Já que, ao que parece, Paulo Freire não é consenso como Patrono da Educação brasileira, nem a proposta de Padre Anchieta, proponho uma genuína educadora, representando todas as educadoras e educadores brasileiros: CECILIA MEIRELES.
Resumo de sua proposta educacional:
Sua proposta educacional, denominada Escola Nova, pretendia abandonar o
denominado modelo tradicional de escola para implantar um modelo moderno,
transferindo o centro decisório para a liberdade de
alunos e professores, juntamente com os pais.
terça-feira, 4 de junho de 2019
XIII COLÓQUIO BRASIL-PORTUGAL. JUIZ DE FORA
Todos os colóquios no Brasil e em Portugal são dedicados a um autor importante para a filosofia e a cultura de um dos países ou um tema. O objetivo desse colóquio é estudar a filosofia da educação presente na cultura lusobrasileira como parte do exame dos temas e autores importantes no Brasil e em Portugal. Nesse sentido, tomar-se-á como referência autores e temas fundamentais na construção da historiografia filosófica luso-brasileira com o propósito de orientar os trabalhos de pesquisa voltados para a filosofia da educação. Abrir-se-á espaço para as pesquisas sobre a filosofia da educação praticada no Brasil colônia como sessão especial. Como nos eventos anteriores haverá também uma sessão em homenagem a um estudioso da filosofia lusobrasileiro. Nesse evento o homenageado é o Dr. Ricardo Vélez Rodríguez, conhecido estudioso do patrimonialismo e pesquisador da filosofia luso-brasileira a mais de quatro décadas. Nesse sentido, o XIII colóquio complementa o estudo sobre a cultura luso-brasileira efetivados nos colóquios anteriores.
Assinar:
Postagens (Atom)
Postagens mais vistas
-
Com certeza todos se lembram do belíssimo filme “O Nome da Rosa“ baseado no romance de Humberto Eco, filósofo e literato italiano. Nesse fil...
-
Por ocasião das cerimônias fúnebres do ex-presidente Itamar Franco, (falecido em 2 e cremado em 4 de julho deste) a cujos atos fúnebres c...
-
Resumo: Paolo Rossi foi um pensador sui generis. Ao mesmo tempo em que se preocupava com a questão da ciência procurava extrair desta...