sexta-feira, 11 de julho de 2025

COLÓQUIOS BRASIL-PORTUGAL. Selvino Antonio Malfatti

 



Há anos vem se realizando colóquios entre Brasil e Portugal. Quando em Portugal (Tobias Barreto) e no Brasil ( Antero de Quental). Os colóquios entre Brasil e Portugal — que reúnem intelectuais, acadêmicos e pensadores dos dois países — têm como objetivo estreitar os laços culturais, filosóficos, literários e históricos entre as duas nações lusófonas.

Esses colóquios são simbolicamente associados a pensadores representativos dos dois países: Tobias Barreto (Brasil) e Antero de Quental (Portugal), que no século XIX protagonizaram o chamado “Diálogo Luso-Brasileiro”, ainda que nunca tenham se encontrado pessoalmente.

O próximo será realizado no Brasil, Rio de Janeiro:

XV Colóquio Antero de Quental

Quando: 16–18 de julho de 2025

Onde: Academia Brasileira de Filosofia – Rio de Janeiro

Tema: “Leônidas Hegenberg e a Filosofia da Ciência/Epistemologia no pensamento luso-brasileiro”.

Por que os patronos: Tobias Barreto e Antero de Quental

Tobias Barreto (1839–1889) foi um pensador brasileiro influente no campo do Direito, da Filosofia e da Literatura. Foi um dos principais nomes do Condoreirismo e da Escola do Recife, defensor da germanização da cultura brasileira e crítico do lusitanismo excessivo.

Antero de Quental (1842–1891), poeta e filósofo português, esteve envolvido com o movimento da Geração de 70 em Portugal, engajado em debates sociais, filosóficos e políticos, inclusive com influência do socialismo utópico e do pensamento europeu contemporâneo.

Eles travaram uma polêmica filosófico-literária por meio de artigos e cartas, especialmente sobre identidade cultural, influência europeia e autonomia intelectual. Esses debates inspiraram as gerações futuras e simbolizaram a busca de independência e diálogo entre as culturas lusófonas.

Os principais colóquios:

1. Colóquios Luso-Brasileiros contemporâneos

Nos séculos XX e XXI, colóquios luso-brasileiros vêm sendo realizados regularmente, envolvendo universidades, centros de estudos e institutos culturais como a Universidade de Coimbra, USP, UFPE, Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros.

Principais resultados desses colóquios:

Fortalecimento do intercâmbio acadêmico e cultural

Acordos de cooperação entre universidades brasileiras e portuguesas.

Publicações conjuntas, como atas de colóquios, livros e revistas acadêmicas.

Mobilidade estudantil e docente (ex: programas como CAPES/FCT, Erasmus+, etc.).

Redescoberta de autores e pensadores

Revisão crítica da obra de figuras como Tobias Barreto, Antero de Quental, Oliveira Martins, Machado de Assis, entre outros.

Reinterpretação da herança luso-brasileira em áreas como filosofia, literatura, direito e política.

Discussão sobre identidade e língua portuguesa

Reflexões sobre o papel da lusofonia no mundo.

Questões sobre ortografia, diversidade linguística e ensino da língua portuguesa.

Discussões sobre pós-colonialismo, herança imperial e interculturalidade.

Temas filosóficos e sociais contemporâneos

 

Debates sobre ética, democracia, justiça social, direitos humanos, meio-ambiente e globalização.

Contribuições para o pensamento social brasileiro e português a partir de referenciais comuns.

Institucionalização do diálogo

Criação de centros e cátedras luso-brasileiras.

Encontros regulares, como os Colóquios Luso-Brasileiros de Filosofia, Congresso Luso-Brasileiro de Teoria e Filosofia do Direito, entre outros.

Conclusão:

Os colóquios entre Brasil e Portugal são espaços de memória, crítica e reconstrução do pensamento luso-brasileiro. Inspirados na figura de Tobias Barreto e Antero de Quental, esses encontros têm promovido a valorização da língua portuguesa, a integração cultural e o avanço do pensamento filosófico e científico em língua lusófona. O principal resultado é o reconhecimento mútuo da riqueza cultural compartilhada, mas também das diferenças que permitem um diálogo crítico e frutífero.

https://iflb.webnode.page/julho-2024-xv-coloquio-antero-de-quental/

 

6 comentários:

  1. Muito importante estes encontros, para aprofundar e contribuir na integração das culturas.

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    1. Concordo, importante porque sempre podemos melhorar o conhecimento.

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    2. Ética seja o centro.
      Com publicações, é necessário.

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  2. A riqueza cultural valorizada e socializada, respeito as diferenças com críticas construtivas..
    Aí está a importância das revisões, no aprofundamento e novos olhares.

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  3. Uma programação bem extensa, sucesso.

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  4. Sucesso, na reconstrução de pensamentos.

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