sexta-feira, 23 de março de 2018

VIDA LONGA E PRAZEROSA - BAIXO COLESTEROL OU GRANDES AMIZADES? Selvino Antonio Malfatti






Uma pesquisa iniciada há 80 anos na universidade de Harvard se propôs descobrir o segredo da longevidade e do viver bem. Os pesquisadores tinham em mente um ambicioso e sábio objetivo: compreender o que permite viver bem e muito tempo. Para tanto começaram anotar tudo o que acontecia com 300 estudantes matriculados no College de Harvard entre 1938 a 1944: saúde física e mental, trabalho, família, amigos e outros dados relevantes e alguns aparentemente superficiais. O estudo já conta com 80 anos e, parece que tão cedo não findará. E o que descobriram? A resposta surpreendeu os pesquisadores, mas não artistas. Os primeiros pensavam que fosse baixo colesterol, mas segundos, como os Beatles (Love, love, love), intuíram que era o amor e a amizade. Foi isto mesmo. Que o amor e a amizade nos fazem viver bem e longamente.

Além disso, descobriram que a educação é mais importante que dinheiro e a posição social, enquanto a solidão mata, assim como matam o álcool e o fumo e as drogas. Um dos colaboradores e pesquisador do projeto, George Vaillant, disse: “não basta ser brilhante para envelhecer bem. Deves estar enamorado, ou, ao menos, ter relações afetivas fortes, na família (pai, mãe, irmãos, irmãs, tios sobrinhos, primos) e fora dela muitos amigos”.

Não deveria ser os níveis de colesterol e pressão alta a fazerem mal? Com certeza, sim, mas comparados com os laços de família influenciam menos. Os conselhos comuns de bons médicos como não fumar, beber com moderação, consumir frutas, verduras e peixes e desenvolver exercícios físicos, ainda falta mais um e, talvez, o mais importante: dedicar e usar energias com pessoas de relações.
É importante reaprender, pois traz vantagens para o cérebro. Os cientistas documentaram fartamente com testes de performance intelectual e muitos outros exames, inclusive com eletroencefalograma, repetidos por 80 anos. Até mesmo os relacionamentos sociais das crianças são importantes, tanto com as outras crianças como com adultos. O que importa é que façam. Quanto mais experiências tiverem deste tipo ou que brinquem entre si, tanto melhor.

Evidentemente nenhuma pesquisa é perfeita. Esta, por exemplo, foi aplicada somente aos meninos, pois naquela época somente sexo masculino era admitido no College. Outro agravante era que naquele tempo todos eram homens, classe média alta e brancos. Um dos primeiros a participar da pesquisa foi John Fitzgerald Kennedy, futuro presidente dos Estados Unidos, Ben Bradlee, muitos anos diretor do Washington Post. E o que aconteceu com os outros?   Alguns se tornaram empreendedores, advogados de ponta, médicos famosos. Houve também pessoas comuns e até mesmo os de vida miserável: alcoólatras, drogados e esquizofrênicos.

Com o tempo a pesquisa ampliou seu leque incorporando muitas outras pessoas, inclusive mulheres e outras atividades paralelas como «Glueck» - previsão de crimes – em cujos projetos participaram rapazes que viviam nos subúrbios de Boston. Confrontando-se os frequentadores do College e os dos subúrbios resultando conclusões significativas.

Apesar de atualmente a pesquisa estar sob fogo cerrado das críticas, alguns ainda a acham válida. Como prova a descoberta de que, por exemplo, quem é homossexual não o é por culpa dele ou por ter escolhido, nem quem é alcoólatra não é uma falha própria, mas doença. Talvez, ainda, os dados podem coadjuvar na prevenção de certas doenças – como as cardiovasculares e diabetes, por exemplo – e mais, os distúrbios do sistema nervoso ou retardar o envelhecimento. Se assim for, o sistema sanitário mundial melhoraria e haveria uma sociedade com vida mais longa e bem estar.

7 comentários:

  1. Concordo plenamente, somos seres sociais.

    ResponderExcluir
  2. Se nascemos numa família, não sobrevivemos sem cuidados, precisamos nos sentir amados.

    ResponderExcluir
  3. Uma grande pesquisa, verdadeira.
    Concordo.

    ResponderExcluir
  4. Vida prazerosa, ser gente, acreditar e vivenciar a humanidade de seu irmão, amar.

    ResponderExcluir
  5. Acredito que seja uma pesquisa válida,a vida sem amor, carinho e aconchego não tem graça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A solidão as vezes e necessária, o Silêncio acalma a ALMA.

      Excluir
  6. O que mata e a dor da solidão.

    ResponderExcluir

Postagens mais vistas