sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

ACORDO ORTOGRÁFICO E 2013. José Maurício de Carvalho













Uma das grandes questões que preocupam os países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é a questão ortográfica.
Os países lusófonos assinaram, há algum tempo, um acordo ortográfico para vigorar em 2013. Lamentavelmente o governo brasileiro protelou a obrigatoriedade do uso da nova ortografia para 2016. Isto é, para atender não se sabe a que interesses, a Presidente da República adiou a realização de medida importante para todas as nações lusófonas, incluída a nossa, a maior delas e a de maior população.
Ao acordo foi dada a mesma solução da transposição das águas do rio São Francisco, obra prevista para ser inaugurada em 2012 e que também ficou para 2016. Protelar é estratégia ruim de governos que planejam mal e executam pior.  Por este motivo meu pedido para 2013 é um surto de planejamento realista e competência no serviço público. Será ótimo também se isto alcançar cidadãos e empresas. Espero portos e aeroportos sem apagões, estradas recuperadas, transporte urbano de massa funcionando com qualidade. Espero, em síntese, um 2013 com melhor planejamento e execução eficiente. Se não fizermos isto a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 ficarão ameaçadas, pois organismos internacionais não aprovarão o adiamento da Copa para 2020 e das Olimpíadas para 2025. Do trem bala não quero lembrar, pois é grande a frustração de não vê-lo circulando nem entre Rio e São Paulo. A obra ficou para um futuro distante e somente por milagre estarei ainda vivo quando o projeto estiver concluído, contando que até lá teremos novos adiamentos.
Protelar a entrada em vigor do acordo chamou pouco à atenção dos brasileiros acostumados a medidas protelatórias. Para mim não deixou de ser surpresa ruim porque para este caso não se pode alegar falta de recursos, nem há razão séria para o adiamento, a não ser incompetência no planejamento e descaso na execução. Nossas crianças e jovens se encontram há mais de quatro anos sendo alfabetizadas e educadas na nova ortografia. Durante os últimos anos os meios de comunicação explicaram as mudanças. Incentivar e fazer mais campanhas para que a população se ajuste à nova ortografia é o que se espera de nossas autoridades. Até porque a mudança no português brasileiro (sintam o ridículo da expressão que é correlata de português de Portugal, português de Moçambique, português de Angola, etc.), não é grande, mais de noventa por cento de nossas palavras não sofrerão alteração. Os demais países lusófonos farão um esforço de adaptação maior que o nosso e deveríamos liderar a implantação da nova ortografia.
A medida é importante por muitas razões embora nem sempre se esteja atento a elas.  Por que o acordo ortográfico é importante? Estudantes dos países lusófonos intensificarão a mobilidade nos próximos anos, sem acordo terão que estudar numa ortografia diferente da usada em seu país; diversas empresas brasileiras estão hoje atuando em países africanos de língua portuguesa, há muitos brasileiros vivendo lá e contratos sendo ali assinados, o acordo facilita tudo isto; o mercado editorial de todos os países lusófonos ganhará com o acordo, os livros editados num país poderão ser utilizados em todos os outros, incluídos os livros didáticos e complementares empregados no sistema educacional. O principal motivo é que o acordo tornará a língua portuguesa uma das mais faladas do mundo, os documentos internacionais a contemplarão, facilitando o trabalho diplomático e os protocolos internacionais. Embora exista diferença de sotaque e estilo entre as outras línguas, a grafia delas é igual. Não há caso de grafias diferentes de uma mesma língua. É o que devemos perseguir também para o português.
Então que medidas sejam tomadas em 2013, pelo governo e sociedade, para favorecer a entrada em vigor do acordo ortográfico da língua portuguesa na nova data prevista. Se for possível aspirar mais para o ano novo que planejemos melhor nosso futuro e que o realizemos com dedicação e competência, na esfera pública e privada.

11 comentários:

  1. Ótima explicação,agora entendo.Agradecido.

    ResponderExcluir
  2. Ás vezes algumas pessoas falam, não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje,isto significa agir na hora frente ao inesperado que, poderia ser diferente se tivéssemos como meta planejar, nos posicionar no hoje para decidirmos aonde pretendemos chegar nos próximos dias ou no ano que hora se inicia.Realmente este nosso jeitinho brasileiro de deixar como está para ver como fica,está se tornando a causa da ausência de políticas publicas de qualidade. Por tal irresponsabilidade na falta de planejamento e também respeito aos menos favorecidos hoje assistimos novamente a repetição das tragédias no Rio de Janeiro e outros estados. A ausência de planos e metas leva o dinheiro público para os ralos da desorganização pois,quando promessas governamentais são feitas frente a alguma tragédia não se escreve,não houve uma previsão de fundos, apenas uma satisfação para o momento,só lembrarão do fato quando o mesmo voltar a acontecer.Assim será para outros compromissos,acordos não amarrados,sujeitos ao tempo,da falta do tempo, de responsabilidade. Mas outro dia vi uma reportagem que vale mencionar,um professor de curso fundamental desenvolveu em sua escola, no início do ano escolar,incentivo e cooperação no planejamento escolar, passando para o social,familiar e as metas para o planejamento financeiro.Um dia da semana,uma hora aula todos analisam como está o andamento e a responsabilidade de cada um em sua vida escolar e a escola no retorno do planejamento.Quando o acordo ortográfico aconteceu os meios de comunicação fizeram um ótimo trabalho para informar,orientar.Mas o governo deixou de fazer sua parte,mas queremos ser um país sério.Claro feliz 2013.

    ResponderExcluir
  3. Como é possível espalhar tanta mentira e falsidade? A mais chocante: "Embora exista diferença de sotaque e estilo entre as outras línguas, a grafia delas é igual. Não há caso de grafias diferentes de uma mesma língua". Você tem consciência do que escreveu? Santa ignorância!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara pegou pesado,o que é falsidade?

      Excluir
    2. Claro que este assunto vai gerar muita discussão,a mudança nem sempre é entendida.

      Excluir
  4. Podemos expressar nossas opiniões,isto é o que importa.Felicidades no ano que inicia.

    ResponderExcluir
  5. Se pensarmos a nível de município o funcionamento é precário, no imediato,imagine nosso Brasil gigante.

    ResponderExcluir
  6. Tudo faz sentido,concordo.FELIZ 2013.

    ResponderExcluir
  7. Esperamos muito,mas se a metade se realizar já é o começo.Um 2013 de saúde,paz,felicidades.

    ResponderExcluir
  8. Sou antigo,prefiro o português brasileiro, é nosso. Não gosto de mudanças.

    ResponderExcluir
  9. A padronização da grafia culta de uma língua (escrita oficial) é um passo importante para unificar documentos e fazer a comunidade linguistica ser reconhecida entre outras comunidades linguistica. também é importante nas Nações Unidas. A comunidade de lingua portuguesa ou lusofona deve cuidar disto com atenção. É para o que chamei atenção. Todas as outras línguas modernas não tem divergências gráficas que dificulte sua divulgação, foi para isto que chamei atenção. Mauricio

    ResponderExcluir

Postagens mais vistas