Maria Montessori, uma das primeiras mulheres formada em medicina na Itália. Cecília Meireles pioneira na literatura, Brasil.
Pelos fortes traços de aproximação pode-se estabelecer um paralelo entre as duas educadoras: Maria Montessori e Cecília Meireles, uma brasileira, Cecília Meireles e outra italiana, Maria Montessori marcaram presença na educação na Década de Trinta, cada uma a seu modo.
Maria Montessori por ocasião dos setenta anos de sua morte 6 de maio, os educadores do mundo todo se voltam para o método educacional desenvolvido por ela.
Formada em medicina pela universidade de Roma foi uma mulher pioneira como médica na Itália. Consagrou-se como pedagoga científica pelo seu método o qual consiste relacionar o desenvolvimento biológico e mental através do treinamento dos movimentos musculares que são exigidos no cumprimento das tarefas. Isto ela chamou de desenvolvimento integral da criança.
Começou então sua projeção mundial como educadora. Ela Ministrou cursos em diversos estados norte-americanos, Espanha, Índia, Holanda entre outros.
Montessori faleceu na Holanda em 6 de maio de 1952.
Cecília Meireles, por sua vez, (1901-1964) é uma educadora brasileira. Nasceu no estado do Rio de Janeiro. Em vida o torvelinho político envolveu Cecília. Em 1930, estoura a Revolução da Aliança Liberal cujo comando estava a cargo de Getúlio Vargas. Em 1932, deflagra a Revolução Paulista contra Vargas e o constitucionalismo. Nova Constituição de 1934 e o Golpe de Estado de 1937. No período ocorre o tenentismo, a intentona comunista, Ação Integralista e outros.
Cecília faleceu no Rio de Janeiro, em nove de novembro de 1964.
Ambas:
1. Viveram em regimes ditatoriais: Cecília com Getúlio e Montessori com Mussolini
2. Tiveram grande presença educativa na década de Trinta.
3. Ambas tiveram relação inicial amigável com os ditadores e depois romperam.
4. Propuseram uma nova concepção na educação. Cecília uma escola nova e leiga e Montessori uma educação livre e novo método.
5. Dedicaram-se de modo especial às crianças.
6. Foram liberais.
MARIA MONTESSORI - educação
das crianças:
Na essência a proposta de
Montessori é de Rousseau. “...o filho ensina a mãe”. Para ela, diferente da orientação
tradicional, a criança deve ter uma orientação para se tornar autônoma e não
submissa. Diferente de obediência irrestrita que acata ordens, a autonomia sabe
acatar as ordens, mas sabe também ser autônomo. Por isso que a autora propõe
que nunca se deve impedir uma criança de fazer o que quer só por ser pequena.
Por ser pequena não deve impedi-la de tentar fazer o que tem em mente. No mundo
as crianças estão viajando num meio de transporte e os adultos são seus guias.
CECÍLIA MEIRELES e a educação Infantil:
O que os livros de literatura infantil deveriam abrigar em seu bojo? Primeiramente deveriam ser livros agradáveis às crianças, o que elas demonstrassem prazer em ler. Por isso, não se deveria estabelecer a divisão de “literatura infantil”, para crianças, mas literatura das crianças, isto é, o que elas optaram para si. Desse modo, não seria uma literatura “a priori” feita por adultos, mas literatura infantil “a posteriori”, feita pelas crianças.
Outro aspecto a respeito do conteúdo da literatura infantil refere-se ao conteúdo espiritual dos livros. Para Cecília o ponto de partida sempre deve ser a criança para a criança e não o adulto para a criança. Os conteúdos científicos, literários e morais devem merecer o atrativo das crianças, antes dos educadores. Evidentemente o adulto colocaria ao alcance das crianças um universo de obras-primas e as crianças escolheriam o que lhes agradasse. Certamente não se deveria deixar totalmente ao critério das crianças, isto é, leva-las a uma biblioteca e escolhessem o que bem quisessem. O educador escolheria as melhores obras e destas a criança escolheria.
Grande homenagem a duas grandes personagens, fizeram história, por serem competentes e dedicadas.
ResponderExcluirA criança é livre na comunicação com outra criança.
ResponderExcluirInesquecível Cecília Meireles.
ResponderExcluirA mais linda homenagem.
Muito importante a criança que tem autonomia, apreende responsabilidade.
ResponderExcluirAmbas tinham espírito educador, formas diferentes, mas sempre valorizando a criança.
ResponderExcluirNunca soube a história destas mulheres tão dedicadas, como professora, me senti, roubada na apreedizagem.
ResponderExcluirForam flores, mesmo na ditadura, floresceram, tinham uma boa causa.
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