sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

PE. HAROLDO E O PROGRAMA DO AMOR EXIGENTE. Selvino Antonio Malfatti -Voluntário do Amor Exigente.







                            
     Neste fim de novembro de 2019 faleceu, em São Paulo, Harold Joseph Rahm, com idade de cem anos. Era norte-americano naturalizado brasileiro. Sacerdote jesuíta ordenado em 1950, dedicou toda sua vida a obras sociais. Fundou a instituição Pe. Haroldo e Amor Exigente, este com maior impacto social. O Amor Exigente iniciou com grupos de apoio a usuários de drogas e familiares, um programa próprio, conseguindo expressivos resultados. Atualmente Brasil, Argentina, Uruguai, Itália e Israel adotam o método e programa do Amor Exigente, tratando milhares de jovens dependentes, principalmente químicos. O tratamento abrange crianças (preventivo), jovens e adultos (terapêutico) familiares (orientação) Avós (sempre é tempo).
Apresentamos sinteticamente o programa DO Amor Exigente com seu método:
A proposta do Amor-Exigente tem como pilares 12 Princípios Básicos, 12 Princípios Éticos, a Espiritualidade Pluralista e Responsabilidade Social, com crianças, adolescentes e familiares em situação ou não de vulnerabilidade social.
O Amor-Exigente entende prevenção como um trabalho conjunto de todas as forças vivas da sociedade, desenvolve ações que promovam a vivência da ética, da solidariedade, do respeito às diferenças, numa perspectiva de despertar na criança e no adolescente a prática de valores como o respeito à hierarquia, responsabilidade, regras, limites e organização, capacitando-os a saberem lidar com suas dificuldades e eventuais problemas e a fazerem escolhas saudáveis. A dinâmica do Programa Amor Exigente consiste na realização de encontros semanais de duas horas, inicialmente acontece a acolhida, segue o momento da espiritualidade, que no Amor-Exigente é pluralista.  Os participantes são convidados a um relaxamento, a um momento de meditação, com reflexão e interiorização de valores que lhes proporcionem paz, serenidade, concentração e bem estar.
A seguir é abordado o Princípio Básico do mês, através de um expositor:
     O primeiro princípio básico trabalha as nossas raízes culturais, é identificador.
  Os problemas da família têm raízes na estruturação da sociedade.  Procura valorizar as raízes culturais da família, onde  se resgatam os seus valores morais e éticos.
O Segundo Principio Básico "Pais também são gente”, caracteriza-se por ser HUMANIZADOR, pois traz a reflexão o ser humano, com falhas, imperfeições, muitas vezes despreparados, são humanos.
O terceiro princípio "Os recursos são limitados". Este princípio caracteriza-se por ser PROTETOR. A reflexão foca que os recursos familiares e sociais são finitos e que, portanto, se deve organizar a utilização.
O Quarto Princípio é o princípio Valorizador “Os pais e filhos não são iguais” nos conduz a reconhecer a autoridade dos pais e que papéis de pais e filhos são diferentes, cada um com suas funções e responsabilidades.
O quinto Princípio é libertador "A culpa torna as pessoas indefesas e sem ação", nos impulsiona a despertar a importância de reconhecer nossos erros, livre de qualquer tipo de emoção negativa, assumindo sempre a atitude do perdão. Neste Principio trabalhar RESPONSABILIDADE.
O Sexto Principio Básico é Influenciador. "O comportamento influencia mutuamente os envolvidos: filhos afeta os pais e o comportamento dos pais afeta os filhos
O Sétimo Princípio, que tem o foco na TOMADA DE ATITUDE. É saber dizer não quando necessário. Uma tomada de atitude para promover o bem estar pessoal e do outro. Dizer NÃO a uma situação que não nos traz qualidade de vida.
Oitavo princípio “CRISE, na crise bem administrada, surge a possibilidade de mudança positiva". Este princípio caracteriza-se por ser “Esperançador”, pois nos remete a um FUTURO, a um tempo em que existe uma situação melhor, com a crise ultrapassada.
O Nono Princípio Básico é grupo de Apoio, nele aprendemos que o grupo de apoio é essencial para suportarmos uma CRISE, ele nos acolhe e nos faz unidos e humildes nas ações solidárias de entreajuda. "Na comunidade, as famílias precisam dar e receber apoio"
O Décimo Princípio é Cooperador. "A essência da família repousa na cooperação, não só na coexistência". Na cooperação estreitarão os vínculos pessoais que são reforçados pela união de forças, igualdade de propósitos e sentimento de solidariedade.
O Décimo Primeiro Princípio Básico é Exigência na disciplina, um Princípio Organizador. Neste Principio são desenvolvidas atividades que incentivam a se organizar para a vida em família e sociedade, com consciência de seus direitos e deveres.
O Décimo Segundo Princípio é Amor, compensador “O amor, com respeito, sem egoísmo, sem comodismo deve ser também um AMOR QUE ORIENTA, EDUCA E EXIGE”. É recompensador: solidariedade, perdão, compromisso, respeito pelas diferenças, compreensão, generosidade, caridade, gratidão, paciência, honestidade.
Este programa, implantado por Pe. Haroldo, salvou e está salvando milhares de dependentes –crianças, jovens e adultos- em vários países do mundo.

12 comentários:

  1. Homenagem merecida.
    PARABÉNS, uma grandeza de pessoa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma linda e merecida homenagem.
      Valeu, professor.

      Excluir
  2. Nos ensinou muito, foi humilde, só AMOR.

    ResponderExcluir
  3. Um homem que fez história, cuidou de todos, dependentes, mendigos, os perdidos foram resgatados.

    ResponderExcluir
  4. Verdade, o Amor Exigente salva vidas.
    O remédio é escutar.
    Pôr em pratica.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito, um belo presente.
    A base para uma familia saudável.

    ResponderExcluir
  6. Padre Haroldo merece todo este AMOR, deu ESPERANÇA aos estropiados da vida.

    ResponderExcluir
  7. Este padre trouxe vida para a família dos dependentes.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante a proposta, organização da familia, bom mesmo.

    ResponderExcluir
  9. A paz dos céus ao padre Haroldo.

    ResponderExcluir

Postagens mais vistas