sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

LIVROS SÃO MELHORES QUE TELAS. Selvino Antonio malfatti.

 



Uma pesquisa realizada pela Epson em 20 países da união europeia sobre a volta de livros escolares e materiais didáticos impressos nas salas conclui que da parte de professores e pais isto deveria acontecer para maior aproveitamento dos alunos.

O resultado da pesquisa apontou que em média europeia 63% e de professores 71% preferem que os livros e o papel fossem material didático preferencial em sala de aula. Não é uma questão de preferência pessoal ou opinião, mas um constatação empírica de que se aprende melhor no papel do que na tela.

Diante de uma página escrita, impressa, estamos mais concentrados do que diante de uma tela, de um monitor, onde é mais fácil se distrair, divagar, estar menos presente. Estudos tendem a mostrar que a compreensão da leitura é melhor em papel impresso do que em texto digital: um comportamento conhecido como vantagem do papel ou efeito de inferioridade da tela. O resultado estende-se ao material de apoio como fichas, projeções, fotocópias, gráficos. A pesquisa levou às seguintes conclusões:

Os livros em relação à tela não proporcionam cansaço visual. As telas podem irritar os olhos. Os livros proporcionam retenção de informações. As pesquisas demonstraram melhor compreensão e  retenção na memória dos conteúdos expostos pelos professores.

O grau de atenção sobre um determinado conteúdo não é prolongado. Estima-se que a atenção não passa de de 2 a 5 minutos na idade de 2 anos e 9 anos de 20 a 40 minutos. Por sua vez os livros não possuem atrativos correlatos, como links que desviam a atenção.

No papel a leitura fica mais marcante e na tela mais superficial. A pagina escrita atrai mais atenção, enquanto diante de uma tela somos levados por inúmeras  a distrações.

Os livros, em relação à tela, mantém os alunos no foco. Os livros proporcionam um ambiente mais calmo, livre de outras distrações e e leva naturalmente à concentração.

Os livros proporcionam outros efeitos colaterais como fixar o conteúdo e desenvolver atividades motoras, através da escrita e anotações.

Livros estão isentos de influências externas como apagões sendo acessíveis em qualquer momento e lugar, o que não acontece com a multimídia que depende de inúmeros acessórios como computadores, telas, eletricidade. Os livros são de fáceis “navegação”, pois só dependem do sujeito e do livro.

Em suma a pesquisa evidenciou o que empiricamente se sabia: que os livros em relação à tela possuem várias vantagens como despertar a criatividade pessoal, a autonomia individual, submeter a tecnologia como auxiliar na aprendizagem. O livro faz do aluno o sujeito do processo educativo, enquanto as telas o tornam objeto.


10 comentários:

  1. Um artigo maravilhoso, livros sempre serão o melhor, nada os substituirá.

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  2. A vantagem do papel, o bom livro.
    Não tem comparação.

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    1. Precisamos resgatar a importância e o valor de um bom livro.

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  4. Sempre considerei os livros melhores amigos, sou da geração livro é companheiro.
    Um bom livro é o melhor presente.

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  5. Um momento para lembrar e resgatar o valor de um bom livro, a importância que teve e sempre terá em nossas vidas, , livros são os companheiros de todas as horas.

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  6. Livro não dá cansaço visual, está sempre pertinho, não depende de internet, manuseio, risco, leio e volto a ler.
    AMOO

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  7. As telas tem seu valor, mas um bom livro não tem comparação.
    Vamos dar as crianças está oportunidade de folhear um livro.

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    1. Precisamos resgatar o que sempre foi bom, presentear livros as crianças, ajuda-las a gostar de ler e contar histórias .

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