sexta-feira, 21 de junho de 2024

RESULTADO DAS ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU. Selvino Antonio Malfatti

 


No mundo atual podemos identificar agremiações políticas como grandes blocos: Oriente e Ocidente. Neste último os mais importantes são a União Europeia, Mercosul, OTAN entre outros. O Brasil fica no Ocidente, pertence ao Mercosul e a OTAN.  Com a União Europeia possuímos vários tratados e herdamos sua cultura. Por isso interessa sobremaneira o resultado das eleições para seu Parlamento cujas decisões irão repercutir no nosso país. 

ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU

Nas eleições europeias para o Parlamento não há partidos políticos, mas grupos políticos. Os eleitores votam nos partidos de seus países que apoiam os grupos políticos europeus. Exemplo: se no seu país há o partido popular e o eleitor vota nele está votando no grupo político do Partido Popular Europeu. O eleitor vota num partido nacional que apoia o grupo transnacional. Aqui no Brasil denominamos de alianças de partidos, mas na Europa são grupos políticos.

1.   SITUAÇÃO DOS GRUPOS POLÍTICOS NO PARLAMENTO EUROPEU

 

PPE -186 cadeiras

S&D- 135 cadeiras

RE-79 cadeiras

ECR-73

ID-58 cadeiras

Verdes/ALE-53 cadeiras

NA-45 cadeiras

The Left-36 cadeiras

Outros

2.   RESULTADO DAS ELEIÇÕES

PPE - Ganhou 10 cadeiras

S&D- Perdeu 4 cadeiras

RE- Perdeu 23 cadeiras

ECR- Ganhou 4 cadeiras

ID-Ganhou 9 cadeiras

Verdes/ALE - Perdeu 18 cadeiras

NA- Perdeu 17 cadeiras

The Left - Perdeu 1 cadeira

Outros

1.   PROGAMAS DOS GRUPOS POLÍTICOS

Abaixo apresentamos os programas dos grupos políticos. Muitas vezes o grupo tem programas iguais ao do Brasil, mas o sentido não é o mesmo. Para nós a segurança é interna, para eles é externa, ameaças à paz. Para nós as prioridades são: saúde, educação e segurança. Na Europa é segurança, paz e clima.

As eleições não foram unanimemente em todos os países no mesmo dia. Ocorreram de 6 a 9 de junho, no horário estabelecido por cada país. A maioria foi o dia 9 de junho.

O total de deputados é de 751. A distribuição é feita pelo critério da população. A Alemanha mais populosa tem 96 cadeiras. Os grupos políticos variam em número de eleição para eleição. Nesta foram oito, como a cima citados.

2.   RESUMO DOS PROGRAMAS DOS GRUPOS POLÍTICOS EUROPEUS.

1.   Partido Popular Europeu

O Partido Popular Europeu (PPE) é o maior e o mais antigo grupo político no Parlamento Europeu. Fundamentalmente é originário do Partido da Democracia cristã, presente na maioria dos países europeus, da democratização do após Guerra.

PPE – que agrupa os partidos democrata-cristãos, liberais e conservadores em países europeus – tem 176 eurodeputados e o alemão Manfred Weber como presidente.

No centro do programa eleitoral do grupo estão três eixos fundamentais: migração, clima e defesa.

2. S&D - Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas, presidido por Iratxe García Pérez, é o segundo maior grupo do Parlamento. Ocupa 139 lugares

- O programa do S&D centra-se na igualdade social e ambiental, focando-se em temas como o fornecimento de energia renovável e acessível, o combate à fraude fiscal, fornecimento de habitação a preços acessíveis e eliminação das disparidades salariais entre homens e mulheres.

3. RENOVAR EUROPA - Valérie Hayer, deputada francesa do partido de Macron, como presidente. composto pelo Partido da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa e pelo Partido Democrata Europeu. O partido Renascimento, de Emmanuel Macron. Possui 102 deputados

- A segurança e a defesa estão entre as prioridades do partido

- tornar a UE mais eficiente e financeiramente sólida.

3. VERDES/ALIANÇA LIVRE EUROPEIA

- Os Verdes/Aliança Livre Europeia é uma coligação de quatro partidos liderada por Philippe Lamberts e Terry Reintke. Atualmente estão representados no Parlamento Europeu por 72 deputados de toda a Europa.

- justiça climática e ambiental, o partido tem um Acordo Verde e Social para a Europa e aponta à neutralidade carbónica até 2040.

4. CONSERVADORES E REFORMISTAS EUROPEUS

- Fazem parte do ECR forças políticas como os Irmãos de Itália, o espanhol Vox, o Partido Lei e Justiça, da Polónia, entre outros partidos associados a movimentos conservadores e nacionalistas.

- O grupo dos Conservadores e Reformistas Europeus (ECR) tem 68 deputados de 17 países da UE, sendo o quinto maior grupo no Parlamento. Ryszard Legutko copreside ao grupo com Nicola Procaccini.

- O ECR defende a soberania nacional, descentralização do poder - considera que os Estados-membros devem ter autonomia na tomada de decisões.

5. ID-IDENTIDADE E DEMOCRACIA

- partido conta com 59 deputados. O seu presidente é o italiano Marco Zanni.

- conta com eurodeputados de oito Estados-membros, sendo a maioria proveniente do partido de extrema-direita italiano Liga Norte e do francês Rassemblement National.

6. O CHEGA, caso eleja eurodeputados,

- redução da imigração,

7. ID

- reforço dos controlos fronteiriços.

- cooperação europeia se baseie em “nações livres e soberanas”. O grupo não adotou nenhum manifesto e é omisso relativamente a propostas climáticas e ambientais.

8. GUE/NGL- ESQUERDA UNITÁRIA EUROPEIA/ESQUERDA NÓRDICA VERDE

-reúne 37 deputados

- Martin Schirdewan e Manon Aubry copresidem

- políticas dos trabalhadores, o ambiente, o feminismo, a paz e os Direitos Humanos.

4. QUEM GANHOU EM QUEM PERDEU.

O grupo político de centro-direita é o grande vencedor. Os dois grandes perdedores são extrema esquerda e estrema direita. Individualmente perdedor foi Macron da França e o vencedor foi Meloni da Itália. Macron ficou tão furioso com a derrota contra sua rival Marine Le Pen que dissolveu o parlamento francês e convoca novas eleições para julho. Mas as projeções do resultado não são nada boas, pois seu partido rival Rassemblement National prevê 32% dos votos enquanto seu partido Renascimento não chegará a metade. Isto tudo às vésperas das Olimpíadas. Dará o filme Tubarão?

Ao contrário da França a presidente do Conselho de Ministros da Itália, Giorgia Meloni, é só sorrisos. Venceu com seu partido conservador Irmãos da Itália, subindo como líder europeia.

Da mesma forma que em outros países, na Alemanha venceu a direita com ampla margem. O Partido Popular Europeu obteve 30 cadeiras, Renovação 8 e os Verdes 16.

Na nossa pátria-mãe, Portugal, o Partido Socialista foi o mais votado com 32% elegendo oito eurodeputados e Aliança Democrática obteve 31%, com 7 deputados.

CONCLUSÃO

Em quase toda a Europa os resultados privilegiaram o centro-direita.

 

 

Postagens mais vistas