da humanidade sempre mostrou que a religião foi e, continua sendo usada como forma de manipulação para manter o poder,a humanidade em retrocesso. Claro não tenho o entendimento dos professores,mas precisamos acreditar e, procurar somente viver conforme os ensinamentos de Cristo.Creio que quando Cristo falou ¨conhecereis a verdade e a verdade vos libertará¨,nos deixou o maior ensinamento,precisamos acreditar,escutar como Deus age em nossas vidas.As pessoas preferem andar por caminhos tortuosos,acreditando em pessoas que interpretam a palavra de Deus para tirar vantagens,para escravizar e, ainda justificam tal ignorância.Nunca a humanidade precisou tanto do silêncio, meditar,entender e estudar as escrituras.Precisamos nos conectar a nossa alma,mas a alma só conhece a linguagem do amor e,o amor só existe quando esqueço de meu egoismo,trabalho minhas ambições,acho tempo para ver no próximo um filho de Deus,apenas isto,a mim não cabe julga-lo. As pessoas se perderam, estão sofrendo do vazio existencial, medo de seus medos, falta de amor.E esta necessidade tão humana de ser aceito,de sentir-se pertencer está como em todos os tempos oportunizando espaços para os falsos profetas.A revista Isto É 21/11/2011 trás uma reportagem sobre intuição,se lermos a reportagem entendemos que Deus fala e age em nossas vidas,porém as pessoas preferem outras explicações, esquecem que nascemos com dons, não precisamos de intermediários,Chegamos ao Pai pela oração,pela fé.

    ResponderExcluir
  5. Os poderosos um dia sentirão que o mundo é dos justos.

    ResponderExcluir
  6. Não precisamos intermediários,precisamos FÉ.

    ResponderExcluir
  7. As religiões sempre estiveram entre os escravizadores,viva Cristo que nos diz só¨AMAI-VOS¨quem sabe o que é amar é manso de coração,não faz maldades.

    ResponderExcluir

Postagens mais vistas