Por iniciativa do ministro
francês Jean-Michel Blanquer foi promovida a I Jornada Europeia das línguas e
culturas antigas, em 16 de novembro de 2021. Desde 2001, em Estrasburgo, realizam-se
as Jornadas europeias das línguas. Neste ano, como consequência deste evento
foi elaborada uma Declaração Conjunta dos ministros da cultura da Itália, França,
Grécia e de Chipre, Patrizio Bianchi, Jean-Michel Blanquer, Niki Kerameus e
Prodromos Prodromou respectivamente. Todos se declararam persuadidos de que o LATIM
E O GREGO são uma herança comum da cultura europeia e mediterrânea, a ninfa de
suas línguas.
A cultura europeia penetra
suas raízes na tradição greco-romana. Embora a língua se sobressaia, seu manto
se estende na ciência, no direito (público e privado) filosofia, artes, geometria,
arquitetura, matemática, física e medicina, sem falarmos nas línguas neolatinas. Países
deste meio tem a responsabilidade de transmitir esta cultura aos jovens não só como patrimônio do passado, mas como chave de
interpretação e leitura de nossa contemporaneidade, afirmaram os ministros.
Em termos práticos as
línguas latina e grega geraram para nossa l´ngua a etimologia (origem da
palavra), grafia (maneira correta de escrever), sintaxe (significado) entre
outras. A etimologia, por exemplo, nos dá a pista do significado. Quando digo “hagiografia”
basta ver a composição da palavra: hagios – santo e grafia – escrita, seria
então a vida dos santos. Ou, se disser “axiologia”, sentido etimológico, o
estudo dos valores: axie, valor e logos, estudo, ciência.
Numa visão geral as
contribuições greco-latinas poderiam sinteticamente ser:
1.
Os sofistas: as normas morais gerais e
universais.
2.
Os estoicos: Existem normas morais que
extrapolam o “hic et nunc” assumindo uma dimensão universal, perene e geral.
Estas normas transpõem o tempo e o espaço e tornam-se éticas.
3.
Os epicuristas: A moralidade tem por fim a
felicidade do homem. A ética, embora supratemporal e histórica, tem sempre um
fim prático: o bem de todos.
4.
Céticos: crítica ao relativismo ético-moral e
depuração das pretensões de uma moral absoluta.
5.
Contribuição política: em política existem
alguns princípios éticos que dizem à sociedade como um todo. Estes princípios é
o ponto de partida e de chegada da convivência política. Os princípios são: a
vida, a liberdade, igualdade e a propriedade.
6.
Sócrates: governar não é uma tarefa puramente
técnica e mecânica, mas essencialmente humana e ética.
7.
Platão: a preocupação moral com a justiça
social. A categoria política dos sábios, juntamente com a dos guerreiros,
deveriam ser imunizados da ganância e da apropriação indevida, através da
proibição da propriedade privada.
8.
Aristóteles: a constatação de uma esfera de
normas válidas para todos, a Ética e uma esfera dependente do tempo e espaço,
moral. A lei, sem o conteúdo ético-moral, não passa de um decreto originário da
vontade de um tirano.
9.
Cícero: encontra-se uma lei natural – cósmica
– e uma humana, das quais as instituições emanam pela atividade da reta razão
humana. Na convivência política, há as esferas do público e do privado que não
podem se imiscuir. A lei, não é uma criação a bel prazer do homem, mas está
inclusa no complexo universal do qual o homem é agente passivo e ativo.
O TEXTO DA DECLARAÇÃO
Os Ministros da Educação da França, Itália, Chipre e
Grécia, a seguir designados "os signatários",
Convencidos
de que o latim e o grego antigo são o legado vivo e
característico da base comum à cultura europeia e mediterrânea, e a força vital
de suas respectivas línguas,
Ciente
de que essas raízes comuns favorecem e fortalecem a reaproximação
e a intercâmbios entre os povos e que o conhecimento de línguas antigas é um
bem precioso e tangível útil para aprender línguas modernas, continuando no
ensino superior e para realização pessoal na vida social, cívica, cultural e
profissional,
Convencidos
de que o aprendizado de línguas e culturas da antiguidade, a
prática tradução e compreensão da cultura humanística permitem o
desenvolvimento do conhecimento fundamentais e ferramentas que conduzam à
reflexão e a um conhecimento mais amplo do mundo e sociedade modernos, ao
espírito crítico e raciocínio necessário para a emancipação dos alunos, a
cidadania europeia e a defesa dos valores comuns,
Com
vontade de construir, através das pontes entre os povos
constituídos pelo latim e do helenismo, um novo eixo estruturante e um novo impulso
cultural para a criação de Área educacional europeia,
Afirmando
a vontade comum de colocar as ciências humanas no
centro dos currículos escolásticos, para demonstrar a relevância e modernidade
do latim e do grego antigo, para promovê-los renovar e desenvolver seu ensino
para ajudar a fortalecer o futuro da União Europeia,
Comprometendo-se
a fortalecer a cooperação no estudo do latim e grego antigo,
incentivando e desenvolvendo parcerias bilaterais e multilaterais, intercâmbios
e a mobilidade de alunos e professores para produzir um movimento dinâmico em
torno dos projetos novos municípios, abertos a qualquer público e via de
educação e formação, seguindo uma abordagem inclusiva e em sintonia com os
aspectos mais modernos e inovadores da civilização contemporânea.
Os
signatários concordam em estabelecer um grupo internacional de
especialistas de alto nível encarregado de refletir sobre uma estratégia global
e internacional para a promoção e desenvolvimento de Latim e grego antigo e
apresentar novas propostas concretas. Os países signatários vão convidar cada
ano, por sua vez, os países parceiros participam nos seus trabalhos de reflexão
à distância e em presença.
Assinaturas:
Os Ministros da Educação da França, Itália, Chipre e
Grécia:
Patrizio Bianchi, Jean-Michel Blanquer, Niki Kerameus,
Prodromos Prodromou.
Muito interessante,conhecimento não ocupa espaço.
ResponderExcluirConhecimento nos torna responsáveis pelas novas gerações.
ExcluirNovo impulso cultural, faz sentido inovar e fortalecer, o que conhecemos aprendemos a valorizar.
ResponderExcluirLi e achei interessante.
ResponderExcluirObrigado.
Uma historia contada e revista, sempre trás o valor social, é importante.
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