Em todo mundo está-se
relembrando os cem anos do desaparecimento do maior sociólogo do século XX: Max
Weber, falecido em 14 de junho de 1920, em Munique. Sua obra é imensa, desde A ética Protestante e o Espírito do Capitalismo até Economia e Sociedade.
Destacamos alguns conteúdos
estudados por Max Weber:
1.
Burocracia. O seu estudo sobre a burocracia,
conteúdo chave para entender os tipos de organizações, mormente as estatais. As
organizações começam geralmente de modo espontâneo, mas pouco a pouco se
burocratizam. E daí espontaneidade cede
lugar à impessoalidade, garantia de
previsão e dotação dos meios para a administração e um sistema de autoridade
praticamente indestrutível. Max Weber foi um crítico da burocracia,
consequentemente denunciou o poder do aparelho burocrático estatal. Para ele a
burocracia trabalha para manter a superioridade de sua posição. Para tanto
mantém segredo das informações e intenções. Como exemplo e modelo é o sistema
jurídico estatal. Nada penetra a justiça do Estado. A interpretação somente
cabe a um corpo de juristas que só a eles compete interpretar e julgar.
2.
A religião. Aborda as diversas teodiceias: a
dualista, a da predestinação e a da salvação universal. Analisa também
rapidamente as psicologias das religiões mundiais, Entre elas o confucionismo e
taoísmo, hinduísmo e budismo, islamismo, judaísmo e cristianismo. As religiões
percorrem etapas, dependendo de seu caráter. As ocidentais, baseadas
principalmente no ascetismo chegam à racionalização, enquanto que as orientais,
devido ao seu misticismo não conseguem evoluir para a intencionalidade e
racionalidade. Dentro de cada religião há três aspectos, entre outros que são
fundamentais: econômico, político e intelectual, causadores da estrutura social
de grupos, casses e status.
3.
O Tipo Ideal necessariamente não precisa se
adequar exatamente à realidade, já que o objetivo do tipo ideal é ressaltar
aspectos comparativos, a partir dos quais fazemos observações e criamos
hipóteses (ou teorias) sobre a realidade analisada. Importante ressaltar que os
tipos ideais são meros construtores e não tem nenhum objetivo normativo ou
teleológico. Sobre esta característica do tipo ideal.
4.
Sociologia Compreensiva. Compreender que a
Sociologia é uma ciência que se propõe a entender e interpretar para em seguida
explicar a ação social; Conhecer o procedimento interpretativo de Max Weber, a
construção do tipo ideal identificando os tipos ideais de ação social.
5.
Racionalização da ação social. A
racionalização é o fio condutor da macrossociologia weberiana no estudo das transformações
sofridas pelas sociedades ocidentais modernas. Nesse sentido, o longo processo
histórico de transição das sociedades de configuração
tradicional para os padrões de formatação específicos da modernidade tem como
principal característica, conforme constatou Weber, a crescente diferenciação e
especialização das diversas esferas culturais de valor, em oposição à conjunção
de instituições relativamente informes e indiferenciadas das sociedades
tradicionais.
Neste processo, os diferentes domínios da vida coletiva
passam a progressivamente desenvolver maior autonomia, arregimentando uma
estrutura interna lógica, coesa e crescentemente complexa, devidamente orientada
para a obtenção dos resultados aos quais se destina, conforme os respectivos
aspectos e finalidades inerentes a cada domínio, seja ele o jurídico, o
político, o
econômico ou o religioso. Por sua vez, este processo de
racionalização encontra-se imbricado ao processo paralelo de inteletualização
ou desencantamento religioso do mundo. Tal fenômeno consiste tendência ao predomínio
hegemônico nas sociedades ocidentais de uma visão de mundo segundo a qual a realidade
material passa a ser compreendida como um complexo de mecanismos causais,
passíveis
de serem apreendidos através da abstração e, portanto,
sujeitos ao controle humano por intermédio
do raciocínio lógico.
6.
O Sentido da Ação humana, conjugada com a
teoria das formas de dominação, pode lançar luz sobre a questão. Conforme
Weber, a ação humana pode ter quatro sentidos:
Ação racional, tendo presente uma verdade, avaliada sob a
luz da razão como um fim em si e escolhida sem qualquer tipo de coação. Neste
caso há uma perfeita sintonia entre o ser buscado e a razão. Ação racional,
tendo presente um valor, avaliado sob a luz da razão como um bem em si e
escolhido sem qualquer tipo de coação.
Ação sentimental, tendo presente uma emoção, avaliada
pelo sentimento como uma sacralidade e escolhida de conformidade com a
satisfação.
Ação tradicional, tendo presente um costume, avaliado
tradicionalmente como eficaz e escolhido sob a égide da repetição.
7.
Formas de dominação ou de legitimação do
domínio, Weber apresenta três formas puras:
A tradicional se refere aos costumes sagrados dos
ancestrais. É o “ontem eterno” sacralizado na tradição. Este, na forma mais
pura, o aparelho estatal, confunde-se com a vontade pessoal do governante. Não
se estabelece uma distinção entre o governante e a pessoa física de quem o
governa. É o patrimonialismo, pelo qual o bem público se confunde com o
privado.
A carismática, baseada no dom pessoal, na unção, no dom
da graça conferido a alguém.
A legal, baseada na força da lei. Há regras
preestabelecidas e universalmente válidas. É o domínio exercido em virtude da
lei.
8.
A Política e os partidos. O Estado moderno,
detentor da violência física legítima, depositou nas mãos dos dirigentes os
meios necessários para sua gestão. Os antigos funcionários do Estado foram
substituídos e, em seu lugar, apareceram outros, os políticos profissionais.
Esta é uma categoria nova a princípio a serviço do príncipe e de sua luta
política dos quais extraíam o pão cotidiano. O próprio poder do príncipe passou
a depender deles e, com isso, cresceram de importância.
Os políticos, inicialmente, apareceram como homens que
viviam para a política e, mais tarde, homens que viviam da política. Entre
outros.
Estes são alguns tópicos estudos por Weber.
Bem, em 1920, já denunciava o poder do estado, mudam as pessoas, no mais tudo igual, uma luta desigual.
ResponderExcluirGrande pensador, nos ensinou a ver que a realidade muda muito pouco, mesmo após um século de sociedades modernas.
ResponderExcluirMuito bom,
ResponderExcluirBem entendido, o problema foi encontrado, políticos profissionais.
ResponderExcluirMax weber um estudioso, teoria super atual.
ResponderExcluirA ética está presente em todo seu estudo, análise impecável, perfeita.
ResponderExcluirO espírito do capitalismo, uma obra valiosa e atual.
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