sexta-feira, 26 de abril de 2024

VIOLAÇÕES DA DIGNIDADE HUMANA- DIGNITAS INFINITA. Selvino Antonio Malfatti.

 

                                                 Papa Francisco I



Temas analisados pelo Papa Francisco I.

1.    Pobreza

2.    Guerra

3.    Imigrantes

4.    Tráfico de pessoas

5.    Abusos sexuais

6.    Violência contra as mulheres

7.    Aborto

8.    Maternidade sub-rogada

9.    Eutanásia e suicídio

10.  Descarte com pessoas com deficiência

11.  Teoria do gênero (gender)

12.  Mudança de sexo

13.  Violência digital

14.  Violência contra as mulheres

15.  Aborto

16.  Maternidade sub-rogada

17.  Eutanásia e suicídio

18.  I descarte das pessoas com deficiência

19.  Violência digital

Conclusão

Introdução

O pano de fundo da Encíclica são os princípios que regem a dignidade humana. Primeiramente a Encíclica cita a Revelação. Diante dela revela-se a dignidade ontológica, isto é, nata, por ser criatura humana e ter sido redimido pelo Salvador Jesus Cristo. Os seres humanos, todos eles são igualmente dignos independentes de suas condições, desde uma criança ainda não nascida até um ancião em agonia. Para tanto invoca o Antigo Testamento, os evangelhos, os pensadores cristãos, os ensinamentos dos predecessores e a visão dos filósofos Kant e Descartes. Por ser humano sempre é um fim e nunca um meio. Estabelece conclusivamente a dignidade humana, independente dos estatutos dos civis.

Podemos destacar alguns aspectos da Encíclica Dignitas Infinita. Em relação ao conteúdo dogmático em nada mudou: o sacerdócio continua masculino, o divórcio é condenado, o homossexualismo é visto como uma anomalia da natureza que a medicina pode corrigi-los.  O suicídio e eutanásia – mesmo os assistidos – ambos são condenados. Inova na análise da violência digital e no gender. A dignidade ontológica  desde Santo Tomás é reconhecida pela Igreja. O que o papa Francisco faz é aplicar o princípio à realidade social atual. Em alguns aspectos inova, pois nenhum papa até agora tinha enfrentado tais problemas. Voltaram ao debate eclesiástico temas sociais como a pobreza, desníveis remuneratórios, guerras, tráfico e outros

1.   A pobreza, Guerra, Imigrantes Tráfico e abusos.

A pobreza é um fenômeno contraditório, pois poucos têm muito, e muitos têm pouco. De um lado há países ricos nos quais internamente cresce a pobreza pelo fenômeno do surgimento de novas categorias pobres. Por sua vez nos países pobres umas poucas camadas vivem na opulência enquanto o restante da população amarga a miséria.

Outra praga que afeta os povos é a guerra. Junto com ela convivem os atentados, perseguições políticas e religiosas, causando ataques dolorosos à dignidade humana. Parece que estamos no alvorecer da Terceira Guerra mundial. Nada justifica as lágrimas da mãe vendo seu filho morto ou mutilado. Nada justifica um campo de batalha que matam dentro e fora. As guerras devem ser condenadas e banidas de todas as formas. Não existe guerra justa!

Os imigrantes são as primeiras vítimas da pobreza. Para eles não há mais lugar nem nos seus países, nem no estrangeiro. São párias dentro da sociedade. Contra isso todos se devem unir e salvar neles a dignidade de pessoas.

O tráfico de pessoas é uma vergonha para as nossas sociedades que se dizem civilizadas. Num mundo cheio de direitos parece que os únicos que os têm é o dinheiro.

Diante disso a Igreja denuncia e se insurge com o: “comércio de órgãos e tecidos humanos, exploração sexual de crianças, trabalho escravizado, incluída a prostituição, tráfico de drogas e de armas, terrorismo e crime internacional organizado”. Tudo isso viola a pessoa humana na sua dignidade.

Nada mais ataca a dignidade da pessoa do que o abuso sexual. A própria Igreja se vê diminuída na sua missão de salvar as pessoas pelo rastro de violações internas. Nenhum arrependimento pode sanar a ferida causada por este abuso.

A violência contra as mulheres é patente no mundo todo. Nas profissões, na economia, na política, no direito e até mesmo na religião. Continuando o papa, as mulheres pobres sofrem duplamente a discriminação, através da exclusão, maus tratos, violência, em que pese se encontrarem indefesas para fazerem valer seus direitos.

Destaca-se a violência do feminicídio dentre os mais difundidos no tempo atual.  O papa faz um apelo para que os países protejam as mulheres contra estes crimes horrorosos que grassam nas sociedades quer desenvolvida ou não.

Novamente o aborto é condenado in limine, pois se há ser humano desde sua concepção, tirar-lhe a vida não somente é crime civil, mas moral, atentando contra o marco inicial da dignidade.

Outro atentado contra a dignidade humana é a maternidade-sub-rogada. Isto porque tal prática na maioria das vezes não passa de um comércio, pois a c4riança torna-se objeto de compra. Uma criança é um dom divino e não um valor a ser comercializado.

Nos tempos atuais outro tipo de violação apresenta-se com vestes de dignidade (death with dignity acts). É o ato de eutanásia ou mesmo do suicídio assistido. Uma pobre criatura doente terminal sem consciência, abúlico é condenado à morte por pessoas conscientes e com livre arbítrio. Nosso dever é acompanhar até a morte, mas nunca matar, pois ainda nestas situações temos uma criatura humana digna.

O mérito da Encíclica é estabelecer um princípio norteador na análise e interpretação dos temas de maior relevância da atualidade. Aqui e lá estes temas mereceram interpretação. Mas até agora nunca tinha sido colocado um princípio que focasse a realidade vista pela Igreja.

O texto completo:

"1. (Dignitas infinita) Uma dignidade infinita, inalienavelmente fundada no seu próprio ser, é inerente a cada pessoa humana, para além de toda circunstância e em qualquer estado ou situação se encontre. Este princípio, que é plenamente reconhecível também pela pura razão, coloca-se como fundamento do primado da pessoa humana e da tutela de seus direitos. A Igreja, à luz da Revelação, reafirma de modo absoluto esta dignidade ontológica da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus e redimida em Cristo Jesus. Desta verdade extrai as razões do seu empenho em favor daqueles que são mais fracos e menos dotados de poder, insistindo sempre «sobre o primado da pessoa humana e sobre a defesa da sua dignidade para além de toda circunstância».[1].........ler mais

(www.acidigital.com/noticia/57795/texto-completo-da-declaracao-dignitas-infinita-do-dicasterio-para-a-doutrina-da-fe)




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