terça-feira, 24 de dezembro de 2024

O NASCIMENTO DE JESUS. Selvino Antonio Malfatti.

 



Estamos em tempos natalinos: festas, presentes, decorações, promessas, augúrios. Comemora-se o quê? A festa natalina da pessoa mais importante da História universal: Jesus. Quem nos noticia o Nascimento de Jesus são dois evangelistas, Lucas e Mateus. Os dois evangelhos são considerados Certidões de Nascimento de Jesus.

Cada um dos historiadores narra de forma diferente, mas sem contradições essenciais entre eles. Os dois focos principais são os históricos e os teológicos. Embora a preocupação dos evangelistas não era escrever fatos históricos, mas subsídios para serem lidos nas reuniões das comunidades cristãs. Por isso, há algumas discrepâncias entre eles. Os evangelhos eram, por assim dizer, cartas e mais tarde foram compiladas para formarem uma unidade e se tornarem evangelhos.

Evangelho de Mateus

Escreveu o Evangelho entre 60 a 100 d.C. na Galineia.[i]

É considerado fonte para os demais evangelistas. Mateus define claramente o local do nascimento de Jesus, Belém, dizendo ainda que foi em cumprimento das escrituras na profecia de Miquéias (Mq 5:2). Acrescenta outros elementos complementares noticiando que Magos vindos do Oriente seguiram uma estrela para encontrar Jesus. Fala da matança dos inocentes por Herodes querendo atingir o recém-nascido. Em consequência a família de Jesus foge para o Egito.

A preocupação de Mateus é demonstrar que Jesus é o Messias prometido pelas escrituras, por isso cita os escritos da Escritura relacionando-os à vida de Jesus.

A crítica diz que não existem fontes externas que comprovem a estrela. Quanto à matança dos inocentes não aparece em outros registros fora da Bíblia. Com relação à fuga para o Egito pode ter acontecido por que eram comuns as migrações para esta região.

Evangelho de Lucas

Escreveu entre 60 a 105 numa cidade da Gécia.[ii]

Lucas é médico e historiador. Caracteriza-se por acrescentar detalhes aos acontecimentos narrados.

O local de nascimento de Jesus é Belém que coincide com Mateus.

Os detalhes que não constam em Mateus: foi em Belém devido a um decreto de Cesar Augusto que obrigou José a ir para esta cidade.  Outros descritos foram a manjedoura, por que não havia lugar na hospedaria, anjos anunciam o nascimento a pastores.

Lucas quer inserir o nascimento de Jesus no cenário do Império romano. O censo mencionado tem questionamentos, embora os censos fossem comuns, no entanto para este não foram encontradas provas da obrigatoriedade da cidade de origem. O contexto dos pastores e manjedoura quer contrastar com a pompa do império romano e mesmo da corte de Herodes.

Diante das narrativas de Mateus e Lucas podemos concluir que, em que pese Lucas contextualizar o nascimento ao ambiente político-social romano-judaico, não consegue encontrar provas externas às suas afirmativas e Mateus ao associar Jesus às tradições judaicas, em vez de esclarecer, dificulta a sua compreensão. Por isso, somente pela fé cristã os Evangelhos são documentos basilares e complementares entre si.

 

 (15) Noite Feliz (com letra) - Música de Natal - YouTube



[i] Mateus nasceu em Cafarnaum na Galileia. Era cobrador de impostos do governo romano. Conheceu Jesus e pregou na Judeia, Etiópia e Pércia. Foi martirizado na Etiópia e seus restos mortais estão na cidade italiana de Salerno.

[ii] Lucas nasceu na Antioquia, Síria. Profissão médico. Não conheceu Jesus pessoalmente, mas através dos apóstolos. Além do Evangelho escreveu os Atos dos Apóstolos, um relato das atividades dos apóstolos nos primeiros tempos da Igreja. Foi martirizado, mas não se sabe bem qual o local: Roma, Pátara ou Tebas. Seus restos mortais se encontram na Basílica de Santa Giustina, em Pádua, Itália.

8 comentários:

  1. É linda a história de Nosso Salvador.
    As bençãos de Jesus.
    Feliz Natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão lindo o evangelho segundo São Lucas.

      Excluir
    2. Sempre a história é contada, mas você trás mais conhecimento.
      FELIZ NATAL.

      Excluir
  2. Que Jesus, o Salvador, continue acreditando que podemos realmente sermos irmãos.

    ResponderExcluir
  3. Natal é vida que chega, é tempo de reflexão.
    Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  4. Uma linda reflexão, sempre às lembranças do nascimento de Jesus, a transformação do mundo, Jesus tão generoso nos trouxe a esperança da salvação.
    Que seu Natal seja de alegrias e família reunida.

    ResponderExcluir
  5. Feliz Natal.
    Jesus é a presença em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  6. Feliz Natal.
    Um ano novo de realizações.

    ResponderExcluir

Postagens mais vistas